Análise – Megadimension Neptunia VII

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Depois de muitos spin-offs, variações, aventuras e desaventuras, Hyperdimension Neptunia sofre uma evolução ao estilo de Pokémon para o seu novo episódio.

Megadimension Neptunia VII não é exactamente do sétimo jogo da série, mas sim, o segundo da série V, que é também o primeiro na PS4. Isto promete muito, mas em certa forma, só cumpre para os fãs.

Megadimension Neptunia VII é uma evolução clara da série numa boa direcção, não só só a história tem ainda mais noção e certeza do caminho que quer percorrer, como sabe perfeitamente ao público que quer apelar.

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Assim sendo, temos 3 episódios distintos dentro do mesmo jogo, como se fossem na realidade 3 jogos diferentes, mas que estão ligados entre si. Zerodimension Neptunia Z: Twilight of the Desperate CPU é o primeiro, onde Neptune e Nepgear conhecem a representação da Dreamcast num mundo desolado e à beira do colapso. As duas acabam por ajudar esta personagem, de forma a não sofrer uma extinção eminente.

Hyperdimension Neptunia G: The Golden Leaders, Reconstructors of Gamindustri é o segundo, onde as restantes CPU ganham destaque e por fim, Heartdimension Neptunia H: Trilogy Finale: Into Legend, que serve de conclusão à trilogia. Consigo dizer que é uma história mais dinâmica, tal como o modo em que é apresentado, pois existem mais cinemáticas realizadas com o motor de jogo, assim como as imagens das próprias personagens.

É verdade que o jogo continua a ter muito humor e até fanservice, algo que não agrada a todos, mas forma como foi doseado, até fluí bastante bem. Claro que a história e personagens não devem ser sempre levadas a sério, pois algumas continuam a ser exageradas e/ou irritantes, mesmo assim, eu gosto.

A jogabilidade continua a ser um misto entre masmorras e combates por turnos com monstros no terreno. Tenho a dizer que fico imensamente feliz por ver desaparecer o lag que assolava alguns dos jogos anteriores, especialmente a percorrer os cenários e em situações de luta. Os combates parecem ainda mais rápidos e dinâmicos, mas admito que não fiquei grande fã de certos combates contra boss.

Outra adição que me criou desgosto, é a introdução de combates no mapa mundo. Eu sei que é uma forma de treinar, mas acabam por destruir o ritmo e no geral, obrigam a que tenham de carregar novamente no destino para voltar a andar. Não podia ficar registado?

O visual também sofreu uma melhoria bastante satisfatória. Os cenários e inimigos apresentam mais detalhe, mas o destaque vai para as personagens, que agora até passam a fazer parte das cinemáticas, em vez de ser tudo feito apenas com a utilização de paineís de fala com imagens fixas.

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A banda sonora é bastante alegre e divertida, encaixando bem no humor e estilo do jogo. As vozes por seu lado, continuam a ir entre o bom e o irritante. Ao menos, a Neptune está francamente melhor.

Mesmo que não seja uma evolução de grande dimensão, Megadimension Neptunia VII funciona muito bem para a sua audiência. Por momentos abre as portas a novos jogadores, mas é preciso que estes estejam dispostos a aceitar as suas extravagancias.

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Positivo:

  • Maior atenção ao visual
  • Bom esquema de história
  • Fluídez vastamente melhorada
  • Segurança no estilo e humor

Negativo:

  • Por vezes deixa-se arrastar em conversa
  • Algumas vozes irritantes
  • Mapa com encontros aleatórios

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Daniel Silvestre
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