Análise – LittleBigPlanet 3

littlebigplanet-3-analise-revirew-pn_00027

A série LittleBigPlanet é uma daquelas que já é sinônimo da marca Playstation. O primeiro jogo foi uma lufada de ar fresco e um dos grandes exclusivos da PS3, tendo enraizado o conceito Create, Share, Play.

Depois de outros jogos, LittleBigPlanet 3 chega à PS4 e PS3 pelas mãos da Sumo Digital que continuam assim a carregar a tocha da Media Molecule. Depois de ter inventado um género, será que o novo jogo consegue continuar a reinventar a fórmula?

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121000655

O grande trunfo de LittleBigPlanet 3 é claramente o de chegar pela primeira vez à PS4, o que melhora não só o visual, como possibilita aplicar ferramentas inéditas, onde o Dualshock 4 acaba por ser uma delas.

Neste episódio, podem contar com a mesma experiência que foi estreada no primeiro jogo. Existe uma campanha, um criador de cenários/níveis/histórias/tudo e mais alguma coisa, e o online, onde jogam com outras pessoas em cenários construídos por outros jogadores ou por vocês.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121010320

A história é bastante engraçada e está bem contada. Aqui acompanham a aventura do Sackboy num novo reino, onde acaba por soltar entidades malignas que corrompem Newton, um dos habitantes deste mundo, e o transformam num vilão. Cabe ao Sackboy reunir então os restantes heróis e prevenir que Newton sugue toda a imaginação do mundo.

De certa forma, a Sumo Digital tenta romper com a tradição, adicionando 3 novas personagens, Oddsock, Toggle e Swoop, todas elas diferentes do Sackboy e tão interessantes como a personagem principal foi na sua estreia. Sackboy surge com novos brinquedos que lhe permitem dar mais que um salto, ou teletransportar entre portais, mas são os novos heróis que ganham o destaque.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121014826

Toggle é um boneco grandalhão e lento que pode encolher para ser mais rápido, saltar mais alto e flutuar na água, Swoop é um pássaro, logo pode voar, carregar colegas, entre outras coisas. Mas para mim o melhor é mesmo Oddsock, esta meia viva que faz lembrar um cão,e altamente divertido de jogar, especialmente pela sua velocidade, capacidade de subir paredes e saltar entre elas.

Só é uma pena que a campanha limite a utilização das personagens em todos os cenários, impedindo que joguem com a maioria de forma livre, uma decisão na realidade algo preguiçosa, pois o design podia ter sido feito a pensar em todos em vez de limitar a uma certa personagem.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121013205

No que toca ao criador de cenários, LittleBigPlanet 3 é mais vasto e permite criar cenários maiores e mais complexos. Agora podem usar 16 camadas de profundidade, construir níveis com visão aérea, e caso tudo isto seja demasiado confuso para perceber ao início, existem vários tutoriais bem concebidos que exemplificam com jogabilidade.

Outra novidade na PS4 é a possibilidade de usar o touchpad do Dualshock 4 para aumentar, diminuir e colocar objectos no mapa, o que é mais prático e imediato que usar os botões. É verdade que não é tão eficaz como usar um ecrã táctil, mas confere um pouco mais de precisão.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121011804

O melhor de tudo é que podem juntar os novos níveis a níveis dos jogos anteriores no modo online. Esta opção está ainda mais simples de navegar e mais fácil de entender, e agora com a possibilidade de gravar pequenos trailers das criações, vai ser mais fácil separar as boas das más criações logo à partida.

No entanto, LittleBigPlanet 3 sofre de vários problemas que não deviam fazer parte de um jogo completo. Por mais que uma vez a informação de que tinha completado um nível não foi assumida e tive de o repetir, por vezes fiquei preso no vazio de certos cenários, ou morri por ter sido literalmente empurrado para uma camada de profundidade vazia, ou tive de reiniciar níveis porque o respawn deixou de funcionar após uma morte.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141120012922

A jogar online cooperativamente com o Ruben (Mr.Remedy), encontrámos dezenas de bugs, glitches nas movimentações das personagens e o código de net estava tão inconsistente que por vezes as personagens saiam disparadas ou paravam de se mexer para se teletransportar metros mais à frente, o que acabava muitas vezes na morte de um de nós. Foram sessões de jogo divertidíssimas, mas não nos estávamos a rir pelos melhores motivos. Além disso, os loadings são mais que muitos e extremamente longos.

Visualmente, LittleBigPlanet 3 continua a manter o mesmo aspecto artístico de sempre, com cenários surreais e construções mirabolantes. Quem não sabe, não vai sequer notar que já não é a Media Molecule que está a conduzir a franquia. O mesmo se nota com a banda sonora que engloba muita variedade musical e soa bastante bem. Além disso, podem contar com vozes para os NPC mais importantes, sendo até Hugh Laurie (House) quem dá a voz ao vilão Newton.

LittleBigPlanet™3 (EU)_20141121022032

As primeiras horas de jogo que passei com LittleBigPlanet 3 foram bastante boas, mas depois de três dias de jogo e ter jogado online em co-op, comecei a ver a nota final a descer constantemente. Com patches futuros e correcções, pode ser que muitos erros sejam corrigidos.

Se são fãs de LittleBigPlanet ou de plataformas no geral, vão gostar bastante deste novo jogo, mas vão ter de lidar com alguns momentos de frustração ao longo do caminho.

 

Positivo:

  • História engraçada
  • Novas personagens
  • Todos os níveis dos jogos anteriores são compatíveis
  • Hugh Laurie dá a voz ao vilão
  • Boas ferramentas para ensinar o jogador a construir
  • Está localizado com voz e texto para português

Negativo:

  • Não podem jogar com as novas personagens em todos os níveis
  • Inúmeros bugs e glitches graves
  • Problemas de latência online
  • Loadings longos

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram