Análise – LittleBigPlanet 3

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A série LittleBigPlanet é uma daquelas que já é sinônimo da marca Playstation. O primeiro jogo foi uma lufada de ar fresco e um dos grandes exclusivos da PS3, tendo enraizado o conceito Create, Share, Play.

Depois de outros jogos, LittleBigPlanet 3 chega à PS4 e PS3 pelas mãos da Sumo Digital que continuam assim a carregar a tocha da Media Molecule. Depois de ter inventado um género, será que o novo jogo consegue continuar a reinventar a fórmula?

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O grande trunfo de LittleBigPlanet 3 é claramente o de chegar pela primeira vez à PS4, o que melhora não só o visual, como possibilita aplicar ferramentas inéditas, onde o Dualshock 4 acaba por ser uma delas.

Neste episódio, podem contar com a mesma experiência que foi estreada no primeiro jogo. Existe uma campanha, um criador de cenários/níveis/histórias/tudo e mais alguma coisa, e o online, onde jogam com outras pessoas em cenários construídos por outros jogadores ou por vocês.

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A história é bastante engraçada e está bem contada. Aqui acompanham a aventura do Sackboy num novo reino, onde acaba por soltar entidades malignas que corrompem Newton, um dos habitantes deste mundo, e o transformam num vilão. Cabe ao Sackboy reunir então os restantes heróis e prevenir que Newton sugue toda a imaginação do mundo.

De certa forma, a Sumo Digital tenta romper com a tradição, adicionando 3 novas personagens, Oddsock, Toggle e Swoop, todas elas diferentes do Sackboy e tão interessantes como a personagem principal foi na sua estreia. Sackboy surge com novos brinquedos que lhe permitem dar mais que um salto, ou teletransportar entre portais, mas são os novos heróis que ganham o destaque.

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Toggle é um boneco grandalhão e lento que pode encolher para ser mais rápido, saltar mais alto e flutuar na água, Swoop é um pássaro, logo pode voar, carregar colegas, entre outras coisas. Mas para mim o melhor é mesmo Oddsock, esta meia viva que faz lembrar um cão,e altamente divertido de jogar, especialmente pela sua velocidade, capacidade de subir paredes e saltar entre elas.

Só é uma pena que a campanha limite a utilização das personagens em todos os cenários, impedindo que joguem com a maioria de forma livre, uma decisão na realidade algo preguiçosa, pois o design podia ter sido feito a pensar em todos em vez de limitar a uma certa personagem.

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No que toca ao criador de cenários, LittleBigPlanet 3 é mais vasto e permite criar cenários maiores e mais complexos. Agora podem usar 16 camadas de profundidade, construir níveis com visão aérea, e caso tudo isto seja demasiado confuso para perceber ao início, existem vários tutoriais bem concebidos que exemplificam com jogabilidade.

Outra novidade na PS4 é a possibilidade de usar o touchpad do Dualshock 4 para aumentar, diminuir e colocar objectos no mapa, o que é mais prático e imediato que usar os botões. É verdade que não é tão eficaz como usar um ecrã táctil, mas confere um pouco mais de precisão.

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O melhor de tudo é que podem juntar os novos níveis a níveis dos jogos anteriores no modo online. Esta opção está ainda mais simples de navegar e mais fácil de entender, e agora com a possibilidade de gravar pequenos trailers das criações, vai ser mais fácil separar as boas das más criações logo à partida.

No entanto, LittleBigPlanet 3 sofre de vários problemas que não deviam fazer parte de um jogo completo. Por mais que uma vez a informação de que tinha completado um nível não foi assumida e tive de o repetir, por vezes fiquei preso no vazio de certos cenários, ou morri por ter sido literalmente empurrado para uma camada de profundidade vazia, ou tive de reiniciar níveis porque o respawn deixou de funcionar após uma morte.

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A jogar online cooperativamente com o Ruben (Mr.Remedy), encontrámos dezenas de bugs, glitches nas movimentações das personagens e o código de net estava tão inconsistente que por vezes as personagens saiam disparadas ou paravam de se mexer para se teletransportar metros mais à frente, o que acabava muitas vezes na morte de um de nós. Foram sessões de jogo divertidíssimas, mas não nos estávamos a rir pelos melhores motivos. Além disso, os loadings são mais que muitos e extremamente longos.

Visualmente, LittleBigPlanet 3 continua a manter o mesmo aspecto artístico de sempre, com cenários surreais e construções mirabolantes. Quem não sabe, não vai sequer notar que já não é a Media Molecule que está a conduzir a franquia. O mesmo se nota com a banda sonora que engloba muita variedade musical e soa bastante bem. Além disso, podem contar com vozes para os NPC mais importantes, sendo até Hugh Laurie (House) quem dá a voz ao vilão Newton.

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As primeiras horas de jogo que passei com LittleBigPlanet 3 foram bastante boas, mas depois de três dias de jogo e ter jogado online em co-op, comecei a ver a nota final a descer constantemente. Com patches futuros e correcções, pode ser que muitos erros sejam corrigidos.

Se são fãs de LittleBigPlanet ou de plataformas no geral, vão gostar bastante deste novo jogo, mas vão ter de lidar com alguns momentos de frustração ao longo do caminho.

 

Positivo:

  • História engraçada
  • Novas personagens
  • Todos os níveis dos jogos anteriores são compatíveis
  • Hugh Laurie dá a voz ao vilão
  • Boas ferramentas para ensinar o jogador a construir
  • Está localizado com voz e texto para português

Negativo:

  • Não podem jogar com as novas personagens em todos os níveis
  • Inúmeros bugs e glitches graves
  • Problemas de latência online
  • Loadings longos

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_GM_

Que se passa com os jogos de hoje em dia… vêm logo com bugs etc… não sabem que existe a palavra “adiamento”?

Claro que adiar o lançamento do jogo pode ter as suas consequências negativas… mas ao menos o jogo sempre causa uma melhor impressão.

Raizor

adiamento é uma palavra feia GM xD

em relação a bugs, etc…ainda não saiu a actualização do 1ºdia xD…mas depois dela sair ainda será necessário esperar por um Patch para corrigir as falhas dessa actualização…

São os dias de hoje…habituem-se

_GM_

New Generation of VideoGames yay!

Rmika

LBP é da Media Molecule, entendes, Sony?

Lfo

A MM disse que não faria fazer mais LBP.

Rmika

Porra, já me estragaste o dia. 🙁

Lfo

Eles agora estão com o Tearway da PS4 e a seguir devem fazer um novo IP.

Lfo

Dar um 1st party IPs a um estúdio que não pertence à Sony não foi uma boa ideia.
Ainda para mais este estúdio não tem um grande pedigree.
Vou querer jogar isto, pois gosto muito da série.
Mas para um possível LBP4, é bom que a SD não esteja no projecto.

André Oliveira

@danielsilvestre:disqus
Não me parece que esta tenha sito a analise mais feliz do proximo nivel (e eu gosto bastante de ler as vossas análises). Primeiro a existencia de bug pode estar relacionada com versão (PS3/PS4) e vocês não indicaram qual testaram (apenas se suspeita por depois terem feito referencia à DualShock4) e com a região EURopeia ou Americana. Sendo que a Americana sai antes (e pela referencia que fazem ao Hugh Laurie parece me que testaram a Americana pois o jogo está totalmente em portugues). Por fim anunciam no facebook que o jogo já tinha saido, quando vocês são um site portugues (logo o publico alvo é portugues) e em Portugal, como no resto da Europa, o lançamento oficial do jogo é dia 26.

Daniel Silvestre

Boas André, podes usar o nome que quiseres para categorizar a análise, mas não me parece que infeliz seja uma delas tendo em conta as tuas queixas.

Independentemente da versão que recebemos, os bugs existem e como dizes e bem, a versão é a PS4 pois testámos a utilização do Dualshock 4. Mesmo que existam dúvidas, podes sempre perguntar nos comentários tal como fizeste.

No que toca à língua, está nos pontos positivos o português, mas eu prefiro jogar em inglês, e isso é algo que está presente na versão PAL Europeia.

Quanto ao lançamento, parece que a versão foi adiada na Europa, algo que não sabia e eu regi pelo press oficial que tínhamos quando recebemos o jogo para a análise. Nada que não possa ser corrigido.

Como tal, não existem erros em si na análise que possam ser rotulados de infelizes. De qualquer forma, o feedback é sempre apreciado e vamos alterar a informação no Facebook.

Cumprimentos!

André Oliveira

Boas.
Eu não disse que a analise era “infeliz” apenas quis alertar de alguns erros e dar a minha opinião a respeito do geral da analise (que não foi das melhores do PN)
Quanto aos erros não digo que não existiam, mas também variam de versão para versão.
Tenho apenas uma questão: a versão que testaram foi a Pal promocional?

Daniel Silvestre

Sim, foi a versão PAL para Review que a Sony/Playstation Portugal enviou para os jornalistas.

Cumprimentos!

André Oliveira

Obrigado pelo esclarecimento

Kanudo

Pugsock 😀

Eu sempre gostei da série LittleBigPlanet, portanto devo eventualmente arranjar isto. O jogo não parece que vá ser muito diferente na versão PS3, mas vou optar pela versão PS4, caso decida arranjar a consola.

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