Análise – Little Nightmares 2

Com o lançamento de Little Nightmares em 2017 pela Tarsier Studios, ficámos a conhecer um tipo de terror bastante peculiar e interessante. O conceito do jogo focado na fuga e no evitar de confrontos através de um método mais furtivo assentou bem e foram muitos os jogadores que adoraram esta aventura, até eu como podem ver na minha análise ao jogo aqui. O estúdio sueco levaria mais quatro anos para lançar um novo jogo que já está disponível para PC, PS4, Xbox One, Switch e Stadia. As versões Xbox Series e PS5 chegarão em breve.

Dito isto, Little Nightmares 2 continua a transmitir o mesmo sentimento de impotência e fragilidade que o jogo anterior tinha conseguido fazer, e é aqui que o terror de Little Nightmares brilha. Temos a perfeita consciência de que a nossa personagem precisa de ser astuta e rápida para escapar do perigo que nos rodeia, portanto iremos tirar partido do cenário envolvente para

Mono é o protagonista deste jogo e é acompanhado por Six nesta aventura que nos irá ajudar a sobreviver e criar caminhos para progredir. Sem qualquer uso de palavras ou chamamentos, Six está sempre ao nosso lado seja para evitar a nossa morte de um buraco gigante ou resolver um puzzle simples. Simplicidade é mesmo o termo correcto para os puzzles que iremos encontrar neste jogo, tornando o jogo bastante fácil. Um dos pontos que deixou um pouco a desejar foi a jogabilidade, não que esteja má de todo, mas em certas situações parece um pouco rígido e pouco responsiva.

Apesar de ser um jogo com um ângulo de câmera vertical, consegue completar todo o campo de visão através de uma profundidade muito bem trabalhada. Todos os cenários do jogo estão ricos e mesmo nesta perspectiva fixa temos uma sensação de medo e de incerteza sobre o que nos espera. Os bosses e inimigos estão bem aproveitados desta forma, seja na apresentação como na jogabilidade e certos aspectos roçam entre o aterrorizante e o genial de uma maneira excelente.

Um outro aspecto que favorece este jogo é a maneira como o estúdio utiliza certas técnicas de iluminação e focagem. Certos níveis tiram partido da escuridão e da escassez de fontes de luz para invocar um ambiente pesado. Deixando um pouco à imaginação do jogador, algumas partes do jogo parecem um pouco mais desfocadas quando em situações de acção furtiva, e este tipo de abordagens funciona de uma maneira excelente.

Para aumentar a tensão e o medo, temos uma apresentação bastante granulada e acinzentada com um destaque na iluminação ou falta de dela. Apesar de não ter detalhes muito exuberantes no que toca a texturas e modelos, estes pontos não interessam em nada para este jogo. As personagens que mais parecem bonecos ou marionetas são incrivelmente aterradores, não só pelos movimentos pouco humanos mas também pelos seus aspectos grotescos. Seja de uma forma mais normal ou em transformações bizarras, algumas das situações são um dos piores pesadelos para quem não suporta bonecas de porcelana ou com caras assustadoras.

Outro ponto a favor deste jogo é todo o trabalho sonoro. Apesar de não haver muita música ou demasiados efeitos, quando encontramos um monstro ou uma situação de maior tensão iremos ouvir sons bastante perturbadores e muito bons que enfatizam as manifestações destes inimigos e aumentam o sentimento de suspense.

Apesar de ser uma boa experiência este novo Little Nightmares, é preciso destacar que algumas das ideias foram recicladas do primeiro jogo sem existir grandes inovações. Toda a ideia da movimentação furtiva, fuga de inimigos ou resolução de puzzles que estavam incluídas no jogo anterior foram de uma certa forma pouco melhoradas ou exploradas para este novo jogo. Não se trata de uma simples cópia do jogo anterior, mas podia ter aproveitado para explorar novas ideias e introduzir ainda mais elementos.

Little Nightmares 2 não deixa de ser uma boa sequela, é sem dúvida uma continuação que fica marcada como uma aposta segura, muito divertida mas que podia ter sido explorada um pouco mais. Se adoraram o primeiro jogo então irão adorar este jogo, mas se ficaram a desejar por mais ficam desde já avisados que poderão ficar desapontados.

Positivo:

  • Um ambiente aterrador
  • Apresentação fenomenal
  • Encontros com alguns dos bosses estão muito bons

Negativo:

  • Traz poucas ideias em comparação com o jogo anterior
  • Jogabilidade um pouco rígida

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x