Análise – LEGO Star Wars The Skywalker Saga

LEGO e Star Wars estão de mãos dadas há mais de 20 anos e isso trouxe inúmeras parcerias desde sets especiais para construções até videojogos. Eis que chega então um novo jogo de nome LEGO Star Wars The Skywalker Saga, e que irá abranger as três trilogias de filmes de uma maneira alternativa e interessante. Será que a força está com este novo jogo da TT Games?

Aquilo que temos em mãos é uma forma mais descontraída e reimaginada da saga Star Wars com um teor bem mais cómico. Todos os episódios irão reproduzir situações icônicas da série mas sempre com uma grande dose de comédia que não estavam incluídas nos episódios originais. Dado ao tema geral mais descontraído da série, todo este humor encaixa muito bem nesta versão mais alternativa de Star Wars. A adaptação das actuações de voz originais está bastante bem feita havendo cortes e reduções nos diálogos para favorecerem o ritmo do jogo.

No geral adorei a maneira como adaptaram elementos mais minuciosos que estão disponíveis em Star Wars, como os efeitos de transições de imagem, partes mais interactivas em que é necessário controlar a mente de inimigos e que nos filmes tinham um certo destaque. O mesmo acontece com os sons e actuações de voz que estão impecáveis e tiradas a papel químico dos filmes.

Através da visão na terceira pessoa temos uma visão bastante acessível para todo o jogo e que se adapta muito bem não só com as personagens equipadas com armas como também para os jedis que precisam de combater com um sabre. O manuseamento das personagens é bastante fácil e o combate faz-se de uma maneira bastante natural. No que toca a personagens com sensibilidade para usarem a força, podemos sempre manusear e atirar objectos contra inimigos.

A dificuldade é sem dúvida algo que podia ter uma maneira de ser ajustada, visto ser bastante fácil em todos os aspectos. Não só os inimigos são pouco ameaçadores ou eficazes, como a capacidade de podermos renascer infinitamente com penalizações pouco pesadas tornam este jogo quase num passeio.

Mesmo assim, vemos um esforço do estúdio em trazer alguma variedade na jogabilidade em geral, havendo vários tipos de jogos ou mecânicas em alguns episódios. Desde um formato de combater exércitos ao estilo tower-defense, até mecânicas de puzzle, vemos o estúdio a fazer um esforço em quebrar a monotonia.

Entre o seguimento da história original – arrumada por ordem de lançamento no cinema – podemos também perder algum tempo a explorar e fazer missões nas várias cidades e planetas que visitamos. Por exemplo, quando tentamos descobrir a cantina em Mos Eisley com Obi-Wan, R2D2, C3PO e Luke Skywalker, podemos explorar toda a região e executar missões para os habitantes. Estas missões extra podem ser efectuadas numa altura em que acabarmos a campanha principal, ou feitas em pequenas doses.

Existem inúmeros extras, desde cosméticos e personagens que podem ser desbloqueados através de blocos especiais azuis de nome Kyber Bricks que são apanhados e ganhos através de desafios e missões. Através destes blocos podemos desbloquear não só extras no jogo como também melhorar as habilidades das nossas personagens, seja para beneficiar o combate como também aumentar a velocidade de construção no jogo.

Na realidade temos em mãos um jogo que mantém um ritmo e um padrão interessante que mantém todo o projecto interessante e coeso. É difícil ou quase impossível apontar para um momento em que ficasse entediado ou houvesse algo que estivesse mal feito. É na realidade um jogo muito bem feito e muito divertido de uma ponta à outra. A maneira como pegam em momentos chave ou até pequenos erros como o Stormtrooper a bater com a cabeça na porta em Star Wars: A New Hope, e exageram ou deturpam a situação, tornam toda a experiência agradável de uma ponta à outra.

Apesar do grafismo basear-se nos brinquedos LEGO, existe uma boa quantidade de detalhes para vislumbrar. Todas as personagens, localizações e veículos estão reimaginados através da LEGO, mas existem alguns aspectos como a iluminação, efeitos e cenários envolventes que estão bem trabalhados. Existem certos elementos que estão estrategicamente transformados em LEGO para darem a entender que fazem parte da jogabilidade, como fogo, pontes e não só. No que toca a efeitos sonoros, o jogo traz de volta alguns actores da série para darem a sua voz e grande parte dos efeitos e banda sonora continuam presentes e bem colocados.

LEGO Star Wars The Skywalker Saga foi muito bem aproveitado no sentido em que conseguiu aproveitar o mundo LEGO para recontar toda a história de uma forma mais alegre e hilariante. Apesar da jogabilidade ser bastante fácil, todo o projecto é bastante positivo divertido de jogar. A TT Games criou um bom jogo que irá agradar muita gente.

Sejam fãs ou não da série Star Wars ou de jogos baseados em LEGO, LEGO Star Wars The Skywalker Saga é um projecto muito bem concebido, divertido, extremamente hilariante e que é aconselhado para todos.

Positivo:

  • Um projecto muito bem conseguido
  • Humor bem trabalhado e constante
  • Jogabilidade polida
  • Missões extra e incentivos para repetir
  • Bom ritmo de jogo

Negativo:

  • Poucas opções de dificuldade tornam o jogo muito fácil

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram