Análise – LEGO City Undercover

Sejam ricos ou pobres, rapaz ou rapariga, quase todos montaram LEGO quando eram mais novos, e os projectos iam de simples casas ou carros até cidades e mundos alternativos.

Os anos passaram e os LEGOs físicos ficaram na nossa infância, mas com o avanço dos videojogos, o LEGO continua a fazer parte da nossa vida com os jogos da Traveler’s Tales. Depois de recriar mundos totalmente diferentes como a série Star Wars, Batman e até Harry Potter, as licenças ficaram de fora do novo jogo, para trazer LEGO até as suas origens.

Seja bem-vindos a LEGO City Undercover, um jogo de aventura em mundo aberto que usa grande parte dos elementos de jogabilidade vistos em outros jogos da marca. O resultado só podia ser ou muito bom ou muito mau.

Em LEGO City Undercover jogam no papel de Chase McCain, um inspector da polícia que se vê a cargo com uma onda de crimes que assolam LEGO City, estando o marginal Rex Fury no epicentro de todos os problemas. Chase não está sozinho nesta demanda, tendo inúmeros aliados nesta aventura e vários fatos que pode utilizar como arma secreta.

Um dos primeiros pontos altos que saltam à vista em LEGO City Undercover é o humor utilizado, seja nos diálogos ou em determinados acontecimentos e locais do jogo, a TT Fusion procura sempre arrancar um sorriso ao jogador e consegue fazê-lo na maioria dos casos para um resultado recheado de boa disposição e trocadilhos de todos os estilos.

À primeira vista LEGO City Undercover pode ser bastante similar a um GTA feito com LEGO, mas embora não esteja muito longe da verdade, muitos dos pontos altos dos jogos anteriores estão presentes. Chase é um verdadeiro acrobata que consegue lutar, trepar, escalar, conduzir e evitar todo o estilo de obstáculos quando em perseguição a criminosos. Vão passar muito tempo a explorar zonas recheadas de plataformas e este sistema funciona muito bem.

O sistema de mundo aberto permite criar uma cidade viva e recheada de localizações para descobrir onde estão escondidos os famosos Studs (encaixes de LEGO), blocos especiais e outros segredos. Existem vários veículos que podem pedir emprestados em nome da lei, para viajar bem mais depressa e é bom ver que nem todos os veículos tem o mesmo estilo de comportamento, trazendo muito mais variedade.

Os elementos LEGO voltam a marcar presença através das muitas plataformas de construção espalhadas pelo mundo, alguma destas utilizam as peças mais próximas, mas existem plataformas de grandes dimensões que necessitam que coleccionem peças suficientes para serem montadas. Estas resultam em vários edifícios ou veículos de maiores dimensões que podem interagir com a história em certos casos.

Ainda espalhados pelo mundo vão encontrar vários locais que requerem determinados fatos de McCain para interagir com certos objectos ou máquinas. Normalmente estes segredos dão acesso a novos fatos e ainda mais Studs ou blocos raros. É uma boa forma de promover a exploração e aumentar a longevidade da aventura.

O Gamepad também marca presença em LEGO City Undercover e funciona como uma ferramenta de interacção adicional. Podem usar o Gamepad para investigar os cenários ou descobrir inimigos disfarçados, atender chamadas dos NPC, tirar fotos para meter no Miiverse, ou usar simplesmente como um mapa. Só é uma pena que não seja possível utilizar o mesmo para jogar o jogo sem precisar da televisão.

A campanha ainda demora umas boas horas a terminar, mas com toda a cidade para visitar e inúmeros coleccionáveis para encontrar, LEGO City Undercover é realmente uma experiência que tem muito para oferecer, só é realmente uma pena que não tenha sido incluído modelo cooperativo, algo que a série LEGO conseguiu fazer bem ao longo dos anos e que não marca presença aqui. Uma pequena desilusão.

Visualmente, LEGO City Undercover é uma experiência que factura mais pela sua recriação do estilo LEGO do que por uma aproximação ao estilo visual mais realista. As personagens mostram carisma e no que toca à apresentação, é bem capaz de ser o jogo de LEGO mais apelativo feito até hoje, com uma atenção ao detalhe muito bem conseguida.

Quanto ao áudio, podem contar também com uma banda sonora bastante competente a fazer lembrar filmes de espionagem e policiais recheados de humor e uma série de vozes de qualidade. Além da versão inglesa, existe ainda uma boa tradução em português de Portugal, tanto em voz como em texto.

Como disse no inicio desta análise, LEGO City Undercover é um jogo que podia ter corrido muito mal, mas acaba por ser um dos melhores jogos que podem comprar para a Wii U neste início de vida da consola. Não é nem supera um GTA da Rockstar, mas consegue ser uma excelente aposta dentro género, mesmo sem recorrer a sangue e violência.

Vejam aqui a nossa vídeo-análise de LEGO City Undercover!

Positivo:

  • Um GTA de LEGO muito bem feito
  • Humor
  • Condução de veículos bem conseguida
  • Muito para coleccionar e fazer
  • Boa tradução de legendas e voz para português

Negativo:

  • Loadings
  • Tamanho colossal do jogo em formato digital
  • Ausência de cooperativo local
  • Não podem jogar apenas no Gamepad
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Chrono_98

Excelente análise e excelente jogo, só me parece que perderam uma oportunidade perfeita para colocar um modo online e/ou cooperativo. No entanto o visual está incrível e o gameplay parece ser bastante bom, além das várias referências (3:48 está brutal xD).

Daniel Silvestre

É verdade, com Co-op tinha ficado ainda melhor 🙂

Silver4000

é um optimo jogo, quando tiver uma Wii U este serà um dos primeiros a ser comprado.
E a Nintendo anda a dar codigos para skins no seu twitter.

_GM_

Porreiro. Em vez da Nintendo fazer DLC de skins, dã oskins de borla. Nice 😉

_GM_

Boa análise. Ei de ver se pró ano compro a versão da 3DS.

Daniel Silvestre

O jogo da Nintendo 3DS não vai ser igual, é uma espécie de prequela.

_GM_

Sim, melhor ainda. Jogo primeiro a versão 3DS e quando tiver a WiiU jogo a versão WiiU 😛

Rui Queirós

boa análise

é o único jogo da Wii U que me causa algum fascínio no meio de uma coletânea de títulos desinteressantes. Obviamente que não vou gastar dinheiro nele xD, se ainda fosse um Inazuma Eleven Strikers, era capaz de comprar uma consola de propósito hehe

Daniel Silvestre

Sempre tens entre os mais recentes o Monster Hunter 3 Ultimate que é uma boa aposta.

Cumprimentos!

Rui Queirós

sim, esse também me interessa, mas esse tirando pela parte gráfica, difere muito jogar na 3DS ou na Wii U? Ou seja, tendo a 3DS achas que justificava a Wii U tendo em conta que o presente e o futuro dela ainda estão longe de parecer risonhos?

Daniel Silvestre

Jogar numa ou noutra é bom. Embora prefira a da Wii U, jogar em qualquer lado é aquela coisa 🙂

Marcelo Guerreiro

Boa análise e o jogo parece muito bom, vejo que o humor está em peso!

Daniel Silvestre

Ainda me lembro dos primeiros jogos de LEGO Star Wars onde eles nem falavam mas todas as cinemáticas eram sempre recheadas de humor. Grandes jogos 🙂

Cumprimentos!

FoxRS

Depois de uma primeira impressão suspeita, tenho que tirar o chapéu ao que estes senhores fizeram. Parece um jogo muito divertido e com um humor requintado, sendo daqueles jogos que parecem para crianças mas, na verdade, só os mais crescidos é que perceberão as piadas. Tenho pena que não saia para as outras consolas, mas é uma arma que a Nintendo está a usar (e bem) para atrair jogadores à Wii U.

O único defeito que consigo apontar, e que já tinha referido anteriormente, é o facto de os cenários do jogo serem praticamente iguais à realidade, tendo apenas pontualmente alguns objectos de Lego. É estranho ver um edifício “normal” só com as portas feitas com as famosas pecinhas. Não era fundamentalista ao ponto de ser sim ou sopas, mas acho que deviam ter oferecido uma maior quantidade de cenários construídos em Lego.

Parabéns pelas análises, quer escrita, quer em vídeo. 😉

Daniel Silvestre

Acho que quem gosta dos outros jogos Lego vai gostar certamente deste e o tal humor e referencias fazem dele um jogo que até os mais crescidos vão gostar de jogar.

Quanto ao pormenor dos cenários, acredita que existem muitos elementos LEGO espalhados pelo mundo, mas eles não foram até esse ponto. Talvez na próxima geração 😀

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