Análise – Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX

kh2fm

Depois do grande sucesso alcançado por Kingdom Hearts HD 1.5 Remix e com o aproximar do lançamento de Kingdom Hearts 3, era certo que os jogos seguintes iriam ser igualmente compilados numa colectânea. Assim sendo, Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX junta dois dos melhores títulos da série e ainda as cenas cinematográficas de Kingdom Hearts Re:Coded HD.

Comecemos por Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix, tendo sido originalmente lançado para a PSP algo que se nota de imediato é a simplicidade dos níveis, as áreas muito mais pequenas do que o normal e as texturas dos níveis que são bastante mais fracas. Na PSP seria considerado bastante bom, mas nesta nova versão HD deixam algo a desejar.

khbbs3

Falando ainda em diferenças, por cá, não nos chegou a versão Final Mix do original. Para quem jogou o original, as diferenças serão bastante perceptíveis, uma nova dificuldade, algumas mudanças nas habilidades entre muitas outras, incluindo ainda um final secreto. A jogabilidade está bastante boa, tratando-se de uma evolução daquela que está presente em Kingdom Hearts 2, porém algumas evoluções não foram certamente as melhores.

Conforme avançamos no jogo iremos obter novas habilidades que irão expandir as nossas opções para fazer face à dificuldade crescente dos inimigos, infelizmente alguns dos momentos mais frustrantes ocorrem na base deste sistema. Kingdom Hearts Birth By Sleep Final Mix obriga-nos a utilizar um sistema de luta onde após alguns combos iremos activar obrigatoriamente uma nova forma para o nosso personagem, esta nova forma manter-se-á durante algum tempo e se quisermos utilizar um ataque que seja, estaremos a sujeitar-nos aos padrões de ataque dessa nova forma. O problema aqui é que muitos destes ataques nos deixam completamente vulneráveis a ataques dos inimigos, como forma opcional teria sido uma excelente mecânica, como obrigatoriedade são mais as vezes que atrapalha em vez de ajudar.

khbbs2

O sistema de habilidades neste jogo faz com que seja possível adquiri-las todas no que seria considerado muito cedo em qualquer outro jogo da série. Basta evoluir uma certa habilidade ou magia, adicionar um item aquando de uma fusão de magias ou habilidades e acabaremos por criar uma nova.

A banda sonora é bastante adequada ao jogo e ajuda a proporcionar aqueles momentos que todos os fãs da série adoram e que nos partem o coração. Cada mundo contém músicas temáticas normalmente da série em que se baseia, o que faz com que a atmosfera de cada um dos mundos se enquadre perfeitamente nos filmes Disney que conhecemos.

khbbs1

Ao jogar com 3 protagonistas, ao longo dos mesmos mundos, os ambientes e inimigos ficam desgastados e cansativos, pela altura da minha 3ª aventura, já sabia como cada inimigo iria reagir, felizmente os diferentes Boss e a maneira como se progride nos mapas ajuda a dissipar esta sensação de repetição, assim como o facto de que cada personagem tem as suas próprias características.

Ventus, Terra e Aqua são bastante diferentes, e cada aventura terá que ser jogada para acomodar essas características, por exemplo Terra é uma personagem que incide mais sobre ataques físicos enquanto Aqua incide sobre a magia. É uma aventura que responde a muitas questões levantadas nos primeiros títulos da série e que consegue estar à altura da mesma.

KH22

Kingdom Hearts II Final Mix, apresenta-se como a atracção principal desta compilação e foi também onde foi colocado mais esforço. Tendo a melhor apresentação dos 3, Kingdom Hearts II Final Mix é sem dúvida alguma uma das melhores experiências que qualquer jogador pode ter.

As personagens e os ambientes sofreram melhoramentos o que lhe confere um aspecto bem melhor que os restantes, apesar de estar limitado a 30 FPS e mesmo com alguns loadings demasiado longos a aventura é sempre empolgante. O problema dos loadings nota-se especialmente quando Sora utiliza um comando que lhe confere uma nova forma ou ao fazer um summon.

kh24

Ainda dentro dos problemas do jogo existe um novo problema desta nova versão, ao contrário do primeiro Kingdom Hearts, Kingdom Hearts 2 Final Mix utiliza comand reactions, para quem não conhece são os famosos quick time events. Por vezes obrigatórios outras vezes opcionais. O problema aqui é que para evitar certos combos dos inimigos a nossa única hipótese é utilizar estes comandos, no entanto e ao contrário das versões anteriores de Kingdom Hearts 2, esta versão HD por vezes não apresenta o comando, dando origem a momentos frustrantes contra inimigos mais poderosos.

Uma enorme diferença entre o primeiro Kingdom Hearts e o segundo, é a ausência de uma mecânica rápida para nos esquivarmos de ataques. Apesar de a versão Final Mix ter introduzido esta técnica de novo, para lhe podermos aceder teremos que esperar até meio da história do jogo e preencher certos requisitos, o que implicará qualquer coisa como 12 a 20 horas normalmente até poder ser acedida. Isto não seria um grande problema não fosse o comando de bloquear os ataques inimigos obrigar-nos a ficar quietos e vulneráveis durante os seguintes preciosos momentos. Existem mais algumas formas de bloquear ataques mas todas elas partilham deste problema, assim a esquiva faz bastante falta especialmente em dificuldades elevadas como o novo Critical Mode.

kh23

A história recebeu algumas novas cinemáticas que conferem algum contexto extra, e agora com duas coleções lançadas que cobrem todos os eventos desde a prequela até ao fim de Kingdom Hearts 2, temos todas as ferramentas necessárias para entender a complicada narrativa.

Um ponto que continua a ser chato é a introdução do jogo, diria que este é um dos jogos com o maior tutorial de que há memória, demorando cerca de 3 a 4 horas. Ainda assim o jogador que acompanhe toda a série saberá certamente apreciar estas horas da melhor forma.

Sonoramente o jogo sofreu bastantes melhoramentos no que diz respeito à banda sonora, algumas músicas foram sujeitas a melhoramentos, e Timeless River, um dos mundos de KH2, está agora no seu melhor graças a alguns efeitos sonoros aprimorados. Ainda assim alguns efeitos sonoros que dizem respeito a ações das personagens que podiam estar mais trabalhados.

kh21

Kingdom Hearts II Final Mix é uma grande melhoramento sobre o original e que certamente agradará tanto aos fãs que o jogaram na PS2, como a quem o jogar pela primeira vez.

Esta coleção contém ainda Kingdom Hearts Re:Coded em forma de cinemáticas. Tendo em conta que se trata de uma versão HD de uma versão melhorada para a Nintendo DS, de um jogo de telemóvel as cinemáticas sofreram um grande tratamento. Todas as cinemáticas da versão DS estão presentes com a adição de mais algumas, e ainda alguns momentos onde as secções de jogo da versão DS são substituídas por uma narração.

kh25_recoded_ss_04

Estas cinemáticas são importantes para ajudar a entender o que realmente se passou entre Kingdom Hearts 2 e Kingdom Hearts Dream Drop Distance, sendo realmente importantes para quem não jogou Coded ou Re:Coded. Para os que já jogaram, as novas adições não são obrigatórias para o entendimento geral e provavelmente não chamarão a atenção.

Kingdom Hearts HD 2.5 ReMIX pavimenta o caminho para o tão esperado terceiro capítulo da série oferecendo muitas horas de jogo repletas de emoção. É uma experiência única que dificilmente se transpõe em palavras, resta-me recomendar a todos os jogadores que liguem a vossa PS3 e se preparem para uma viagem fantástica pelos mais diversos mundos Disney.

Positivo

  • Kingdom Hearts Birth By Sleep Final Mix é um jogo que apesar de ter sido produzido para uma consola portátil, assenta muito bem na PS3pn-recomendado-ana
  • Kingdom Hearts II Final Mix tem uma excelente apresentação
  • Timeless River tornou-se num dos melhores mundos de Kingdom Hearts II Final Mix
  • Muitas horas de jogo distribuídas entre todo o conteúdo
  • Kingdom Hearts RE:Coded com novas cinemáticas

Negativo

  • KH RE:Coded falha em prender a atenção como cinemática
  • Loadings em Kingdom Hearts II Final Mix provocam paragens irritantes no decorrer da acção
  • Kingdom Hearts Birth By Sleep Final Mix torna-se repetitivo mesmo com 3 personagens e histórias diferentes

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram