Análise – Itoshi no Muco (por Ana Beatriz Varela)

Itoshi-no-Muco-00-ana-pn

NOTA: Este artigo foi escrito por um membro da comunidade do PróximoNível. Se quiserem ter um artigo de opinião, análise ou outro género de artigo destacado no site, podem enviar o mesmo para um dos membros da equipa do site. Depois de aprovação final, este é publicado sobre alçada de um dos editores, mas devidamente identificado, dando créditos ao escritor do mesmo.

Este é um anime para quem precisa de desligar do mundo durante 12 minutos. É divertido, leve, hilariante, estridente e cómico. Itoshi no Muco, ou Adorável Muco, conta-nos as aventuras e peripécias de Muco, uma cadelinha de raça Shiba Inu. Muco vive com o seu dono Komatsu-san, um artista soprador de vidro, numa região montanhosa com pouco movimento citadino.

Itoshi-no-Muco-01-ana-pn

Toda a narrativa é contada do ponto de vista da Muco. Tendo em conta que ela é uma cadela e não consegue comunicar com humanos, sempre que a Muco “fala”, apenas nos é transmitido o que ela pensa. Por muito que ela queira que o Komatsu-san entenda o que diz, Muco não consegue superar esta tarefa, porque ela apenas sabe ladrar, tal como todos os outros cães. Esta parte é muito importante, porque existem muitas piadas à volta de toda esta falta de comunicação natural.

Por muito aborrecido que o ambiente das montanhas possa aparentar, Muco tem sempre algo novo e muito divertido para fazer: andar atrás de sacos de plástico, fazer buracos na neve, puxar linhas a cobertores, dar passeios, comer muito, chafurdar no pequeno lago que Komatsu-san tem no quintal, verificar se o nariz está brilhante, adivinhar de que lado é que o vento vem… Enfim, a diversão não pára para esta pequenita!

Itoshi-no-Muco-02-ana-pn

A personagem Muco foi inspirada numa Shiba Inu com o mesmo nome, que também reside num atelier de artigos de vidro na prefeitura de Akita, a Glass Studio Vetro. Este atelier foi fundado em 2006 e o dono também se chama Komatsu, assim como a arquitetura do edifício do atelier também serviu de inspiração para o atelier do anime: Glass Studio Amato.

Esta cadelinha da vida real tem uma conta de Twitter com mais de 163 mil seguidores. Uma verdadeira celebridade! Caso tenham curiosidade em conhecer um pouco mais esta Muco verdadeira, sigam @muco_vetro no Twitter.

Itoshi-no-Muco-03-ana-pn

Tal como já referi, Muco é uma cadela. Como tal, faz coisas à cão e não entende muito bem o mundo humano. Mas ela tem a certeza de duas coisas: adora mais que tudo o Komatsu-san e o maior desejo dela é que ele se transforme num cão. Sempre que Muco descobre algo que gosta muito e que não sabe o nome, essa coisa é automaticamente chamada de Komatsu-san. Adivinhem porquê! Se há coisa que tira a Muco do sério é quando Komatsu-san diz que ela é uma linda menina. Não há ninguém mais feliz no mundo naquele momento! Quando Muco faz alguma asneira, a maneira que Komatsu-san tem de a repreender é agarrando-lhe o focinho com uma mão.

Itoshi-no-Muco-04-ana-pn

Komatsu-san não está completamente sozinho com a Muco; por vezes, o seu melhor amigo, Ushicou-san, visita-o e ajuda-o no negócio do vidro, com o website que criou para o efeito. A história de Ushicou-san entrelaça-se muito com a de Komatsu-san, mas se eu a contasse, ia estar a spoilar… O melhor adjetivo que consigo arranjar para esta história de vida é: inesperável.

A amável Shinohara-san também se junta à história, sendo o interesse amoroso de Ushicou-san. Bouda-san e Rena-chan, pai e filha, também nos são apresentados, um pouco por acaso. Depois temos uma personagem estranha: Mutou-san é o médico veterinário de Muco, identifica-se com o género feminino, fala e gesticula de forma dramática e gosta de todos os homens que vê, exceto de Ushicou-san. É uma personagem muito metaforizada e exagerada daquilo que um homossexual é, embora tenha, por vezes, alguma piada (forçada).

Itoshi-no-Muco-05-ana-pn

Itoshi no Muco foi produzido pelos estúdios DLE. A voz de Muco é cedida por Yoshida Hitomi, que também deu voz a Mimi de Digimon Adventure Tri e a Miyuu de Occultic;Nine. Komatsu-san tem a voz de Hino Satoshi, ator que fez de Ryou em Code Geass: Boukoku no Akito, Sai em Naruto e Kyouya em Metal Fight Beyblade.

O anime conta também com Fujiwara Keiji (Shirou em Ao no Exorcist, Ladd em Baccano! e Hiroshi, o pai de Shin-chan), Uesaka Sumire (Fubuki, Hiryuu e Souryuu em Kantai Collection, Chuchu em Show by Rock!! e Anastasia em The iDOLM@STER Cinderella Girls), Takahashi Hiroki (Ryuusei em Bleach, Stephen em Death Note e Shouji em NANA), Nazuka Kaori (Shino em .hack//, Heroine em Amnesia e Yui em To LOVE-Ru), entre outros.

O manga de Itoshi no Muco foi lançado em 2011 e a sua primeira adaptação para o ecrã foi em 2013 com Lovely Movie: Itoshi no Muco. Esta continuação da história foi lançada para TV em 2015 e conta com 25 episódios.

Itoshi-no-Muco-06-ana-pn

No meio de tanta diversão e entusiasmo, Itoshi no Muco perde muito na qualidade da animação: um 3D em Flash bastante descuidado, embora em imagens estáticas não pareça assim tão mau. Por vezes, a própria movimentação dos personagens no cenário deixa o espectador perplexo e sem perceber como é que aquilo foi aceite.

Ainda assim, Itoshi no Muco cumpre aquilo a que se compromete: fazer o espectador rir! Caso precisem de dar umas boas gargalhadas, não hesitem em experimentar este curto, mas adorável, anime.

Positivo

  • História do ponto de vista de um cão
  • Inocência que certas situações proporcionam
  • Embora seja um slice-of-life, a narrativa não esquece os pontos mais importantes que aconteceram
  • Personagens com forte presença em cada episódio
  • SUKI SUKI SUKI DAISUKI SUKI!~ ♫

Negativo

  • Animação amadora
  • Apesar de engraçada, a Muco é demasiado estridente
  • Não existe desenvolvimento de personagens

 

pn-bom-2016

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Silvestre

Se tem cães é bom!

Ichigo_Shindou

Doggie style

A Batata

Doge Anime, Best Anime

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x