Análise – Invizimals: A Aliança

invizimals-a-alianca-pn-ana_00014

Se do lado da Nintendo temos a série Pokémon que continua a fazer sucesso e encher os cofres, a Sony também conseguiu acertar de certa forma com Invizimals que ainda teve alguns bons números de vendas na PSP.

Com a chegada da PS Vita, era uma questão de tempo até que os Invizimals invadissem a nova portátil e tentassem ajudar a nova consola da Sony a vender mais umas unidades. Será que o resultado é tão bom como a promessa?

invizimals-a-alianca-pn-ana_00007

Tal como os anteriores, Invizimals: A Aliança é uma aventura onde podem capturar uma série de criaturas conhecidas como Invizimals e usá-las em combate contra outros bichos da mesma espécie. A vossa ferramenta para isto é a vossa própria PS Vita que acaba por melhorar a experiência que já possam ter jogado na PSP.

Isto porque os primeiros jogos obrigavam a que tivessem a câmara da consola instalada na parte superior da PSP, algo que já não acontece na PS Vita com a câmara embutida que torna a experiência em algo bem mais cómodo.

invizimals-a-alianca-pn-ana_00003

A início, a maior parte do tempo de jogo é dividida entre a visualização de algumas cinemáticas embaraçosas gravadas com actores reais, o apanhar dos Invizimals e o combate entre eles. Felizmente as cinemáticas começam a ser menos numerosas à medida que começam a passar a zona dos tutoriais.

Para capturar os Invizimals precisam de realizar uma actividade relacionada com a personalidade do mesmo. Estes estão escondidos algures em vosso redor e para os poderem encontrar, precisam ou de usar as cartas de realidade aumentada, fazer sons, apontar para uma cor em específico, entre outras coisas. Quando encontram um Invizimal, para o apanhar precisam de jogar um mini-jogo que tende em usar as capacidades da tácteis do ecrã, painel traseiro e giroscópio da consola.

invizimals-a-alianca-pn-ana_00004

Cada Invizimal apanhado passa a fazer parte da colecção e ganha experiência em combate tal como num certo jogo da concorrência. Porém, e ao contrário de Pokémon, aqui os combates são travados numa mistura de tempo real e combate por turnos. Podem controlar directamente o Invizimal e escolher uma de quatro habilidades para realizar, o que gasta alguma da sua energia.

Os combates são rápidos e até bastante empolgantes e a evolução das criaturas significa que vão sempre existir possibilidades de melhorar cada Invizimal e de os tornar ainda mais poderosos com novos ataques.

invizimals-a-alianca-pn-ana_00005

Menos divertida é a forma como preparam o mapa das infraestruturas como o Dark Portal e por aí a fora. Estas são criadas como se fossem puzzles mas oferecem pouco ou nenhum desafio criativo, sendo o maior desafio o de rodar e encaixar as peças usando o ecrã e o painel traseiro quase em simultâneo, algo pouco prático.

Apesar das questões da realidade aumentada dependerem sempre da qualidade da luz ou das superfícies para onde apontam a câmara, quando está a funcionar na sua totalidade, Invizimals: A Aliança é um jogo que aproveita de forma satisfatória as capacidades da PS Vita. Não é nada de arregalar o olho, mas se tivermos especialmente em conta o combate nas arenas, não é de todo um jogo feio.

invizimals-a-alianca-pn-ana_00008

As cinemáticas apesar de um pouco “acriançadas” foram gravadas com boa qualidade e até englobam alguns efeitos especiais interessantes. Tendo em conta o público alvo a que se dirige, são desculpáveis, mas conseguem “envergonhar” um potencial fã mais velho.

As músicas do jogo fazem bem o seu trabalho, mas as vozes podiam ser bem melhores e menos forçadas no geral.

invizimals-a-alianca-pn-ana_00009

É sempre injusto avaliar um jogo como Invizimals, pois se por um lado Pokémon nunca segmentou a sua audiência de forma expressiva, Invizimals: A Aliança é claramente feito a pensar nos mais novos, algo que já passou por mim há alguns anos.

O que é preciso reconhecer é que Invizimals é um bom jogo para a audiência a que se destina e faz bem muito do que o original já fazia. Fãs de Invizimals, está na hora de regressar à caçada.

Positivo:

  • Muitos Invizimals para apanharpn-recomendado-ana
  • Combates divertidos
  • Métodos de captura interessantes e variados
  • Não precisam de levar a câmara atrás

Negativo:

  • Precisam sempre de boa luz para jogar
  • Cinemáticas patetas
  • Detecção de objectos cria vários bugs na imagem
  • Andar com os cartões de realidade aumentada atrás

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Correia

por acaso nunca tive muito interesse nos invizimals. mas sempre gostei da sony fazer assim jogos com estas techs todas xpto

diogo verissimo

nao gosto muito porque quando se quer capturar invizimals alguns tem de se seguir um ruido e eu nao consigo achar de onde vem o ruido

antonio

como encontrar a flor suspensa

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x