Análise – Inazuma Eleven 3 – Lightning Bolt/Bomb Blast

A série RPG de futebol da Level-5 está de volta! Inazuma Eleven é uma das criações mais interessantes do estúdio do nipónico e depois de terem sido lançados alguns jogos desta série, eis que chegam duas versões do mesmo – muito ao género da série Pokémon – com Inazuma Eleven 3: Lightning Bolt e Inazuma Eleven 3: Bomb Blast. As diferenças entre os dois jogos irão centrar-se em alguns aspectos da história no que toca aos antagonistas, não havendo qualquer tipo de mudança na jogabilidade.

Em Inazuma Eleven, Mark Evans e alguns dos seus amigos serão convocados para representar a selecção Japonesa no mundial de futebol. O novo treinador irá juntar os melhores jogadores para participar no mundial o que fará com que velhos conhecidos de Evans sejam convocados. Este choque de várias personalidades dentro da equipa irá levar a alguns dramas e problemas dentro da equipa mas o que vale é que o amor pelo futebol que todos têm em comum fará com que eles consigam ultrapassar grande parte desses. Esses dramas e situações serão vistos também nos vários adversários que iremos encontrar

Inazuma Eleven é um RPG centrado no futebol, ou seja, vamos ter a nossa equipa de futebol onde cada um dos jogadores recebe experiência por cada jogo feito e vão subindo de níveis gradualmente. Enquanto que noutros RPGs os random-encounters são feitos com combates, neste jogo teremos partidas de quatro contra quatro e que variam entre marcar primeiro um golo ou roubar a posse de bola que apesar de funcionarem muito bem, irão por-nos a tirar e a colocar incansavelmente o estilete da consola.

No jogo teremos também jogos de 11 contra 11 e esses serão feitos em ocasiões especiais ou situações em que poderíamos considerar a equipa contrária como um bosse. Nesses já os jogos terão um contador de tempo e vence a que marcar mais golos. Certas regras importantes de um jogo de futebol serão cumpridas como faltas ou foras-de-jogo.

As partidas funcionam de uma maneira bastante simples, onde com o estilete da consola vamos pôr o jogo a andar. Numa vista aérea vamos escolher em tempo real o que fazer com a bola, mover jogadores e quando dois jogadores adversários se cruzam, ou quando há um remate para a baliza, podemos escolher efectuar acções simples até outros especiais. Quanto mais acções o jogador fizer, mais cansado ele fica, por isso será sempre necessário ter jogadores para todas as posições e frescos para entrarem em campo.

O equipamento é também um factor muito importante neste jogo, e poderá ser comprado/apanhado durante o jogo. Vamos então poder equipar os nossos jogadores com equipamento de futebol que melhora o nosso desempenho até a colares e outros adornos que fazem também o mesmo. Os poderes também são importantes para as partidas e para além de poderem ser desenvolvidos automaticamente pelos jogadores, também podem ser comprados para usarmos em quem quisermos.

A nossa equipa não será composta do mesmo número de jogadores desde o início até ao fim, havendo uma vertente de coleccionismo que passo a explicar. Com o decorrer do jogo vamos poder recrutar novos jogadores para a nossa equipa, podendo nem sequer serem convocados, ficarem no banco ou serem usados, e essa recruta será feita através de jogos que vencemos – no qual esses jogadores se oferecem a jogar por nós – até outros métodos como o uso de moedas especiais em máquinas que têm contactos de jogadores. Alguns deles podem ser usados no futuro e serem fundamentais para o nosso jogo, outros nem por isso, mas é interessante tentar descobrir o máximo de jogadores porque quem sabe, poderemos encontrar alguém que seja interessante.

Para os que não saibam, estas duas versões de Inazuma Eleven são conversões da versão DS que foi lançada no Japão, por isso não se admirem do grafismo inferior para um jogo de 3DS. Certamente que muitos fãs ficarão desiludidos por isso, mas na verdade não se torna num impeditivo, visto que mais uma vez a Level-5 apostou em personagens 2D que se movem em cenários 3D. Mesmo assim, se quiserem sempre podem ligar o 3D para o ecrã superior que funcionará.

Estes novos Inazuma Eleven são boas sequelas onde para mim a história consegue ser ainda mais interessante dado ao tema que combina melhor com o desporto, a ida para um mundial de futebol. Um jogo a não perder pelos possuidores de uma 3DS que sejam fãs da série e de RPGs.

Positivo:

  • Tema do mundial encaixa melhor com a modalidade
  • Recruta de jogadores adiciona elementos de coleccionismo
  • Jogabilidade continua a ser intuitiva e viciante…
  • …e que requer uma boa dose de preparação estratégia para um maior sucesso

Negativo:

  • Poucas melhorias quando comparado com os anteriores
  • Versão Nintendo DS convertida para a Nintendo 3DS

pn-muito-bom-2016-3

 

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram