Análise – Gunman Clive 2

gunmanclive2

Gunman Clive 2 é um dos jogos indies que eu mais esperava, sendo um grande fã do primeiro Gunman Clive a fasquia estava algo elevada e os trailers do jogo deixaram-me com água na boca, mas será que a minha sede foi saciada?

Ao contrário do primeiro título da série, Gunman Clive 2 deixa-nos começar o jogo com 1 de 3 personagens possíveis, Gunman Clive o cowboy com a jogabilidade padrão e aquele pelo qual todos devem começar, pois esta nova aventura é bem mais complicada do que a primeira.

gunmanclive 2 2

Miss Johnson está disponível também logo desde o início. Esta personagem tem como vantagem poder flutuar durante uns momentos, esta habilidade é útil em bastantes situações dado que em Gunman Clive 2 os cenários são bastante movimentados.

Finalmente, temos o Chieftain Bob uma nova personagem que se baseia num índio, esta personagem, ao contrário das outras duas, não dispara, em vez disso possui uma lança para ataques a curta distancia, pensemos nesta personagem como o modo difícil ao qual podemos somar a dificuldade que iremos escolher.

gunmanclive 2 3

Gunman Clive 2 tem ainda um bónus para quem o completar, este bónus é um modo de jogo extra idêntico ao que pode ser desbloqueado no primeiro Gunman Clive. Pessoalmente é um dos modos mais divertidos e ridículos que se poderia pedir num jogo.

Musicalmente é um jogo bastante idêntico ao primeiro, e apesar de assentar como uma luva, esta vai perdendo impacto durante a progressão do jogo. Isto acontece porque a banda sonora é muito parecida em todos os níveis, aliás dei por mim a apreciar a banda sonora em apenas dois momentos, os primeiros segundos de cada nível e os Boss, onde esta ajuda bastante ao sentimento de termos pela frente um grande inimigo, por vezes literalmente.

gunman

Enquanto que o primeiro jogo foi construído com níveis na sua maioria estáticos com algumas plataformas móveis e que requeria memorização dos níveis por parte do jogador, Gunman Clive 2 mantém a necessidade da memorização mas, desta vez os níveis são mais dinâmicos. Existem bastantes plataformas em movimento e elementos do próprio nível que são destrutíveis, não por nós, mas que não nos deixam de causar situações muito mais interessantes.

Falando de situações interessantes, como desta vez não temos que salvar nenhuma donzela ou cowboy em perigo, o inimigo aqui é um misterioso Gang que está por todo o mundo e por isso ao longo dos 25 níveis de Gunman Clive 2 iremos percorrer o mundo, desde ninjas a dinossauros iremos encontrar de tudo. Para explicar a transição de uma zona para a outra, Gunman Clive 2 recorre a alguns níveis diferentes do 2D habitual da esquerda para a direita. Estes níveis colocam o herói a cavalo, em cima dum avião etc. existe variedade, durante este nível temos uma visibilidade como se trata-se de uma estrada e temos de nos desviar de vários perigos enquanto tratamos da saúde a alguns inimigos menos sortudos.

gunman clive 2

Tal como em Gunman Clive, os Boss aqui também são as estrelas do jogo. Cada um é único sendo necessário entender o padrão de movimento para que tenhamos hipóteses de o derrotar. No entanto se escolherem o modo difícil preparem-se, pois estes são impiedosos e capazes de nos derrotarem em apenas 2 ou 3 golpes. Dou destaque ao último Boss que me deixou com uma grande satisfação quando o derrotei.

Existem também algumas secções do jogo onde algumas mecânicas únicas a esse nível não nos são explicadas, sendo preciso recorrer a tentativa erro até perceber como funciona. Estas secções podem tornar-se irritantes a principio pois por vezes os controlos não são tão óbvios quanto dão a entender.

gunmanclive24

Como também já puderam ver pelas imagens, Gunman Clive 2, tal como o seu antecessor, destaca-se pelo visual. O ambiente e as personagens aprecem ter sido desenhados à mão e as cores utilizadas estão sempre em harmonia. O 3D está bem implementado e dá um certo charme a alguns momentos da aventura.

Com um segundo jogo claramente melhor que o primeiro, onde existe um maior ênfase quer a nível visual quer ao nível da jogabilidade, Gunam Clive 2 é obrigatório para todos os que gostem de um bom jogo de plataformas em 2D. A melhor parte é que é se trata de um jogo com um preço baixo e proporciona horas de diversão se bem espremido, algo que não será complicado para fãs de plataformas.

Positivo

  • Diferentes personagens proporcionam diferentes maneiras de jogarpn-recomendado-ana
  • Níveis bem desenhados
  • Desafiante
  • 3D está bem empregue
  • Lutas contra os Boss são memoráveis e interessantes
  • 25 níveis bastante diferentes entre si
  • Pode ser repetido várias vezes sem ficar cansativo
  • Apresentação bastante apelativa

Negativo

  • Por vezes a banda sonora não se destaca
  • Algumas secções poderiam beneficiar de uma explicação prévia das mecânicas

placa excelente4

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram