Análise – Golden Sun

golden-sun-wii-u-ana-pn_00001

Para um fã de RPG como eu, sempre desejei poder jogar algo como um Final Fantasy em 3D em qualquer lado, mas claro, as portáteis da altura não eram suficientemente poderosas para fazer algo em 3D, isto pelo menos até Golden Sun…mais ou menos.

Para a altura em que foi lançado, Golden Sun era um RPG altamente revolucionário, não por fazer coisas inovadoras, mas por ser o RPG portátil mais próximo de uma coisa em 3D. Gastei quase uma centena de horas no meu Game Boy Advance com este jogo (imaginem a quantidade de pilhas), por isso estava cheio de vontade de rever este clássico. Quase 15 anos volvidos, será que Golden Sun resistiu à passagem do tempo e consegue estar entre os recomendados da Virtual Console da Wii U?

golden-sun-wii-u-ana-pn_00005

Golden Sun mistura Alquimia com energia espiritual (Psynergy), a qual os seus alunos, conhecidos por Adepts, podem usar. No meio do conflicto da Alquimia está a aldeia de Vale, uma aldeia pacata na encosta de uma montanha mística onde vivem os heróis da história. Após um evento traumático, Issac, Jenna e Garet resolvem estudar estas habilidades para poderem ser mais fortes.

A história cresce a pouco e pouco para algo maior, e Golden Sun tem várias surpresas preparadas para que nunca o jogou na altura em que foi lançado.

golden-sun-wii-u-ana-pn_00007

Golden Sun permite que explorem uma região enorme com dois continentes e várias zonas. Fora dos combates, existem vários puzzles que podem ser resolvidos com a Psynergy, como arrastar troncos para criar caminhos ou queimar plantas que encontram pelo caminho. A início é um sistema bastante apelativo, mas que se torna aborrecido em puzzles mais complexos por causa de algumas animações mais demoradas.

Os combates surgem de forma aleatória, e decorrem num sistema de turnos à moda antiga. Hoje o sistema pseudo 3D dos combates pode parecer extremamente datado, mas na altura era do melhor no que tocava a RPG do género. As Psynergy tinham as suas próprias utilizações e cada personagem pode equipar um ou mais Djinn, criaturas que podiam ser invocadas em números distintos para criar pequenos ou grandes ataques cinemáticos que dão ainda mais dano.

golden-sun-wii-u-ana-pn_00003

Apesar de ser um dos jogos do Game Boy Advance com melhor visual, os gráficos de Golden Sun não ficam lá muito bem em ecrãs maiores que os da consola original. A imagem fica bastante pixelizada, especialmente nos combates e no mapa mundo. Claro que estou a exagerar um pouco, mas sim, nem mesmo com o suavizador de gráficos da Wii U a coisa fica muito famosa. A banda sonora por seu lado continua a ser fantástica, mesmo com as limitações que a consola tinha na altura.

Felizmente, não é só de gráficos que vive Golden Sun. Estamos a aqui a falar de um dos melhores RPG da sua geração e um dos melhores lançados numa portátil até hoje, fazendo frente a muitos RPG lançados nas consolas caseiras.

golden-sun-wii-u-ana-pn_00004

Se querem um RPG de grande qualidade e Mario e Luigi Superstar Saga não é bem aquilo que esperam de um RPG, então Golden Sun é mais um jogo obrigatório da era GBA para a vossa Wii U.

Positivo:

  • Um RPG de alto gabaritopn-recomendado-ana
  • Combates por turnos clássicos
  • História envolvente
  • Secções de puzzles no mundo de jogo
  • Banda sonora

Negativo:

  • Visual perde muito quando esticado
  • Não podem continuar a história enquanto Lost Age não for lançado

placa excelente4

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram