Análise – Ghosts n Goblins Resurrection

Sempre que se fala em jogos antigos difíceis, a série Ghosts n Goblins aparece muitas vezes na mente dos jogadores mais antigos. Esta série da Capcom era altamente punitiva independentemente da versão ou capítulo que se jogou e agora passados mais de dez anos, chega um novo jogo, Ghosts n Goblins Resurrection. Trazendo a jogabilidade frenética de antigamente e elementos mais modernos, vamos ver como se encontra este novo jogo.

Para começar, um dos aspectos que eu achei que se manteve inalterado e poderia ter tido algumas adições é a jogabilidade e a maneira como Arthur se mexe pelo ecrã. A Capcom esforçou-se para conseguir transportar de uma maneira inteiramente idêntica a maneira como o nosso protagonista se mexe no ecrã e este factor é importante para toda a maneira como o jogo se desenrola. Arthur pode saltar, correr de um lado para o outro e até disparar em quatro direcções, mas até certo ponto sentimo-nos limitados.

As nossas armas irão desempenhar um papel fundamental neste jogo, pelo que temos ao nosso dispor equipamentos como lanças, facas, martelos e não só. Todos elas desempenham o seu papel e possuem um tipo de ataque diferente, como é o caso das facas que percorrem o cenário horizontalmente, água benta que cria um rasto pelo chão ou o martelo que consegue chegar ao céu.

Para complementar estas limitações temos ao nosso dispor a Umbral Tree. Espalhados pelos vários estão um tipo de insecto chamado Umbral Bee e que nos darão pontos para gastarmos na nossa Umbral Tree. Este aspecto do jogo permite que Arthur consiga invocar vários encantamentos pelo jogo que serão úteis para a nossa progressão. Desde trovões, ataques de fogo, congelar inimigos ou até aumentar a velocidade de Arthur. Fica ao nosso critério apostar em magias ou em habilidades para o protagonista, mas este é sem dúvida uma boa aposta para tornar a nossa vida mais fácil.

Não se deixem enganar por todas estas ajudas, Ghosts and Goblins é um jogo que continua a fazer jus à palavra “difícil”. Todo o posicionamento e quantidade dos inimigos tornam a nossa tarefa de atravessar os níveis altamente sufocante e complicada. Invocando entidades do passado, os inimigos antigos estarão adaptados a esta nova experiência e oferecem um estilo de ataque bastante distinto, seja pelo chão, através de projéteis ou até pelo céu. É impossível parar para pensar neste jogo, visto estarmos constantemente a ser bombardeados por inimigos dos vários lados do cenário.

Mesmo assim a nossa tarefa de atravessar pelos níveis será facilitado até certo ponto para conseguirmos ter alguma chance de acabar o jogo. Desde checkpoints que nos permitem continuar numa parte avançada, até à capacidade de poder aumentar as vezes que podemos ser atingidos. Este tipo de dificuldade pode ser ajustada ao nosso gosto e poderá tornar o jogo super acessível até praticamente impossível.

Apesar da jogabilidade manter uma apresentação em 2D, tudo o que estava inserido nos jogos anteriores foi redesenhado por forma a ficar mais apelativo para a vista. Os inimigos e personagens continuam a ser facilmente reconhecidos e o mesmo se pode dizer sobre os cenários. Por falar em cenários, o tema de cores ajusta-se bastante bem aos vários níveis que iremos atravessar e todo este trabalho torna a nossa aventura mais variada. A banda sonora está também muito boa e as músicas são rapidamente reconhecidas pelos fãs mais antigos.

Saio surpreendido por este Ghosts n Goblins Resurrection, uma versão adaptada de um jogo que era muito adorado. A Capcom tomou as melhores decisões em tornar o jogo mais acessível para os jogadores menos pacientes mas também para oferecer um bom desafio para aqueles que gostariam de novamente levar uma boa tareia da série Ghosts n Goblins. Este jogo não é nem de perto uma revolução, mas é um bom passo em frente nesta série que pode agora explorar ainda mais.

Se gostam de jogos de plataformas e de uma aventura com uma vibe bastante retro, Ghosts n Goblins Resurrection é um bom jogo para vocês. Este é um jogo bastante competente em vários aspectos, inclusive no divertimento e desafio.

Positivo:

  • Um excelente regersso desta série
  • Jogabilidade desafiante e bem trabalhada
  • Ajuste na dificuldade
  • Grafismo e toda a apresentação

Negativo:

  • Podia ter apostado em novos modos e ideias

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x