Análise – Gears Tactics

Gears of War é uma das séries mais adoradas do universo Xbox e tal como aconteceu com Halo, teve um spin-off no formato jogo de estratégia. Dada à natureza da jogabilidade da série original, uma adaptação para este novo estilo seria uma tarefa bastante fácil e com séries bastante conhecidas como XCOM a abrirem os horizontes dos jogadores para este tipo de estilos, o timing até foi correcto para anunciar um jogo do género.

Para a produção deste novo jogo a The Coalition trabalhou com a Splash Damage, estúdio que já se envolveu na série Halo e Gears no passado, por forma a conseguirem conceber este projecto. Pegaram então nos conceitos principais de um jogo de estratégia por turnos e inseriram-no no mundo Gears e nos seus elementos únicos.

Gears Tactics volta ao início da história e segue os eventos do Emergence Day, o dia em que os Locust subiram à superfície da terra para invadir e destruir os seres humanos. Sendo assim vamos ter um elenco de personagens novas com as suas motivações. Vamos ter outro tipo de personagens secundárias que podem ser recrutadas ao longo do jogo mas com o conhecido permadeath que costuma estar inserido neste formato de estratégia, ou seja, elas desaparecem permanentemente se forem eliminadas em combate.

O jogo adoptou um estilo de estratégia por turnos, no qual iremos efectuar as nossas acções e passar a vez aos inimigos para que eles efectuem as suas acções. No geral toda a mecânica encontra-se bem trabalhada e equilibrada, onde um jogo que parece controlado e fácil, pode virar do avesso com um simples mau cálculo ou numa jogada mais descuidada. Neste caso teremos de usar cuidadosamente as acções de ataque, defesa ou até de overwatch.

Temos várias maneiras de abordar as missões que nos são dadas, seja de uma maneira mais bruta ou cerebral, mas tudo isso irá depender do nosso estilo de jogo e do tipo de classes que iremos usar. O jogo oferece subtilmente dicas para dar a entender ao jogador a abordagem necessária para as missões e isso é sempre bem vindo. Para evitar que se crie uma certa monotonia no estilo de jogo, teremos vários tipos de missões que irão aparecer gradualmente, seja de resgate de reféns, king of the hill ou então eliminar completamente os inimigos do ecrã.

A incorporação de vários elementos da série Gears também encaixam que nem uma luva neste jogo, tal como é o caso de ficar down a sangrar no chão e a necessidade de um colega ir curá-lo. O uso da serra na Lancer Rifle faz o gosto dos fãs com um combate corpo-a-corpo e os finishers a inimigos que estão no chão continuam a ser deliciosos de se ver. Continuamos a precisar de usar granadas para fechar os Emergence Holes de onde os Locust saem e atacam, e todos esses detalhes estão muito bem incorporados.

A personalização e evolução de personagens é também um dos elementos mais importantes do jogo. Cada personagem principal tem uma skill tree que aumenta e melhora vários aspectos da personagem em questão e como devem imaginar, podemos moldá-las à nossa vontade. A aparência é também personalizável no qual poderemos alterar vários aspectos da armadura, skins para as armas e não só. Para além das personagens principais temos a capacidade de recrutar outros soldados que podem ser personalizados desde ao nome até aos traços físicos.

É inevitável as comparações, mas quando olhamos para títulos como XCOM ou SteamWorld Heist, vemos que este jogo deixa um pouco a desejar no que toca a novidades e conteúdo. Toda a gestão ou exploração é bastante fraca quando comparada com outro jogos, havendo demasiado enfoque nos combates que mesmo assim não são altamente inovadores. Não desvalorizando o projecto no geral, mas continuo a achar que devia ter havido um maior enfoque nesse sentido para se destacar.

A apresentação é um dos pontos mais fortes neste novo Gears Tactics, e que neste projecto temos à nossa frente uma boa representação do mundo Gears e de toda a guerra que estão a atravessar. A atenção aos detalhes está bem conseguida, cada detalhe de destruição, violência gráfica e até símbolos da série Gears estão fielmente reproduzidos neste jogo. Alguns aspectos como nevoeiro, fumos a até explosões estão muito bem feitas.

Gears Tactics é um projecto que joga pelo seguro apostando em fórmulas que têm dado frutos noutras séries mas que fica demasiado preso nesses moldes. Não deixa de ser um bom jogo dentro daquilo que já foi lançado, mas deixa a desejar no que toca a novidades e até melhorias. Mesmo assim não se deixem enganar, esta é uma boa maneira de passarmos umas quantas horas a mergulhar no universo Gears.

Se gostam de jogos de estratégia ao estilo XCOM e têm um fraquinho pela série Gears of War, então este é um jogo a não perder pelos fãs. É um projecto positivo que tem de tudo para crescer e singrar no futuro.

Positivo:

  • Bom aproveitamento de detalhes da série
  • Apresentação muito boa
  • Interface de combate bastante intuitiva e bem desenhada

Negativo:

  • Aposta pouco dentro género
  • Mistura de personagens com permadeath e imortais retira alguma pressão

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram