Análise – Gardening Mama: Forest Friends

gardening-mama-forest-friends-screenshot-0-pn

No momento em que entrei na equipa do PróximoNível, já estava a contar em lidar com algum género de praxe por ser o novato do sítio. Essa praxe veio no formato de Gardening Mama: Forest Friends para a 3DS. Para minha surpresa, a experiência não foi tão desagradável como eu esperava. Pelo menos inicialmente.

É relevante mencionar que nunca joguei nenhum jogo desta série. Eu nunca aprendi a cozinhar com a Mama, nem acampar ou fazer artesanato, e muito menos cuidar de bebés. Portanto esta análise vai ser do ponto de vista de um infeliz que nunca recebeu um “Wow! Even better than Mama” durante toda a sua vida.

gardening-mama-forest-friends-screenshot-014-pn

Gardening Mama: Forest Friends é, na verdade, uma sequela de Gardening Mama que saiu na Nintendo DS em 2009, e por alguma razão desconhecida, optaram por retirar o ‘2’ do título na versão europeia. O jogo apresenta 3 modos, ‘Tend the plants‘, ‘Help out‘ e ‘Take photos‘, sendo o primeiro onde passam a maioria do tempo.

O objetivo do jogo é cultivar plantas e ajudar animais antropomórficos a prosperar nos seus negócios. Todos os dias no jogo, um dos animais pede um certo número de flores, fruta ou legumes para entregar. Os pedidos aparentam ter um prazo, mas mesmo que façam a entrega em 5 dias ou no próximo ano, parece ser indiferente. Assim que cumprirem o pedido, a sua loja começa a receber mais clientes, cujo o número vai decrescendo à medida que os dias passam.

gardening-mama-forest-friends-screenshot-013-pn

Para receber novas plantas para cultivar, têm que cumprir os pedidos que recebem através de cartas de amigos e familiares , e é aqui que os mini-jogos entram em ação. Existem cerca de 50 mini-jogos para fazer, uns mais interessantes do que outros, que recorrem ao uso do ecrã tátil de diferentes maneiras.

No entanto, nem todos os mini-jogos envolvem jardinagem de todo, havendo situações onde chegam ao ponto de ir de avião para visitar uma amiga apenas para aspirar o chão ou estender a roupa. Também seria bem-vindo uma opção para recomeçar o mini-jogo do início, pois se quiserem ter uma medalha de ouro e falharem logo no início, têm que fazer tudo até ao fim para voltar a tentar.

Quanto à cultivação em si, se a realidade correspondesse a esta parte do jogo, jardinagem seria a atividade mais fácil do mundo. Após semearem algo, basta regar com a quantia certa de água durante uns dias, e têm as plantas pronta para colher e guardar no celeiro. E não importa quanto tempo ficam guardadas no celeiro, aquilo nunca vai apodrecer. Talvez a Mama seja uma mestre da conservação alimentar, a mulher faz mesmo tudo.

gardening-mama-forest-friends-screenshot-012-pn

No fim de cada dia, recebem pontos de jardinagem, que permitem aumentar a área do jardim por cada nível alcançado, e bilhetes de compra, caso tenham cumprido algum pedido dos animais nesse mesmo dia. Estes bilhetes são usados na loja do jogo onde podem comprar diversos acessórios para decorar o vosso jardim de diferentes maneiras. Mas uma vez que estes acessórios não têm nenhum benefício ou uso prático, eu acabei por não comprar nada, chegando ao ponto de ficar com a carteira cheia de bilhetes por usar.

Talvez por ignorar completamente esta vertente é que Gardening Mama torna-se rapidamente repetitivo. Apesar de haver sempre algo para fazer e puder avançar para o dia seguinte a qualquer momento, a rotina é sempre a mesma: receber um pedido, fazer um mini-jogo, tratar das plantas, repetir. Há algumas ocasiões que tentam quebrar a monotonia, em que uma planta fica murcha ou o jardim fica infestado de cogumelos. Também pode surgir um sorteio onde podem usar bilhetes especiais para concorrer e receber acessórios especiais para o jardim.

gardening-mama-forest-friends-screenshot-006-pn

Passado algum tempo a jogar, cheguei à conclusão de que Gardening Mama não aparenta ter fim. Eu obtive todas as flores, vegetais e frutas do jogo, tive medalha de ouro em todos os mini-jogos, alcancei o nível máximo do meu jardim e das lojas, até a Mama disse que estava impressionada e cheguei a comprar tudo o que havia para comprar na loja só porque sim. E o jogo simplesmente continua, todos os dias com mais pedidos e plantas para cultivar.

Depois há ocasiões que me deixaram um pouco perplexo e com a estranha sensação de que o jogo possa ter sido lançado cedo demais: porque é que os animais esperam 6 dias inteiros até fazerem um novo pedido quando a loja está sem clientes? Porque é que as setas em forma de coração que deviam servir para navegar pelo jardim não funcionam? Porque é que os animais se denominam “amigos da floresta” quando as suas lojas podem atingir dimensões de centros comerciais? Porque é que as letras ‘g’, ‘j’, ‘p’ e ‘q’ ficam desalinhadas do resto do texto? Porque é que um pastor alemão que vende mobília pede mais vezes flores do que madeira, para fazer sacos, espelhos e chaleiras?

Não vou negar que houveram momentos genuínos em que me diverti a jogar Gardening Mama: Forest Friends, já que gerir um jardim e obter novas plantas para cultivar pode ser bastante viciante. Mas essa diversão transforma-se rapidamente numa experiência vazia e superficial cuja a única finalidade é matar tempo. A não ser que adoram passar horas a decorar um jardim, há opções melhores.

Positivo:
  • Dezenas de mini-jogos
  • Bom ritmo
  • Decorar o jardim com pinguins
Negativo:
  • Monotonia instala-se em poucos horas
  • Sensação de que o jogo foi lançado cedo de mais
  • Tomate é um fruto, não é um legume!

razoavel-oficial-an-pn-img

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Correia

http://i.gyazo.com/13c80f48be044077b69cacf409a4a847.png

haha! fizeste-me lembrar quando joguei um RPG Mobile e isto aconteceu:comment image?oh=20c674d4ba272619a2ce95ec9457d257&oe=557570A3&__gda__=1433857674_197f4133950bc68212c9f48c2d7dffb5

Kanudo

O melhor elemento de um criador de personagens de sempre!

Matsuka

Novato, mas a fazer um bom trabalho :).

E as fotos… xDDD

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x