Exoprimal é muitas coisas num só. É ao mesmo tempo o seu maior inimigo e o seu maior aliado e ao contrário do que aparenta ser nas primeiras horas, é mais do que um multijogador online feito para copiar Overwatch ou outros jogos do género, mas usa muitas destas ideias como porta de entrada, acabando por esconder os seus melhores conteúdos apenas para quem for mais dedicado.
Exoprimal não foi uma análise fácil. O primeiro impacto foi simplesmente “okay”, no derradeiro sentido da palavra. Tudo o que aqui existe já foi visto em outros jogos, tirando o facto de estarem a chover dinossauros do céu num mundo futurista. A história, igualmente pateta, também deixa algumas dúvidas se vale a pena continuar a investir no jogo, por isso acabei por o deixar marinar uns dias enquanto jogava outras coisas.
O meu regresso a Exoprimal foi mais forçado, pois era preciso continuar a jogar para esta análise e de um momento para o outro, algo mudou, o jogo fez um click e começou a fazer sentido. Fazer as missões de escolta ao estilo Overwatch e lutar contra outras equipas tem piada, mas Exoprimal começa a evoluir à medida que jogamos e o melhor conteúdo começa a aparecer nas suas fases mais avançadas onde temos de cooperar mais do que competir.
Não nos enganemos, Exoprimal é um jogo liveservice e a ideia é continuar a jogar para desbloquear mais conteúdo para equipar as nossas classes de lutadores com fatos e danças (entre outras coisas), porém, tirando o seu Premium Pass que é efectivamente pago com dinheiro real, existe aqui muita coisa que nos é dada à medida que jogamos e não encontrei nada que fosse um gerador de desiquilibrio.
Tal como nos outros jogos do género, cada classe representa uma forma de jogar, mas em vez de ser essencialmente focado no PVP, existe aqui muito PVE com foco nos dinossauros. A ideia é concluir objectivos antes da outra equipa e ser os mais rápidos para ganhar. Em alguns momentos o cenário pode acabar em confrontos directos com outros jogadores, o que faz com que cada classe tenha duas camadas de eficácia que temos de medir, uma contra os dinos e outra contra os outros jogadores.
Por isso mesmo existem classes como o tanque, o healer, o assassino, etc. Por isso mesmo, em muitos casos, Exoprimal pode parecer quase um filho entre Dynasty Warriors, Anthem e Warframe quando olham para toda a confusão que está a acontecer no ecrã. Como é óbvio, cada classe e especialização é bastante óbvia para o tipo de jogador que preferir os seus estilos de acção.
Visualmente, Exoprimal não é espetacular, mas é de aplaudir a forma como tenta manter a sua fluídez e visual no meio de luzes, explosões e dinossauros a voar por todos os lados. Como é óbvio, o detalhe é muito mais sólido nas cinemáticas e quando a acção está mais parada, mas no global, não é nada mau. A banda sonora é o típico do género, com músicas épicas cheias de guitarras e muita adrenalina. As vozes são positivas nos diálogos e cumprem o seu objectivo.
Exoprimal uma vertente muito própria do Hero Shooter que tem estado tanto em voga e que não me supreende nada que tenha sido feito pela Capcom. A forma algo confusa como o jogo foi concebido para adaptar coisas como monetização e battle pass não casa totalmente com os grandes sucessos da companhia que procuram uma abordagem mais amiga do consumidor, daí o sucesso e retorno que têm tido com os seus jogos.
De qualquer forma, existe aqui muito ADN Capcom e isso dá para ver à medida que insistimos em Exoprimal. Esse é também o seu maior problema, é repetitivo a início e quando começa a ficar cada vez melhor, vemos que lhe falta mais conteúdo para manter o ritmo (especialmente o seu modo Horda que irá chegar mais tarde).
É fácil ver que já se está a gerar alguma comunidade em redor de Exoprimal e que houve quem teve capacidade de resistir às primeiras horas. Porém, o futuro do jogo ainda está por decidir. Caso tenham interesse nele, só irão ser recompensados se dedicarem a ele.
Positivo:
- Classes interessantes
- Centenas de dinossauros
- Lutas contra bosses
- Recompensas recorrentes
- Jogar com uma boa equipa aumenta imenso a diversão
Negativo:
- Premium Pass num jogo pago
- Muito melhor em PVE
- Precisava de mais conteúdo no lançamento
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