Análise – Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan

Tal como acontece com os jogos de acção, puzzle, desporto e muitos outros, também os RPG surgem em vários formatos e feitios, com experiências sociais, acção pura ou combates por turnos.

Etrian Odyssey é um dos RPG da velha guarda ao estilo Dungeon Crawler, ou seja, a exploração de cenários na primeira pessoa com recurso a combates aleatórios por turnos.

Para muitos, este género é um dos principais responsáveis pela queda dos RPG clássicos por turnos (altamente produzidos no Japão). Curiosamente, Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan consegue lembrar bem o quão bons eram esses tempos, mesmo que continue a ser tão duro como um rochedo.

Com este quarto episódio, pouca coisa mudou, mas a Atlus resolveu que estava na altura de tornar a série mais acessível. Este pensamento costuma dizimar jogos, mas a forma adoptada foi a mais correcta, existindo agora uma escolha de dificuldade ao estilo de Fire Emblem Awakening que suaviza a dificuldade e não oferece um ecrã de Game Over quando morrem. Podem assim escolher qual a vossa forma preferida.

Passando então para a história…este é um dos elementos que podem esquecer. A história de Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan não é o melhor aspecto do jogo e tirando algumas personagens e diálogos carismáticos, são raras as vezes que vão sentir o chamamento da mesma, isto porque não é nada de especial e serve apenas como um motivo e fio condutor.

Aquilo que vos incentiva a continuar é a jogabilidade e evolução da vossa equipa. Quando começa o jogo, criam a vossa Guilda assim como os membros de cada classe que queiram usar. Por vezes, vão encontrar personagens que se juntam à vossa causa, mas na maioria dos casos, preferi muito mais dar uso às minhas personagens personalizadas com os nomes escolhidos por mim.

Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan está dividido por regiões onde podem encontrar cidades, masmorras e um mapa mundo para explorar com a vossa Airship (barco voador). O mapa mundo está isento de confrontos aleatórios, mas continua a ter vários inimigos no mapa, assim como missões alternativas e alimentos para recolher.

Já nas masmorras (que não são necessariamente cavernas ou prisões) é que vão travar combates aleatórios contra todo o tipo de criaturas, desde tatus ou gafanhotos até ursos violentos. Estas masmorras são todas exploradas na primeira pessoa e os combates surgem da mesma forma, com os inimigos presentes em frente. Este sistema de exploração é realmente antigo, mas ainda funciona bem em Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan, só sendo uma pena o facto da personagem avançar um painel de cada vez o que parece que o movimento é feito aos soluços.

Ao bom estilo dos jogos deste género Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan consegue durar bem mais de 50 horas de jogo (já ia em 62 quando escrevi esta análise) por isso os veteranos do género vão sentir que gastaram bem aqui o seu dinheiro.

Apesar de ter origens na Nintendo DS, a passagem para a Nintendo 3DS não evoluiu por demais o visual de Etrian Odyssey. Os inimigos tem bons modelos e os desenhos das personagens são bastante bons. Tirando isso, tanto mapa o mundo como o interior das masmorras são bastante pixelizados e batsante repetitivos, fazendo lembrar um jogo de Nintendo DS.

A banda sonora em si é bastante boa e engloba algumas músicas com tom épico, intercaladas por outras bastante calmas e alegres que não acompanham tão bem a dificuldade e perigo de certas zonas. Infelizmente não existem diálogos falados o que é uma pena.

Etrian Odyssey 4 Legends of the Titan é um grande RPG à moda antiga, assim sendo podem contar com uma dificuldade impiedosa, uma história com pouco sumo e muitas horas de combates aleatórios. Se isso é coisa que vos agrada, então este é o RPG ideal para a vossa Nintendo 3DS.

Positivo:

  • RPG por turnos à moda antiga
  • Introdução de dificuldade menos punitiva
  • Jogabilidade sólida
  • Criação e personalização da equipa
  • Boa banda sonora

Negativo:

  • Picos de dificuldade extrema
  • História existe porque sim
  • Visual dos cenários ao nível da Nintendo DS
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x