Análise – Dustforce

dustforce-ana-pn_00011

Tendo começado a sua campanha no PC há mais de dois anos, é espantoso quanto tempo Dustforce demorou até chegar às consolas.

A Capcom resolveu apoiar a Hitbox Team e Fevereiro de 2014 vê Dustforce chegar à PS3, PS Vita e Xbox 360. Será que este jogo ainda consegue o seu lugar nas consolas mesmo depois desta longa demora?

dustforce-ana-pn_00008

Dustforce é um jogo de plataformas em 2D na senda de jogos como Super Meat Boy. Aqui jogam no papel de um funcionário das limpezas que precisa de limpar os muitos cenários do jogo.

Apesar da temática parece aborrecida, Dustforce está bem longe de ser chato, afinal este combina plataformas, exploração, timing e combate de uma forma obsessiva e muito divertida.

dustforce-ana-pn_00005

O objectivo em cada cenário é o de chegar ao final, limpando a sujidade que encontram pelo chão, paredes ou tecto, superfícies onde a personagem consegue caminhar ou usar habilidades para o fazer. Cada personagem tem as suas próprias habilidades especiais, mas todos conseguem atacar os inimigos que aparecem e realizar verdadeiras habilidades de Ninja que destoem todos os inimigos que estejam nas redondezas.

Podem contar com cenários mais virados para exploração a início, mas à medida que avançam no jogo, vão chegar a cenários que são verdadeiros quebra-cabeças, onde não só precisam de ser rápidos, como precisos. Em certos casos, Dustforce mais parece um coreografia digital do que um jogo de plataformas e uma boa passagem por um cenário, quase parece um vídeo jogado pelo computador.

dustforce-ana-pn_00003

Claro que qualquer um pode acabar o jogo em algumas horas, mas a construção do jogo está mais virada para os perfeccionistas, aqueles que querem competir nos quadros de classificações online com as melhores pontuações e tempos, algo que o próprio jogo incentiva a fazer com medidores de pontuação e tempo sempre presentes no ecrã.

Dustforce encaixa muito bem nas consolas e a jogabilidade serve que nem uma luva aos comandos. Além disso, podem jogar com até mais três pessoas, o que é uma mais valia para juntar os amigos, seja online ou localmente.

dustforce-ana-pn_00009

Apesar de ser um jogo Indie, não é por isso que Dustforce não consegue deixar uma marca a nível visual. O seu desenho e traço minimalista é bastante interessante e a variedade de cenários é positiva, com temas bastante dispersos que mantêm vivo o factor novidade.

Mas para mim, mais do que o visual, é a banda sonora de Dustforce que me prendeu. A música criada pelos Lifeformed é pura e simplesmente fantástica e passou até a ser das minhas bandas sonoras de eleição para ouvir no dia-a-dia.

Dustforce é um jogo bastante divertido que vos dá toda a liberdade para escolher a forma como o abordam. É um jogo de plataformas na sua essência e um jogo perfeccionista por natureza, por isso se gostam de desafios, este é um jogo que merece a vossa atenção.

Positivo:

  • Plataformas com precisão
  • Cenários variados
  • Jogabilidade rápida e desafiante
  • Ambiente do mundo de jogo
  • Banda sonora soberba

Negativo:

  • Algumas imprecisões ocasionais nos saltos
  • Exige perfeccionismo
  • Curto para quem não queira completar a 100%

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x