Análise – Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara

dd-chronicles-of-mystara-rev-top-pn

Dungeons and Dragons é uma marca altamente conhecida pelo universo gaming e não só. O RPG onde vários amigos ou conhecidos se juntavam para participar numa aventura cheia de fantasia com dados à mistura tornou-se altamente popular dando aso a vários videojogos alguns anos mais tarde. Algumas séries tiveram um impacto gigantesco no panorama dos RPG videojogaáveis como Baldur’s Gate ou Neverwinter Nights. As arcadas também tiveram direito a jogos baseados na marca, como é o caso do seguinte que vamos falar, Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara para a Wii U.

Na verdade, esta versão HD mistura os jogos Shadow of Mystara e Tower of Doom, e foi um dos títulos que se destacou bastante da vasta lista de jogos de grande qualidade que a Capcom lançou para as arcadas. Foi também um de dois que lançou da série Dungeons & Dragons, sendo o segundo chamado Dungeons & Dragons: Tower of Doom e que receberá uma versão HD em breve.

dd-chronicles-of-mystara-rev-5-pn

Ambos os jogos misturam elementos Beat’em Up com RPG fazendo um bom cruzamento entre um género muito conhecido das arcadas mas trazendo a mecânica fundamental da série Dungeons & Dragons. Com o percorrer dos cenários vamos derrotar os vários inimigos que vão aparecendo no ecrã e as vitórias que conseguimos irão aumentar a nossa experiência. Desde os mais pequenos mobs até monstros maiores, todos os eles dão-nos experiência bem como largam algum dinheiro para gastarmos no final do cenário.

A mecânica de combate está bastante simples, com as várias acções como saltar, atacar e as combinações são fáceis de efectuar, bem como a possibilidade de fazermos ataques/movimentos mais elaborados com o girar do d-pad como um jogo de luta – neste caso em Shadow over Mystara.  Outras opções mais complexas como navegar rapidamente na nossa lista de items para usar poderão atrasar um bocado a experiência.

dd-chronicles-of-mystara-rev-4-pn

Se gostam de caminhos alternativos, estes dois jogos dão-vos a possibilidade de fazer escolhas em certas alturas. Escolhas simples como ajudar um habitante o que nos levará a explorar uma nova caverna cheia de perigos mas existe também a chance de aumentar a nossa experiência e apanhar mais dinheiro. Se não querem arriscar, poderão simplesmente ignorar essas ajudas, acabar o nível e ir para a cidade mais próxima para gastar o dinheiro com novas armas e cura para as nossas feridas.

Para além da experiência que fortalece de uma maneira natural a nossa personagem, as nossas armas são também um elemento muito importante para a nossa viagem. Com o decorrer do tempo vamos poder aumentar o nosso arsenal com melhores armas e não só, mas também podemos encontrar novas armas e artefactos com o derrotar de um mob. Não vamos ficar cingidos a ataques com uma única arma, sendo possível trazer outro tipo de projécteis como martelos, pequenas facas, arco e flecha até usar magia.

dd-chronicles-of-mystara-rev-3-pn

As diferenças entre Shadow over Mystara e Tower of Doom não são assim muito gritantes. Ambos os jogos são idênticos havendo uma diferença em termos de personagens jogáveis, algumas nuances na jogabilidade e os cenários serem completamente diferentes. Nunca joguei as versões arcade, mas a acessibilidade e a mecânica de jogo balançada nesta versão deixou-me a desejar por mais destes remasters HD. Jogado com mais gente é um regalo e os achievements internos do jogo são um complemento que ajudam bastante até durante o jogo.

Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara é uma excelente oportunidade para experimentar Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara e Dungeons & Dragons: Tower of Doom. Estes dois apresentam-se com uma qualidade impressionante e estão adequados para os fãs. Os que conhecem estes dois jogos de longe, ficam aconselhados a experimentar esta compilação.

Positivo

  • Sistema de combate
  • Elementos RPG
  • Port excelente
  • Dois jogos em um

Negativo

  • Continues infinitas retiram alguma magia do jogo
  • Interface de items poderá prejudicar combates
  • Mortes estranhas

pn-bom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram