Desde que Dengeki Bunko: Fighting Climax saiu no Japão há um ano atrás, eu tenho torcido para que chegasse à Europa e aos EUA. Ora esse dia finalmente chegou, e posso dizer que a espera valeu a pena.
Dengeki Bunko é uma revista que publica Light Novels e pertence à Ascii Media Works. Muitas das Light Novels publicadas pela Dengeki Bunko têm vindo a ter bastante sucesso e são consideradas fantásticas, como Golden Time, Toradora!, Sword Art Online, Accel World, Sakurasou no Pet na Kanojo entre outras.
Muitos dos personagens principais destas obras juntam forças em Dengeki Bunko: Fighting Climax, numa espécie de cross-over para salvar não só o seu próprio universo, como o dos seus companheiros de batalha.
A história consiste em travar Zetsumu, o vilão que quer sugar todos os universos. As interacções entre as personagens são dinâmicas, divertidas e a história é interessante. Tudo isto e a esperança que transmitem ao jogador incentivam-no a continuar a lutar e a não desistir, além de que Dengeki Bunko transmite uma mensagem importante e carismática para seguirem os vossos sonhos, uma das razões que me faz gostar tanto da história.
Se gostam e conhecem Light Novels ou até adaptações destas a anime, vão reconhecer a maioria das personagens do jogo. Apesar disso há personagens novas como Denshin, uma entidade superior que invoca o personagem escolhido pelo jogador com o objectivo de salvar todos os universos e Zetsumu, o vilão monstruoso que quer consumir tudo.
Há alguns modos extra como o Survival, Time Attack e Dream Duel, bastantes troféus e personagens por desbloquear.
Fiquei bastante contente por poder jogar com a Asuna de Sword Art Online, já que é uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos e tenho bastante carinho por ela. A aparência dela neste jogo é a que tem na Light Novel, muito similar à que adquire na adaptação a Anime de SAO e os ataques fazem justiça à personagem.
Gostei de jogar com Kirito (também de SAO), apesar dos ataques dele serem um pouco”OP“, e também com Taiga de Toradora! e Tomoka de Ro-Kyu-Bu (tão adorável!).
Infelizmente, enquanto que as mecânicas e jogabilidade de algumas personagens são bastante boas, outras nem por isso. Tal foi o caso de Kuroyukihime de Accel World e Shana de Shakugan no Shana, com as quais tentei jogar diversas vezes e fazem-me imensa impressão como funcionam.
Outra coisa que não me agrada é o facto de termos de usar meias-luas para quase tudo. Não dá jeito nenhum no Dualshock3 e é difícil para o jogador ao início se não estiver habituado a jogos de luta. De certa forma é bom porque não se pode “spammar” para se ganhar a batalha, têm mesmo de aprender a jogar bem e usar estratégias para vencer o adversário.
Podem escolher um Assist Character para intervir na batalha quando carregam no “X” durante os combates e dependendo do personagem que escolheram, este pode defender ou atacar o inimigo a curta ou longa distância. Contem com Kuroneko de OreImo, Celty de Durarara!, Leafa de Sword Art Online, Holo de Spice and Wolf, entre outros.
Se jogaram Persona 4 Arena e Persona 4 Arena Ultimax, vão adaptar-se a este estilo de jogabilidade com alguma facilidade. Como em Persona, Dengeki Bunko: Fighting Climax possui um sistema de combos automáticos onde podem carregar no “quadrado” várias vezes para desencadear vários ataques que culminam num ataque especial, ataque esse que também pode ser activado quando têm burst suficiente. Cada personagem tem dois ataques ultimate e vários especiais.
A minha experiência no Online foi positiva, tanto em ranked como player matches. Não tive problemas de ligação como quebras ou lentidão e os jogadores contra quem joguei não eram spammers (vá lá, que no Online de Persona 4 Arena Ultimax era o contrário…).
A SEGA está de parabéns, os gráficos 2D de Dengeki Bunko: Fighting Climax estão bastante bons e apesar das diferenças de estilo entre todas as personagens, conseguiram manter as aparências originais destas e parecer que fazem parte do mesmo universo. Os sprites 2D estão muito bem-feitos e movem-se de forma fluída. Podemos escolher entre 12 paletes de cores diferentes dos fatos e os movimentos são fiéis aos personagens, que parecem saídas das respectivas Light Novels.
Existem vários cenários, alguns deles retro (como o de Sonic) mas preferia ver mais cenários das Light Novels. Não gostei que uma personagem exclusiva a uma consola específica tivesse dois cenários da sua série, enquanto que as outras personagens nem um têm . Na minha opinião isso foi muito mal aproveitado pela SEGA.
Gostava que tivessem inserido OSTs relacionadas com as personagens de Dengeki Bunko: Fighting Climax, no entanto as músicas dos cenários são boas, ao estilo de j-rock e ficam no ouvido. As vozes são as originais em japonês e retratam fielmente as personagens.
A SEGA arriscou e apostou em Dengeki Bunko: Fighting Climax ao exportá-lo para a Europa e EUA na PS3 e PS Vita, e apesar do preço ser um pouco elevado, vale a pena.
Se gostam de jogos de luta, anime e light novels com uma pitada de diversão à mistura, dêem uma oportunidade a Dengeki Bunko: Fighting Climax, não se vão arrepender.
Positivo:
- História boa e divertida
- Interacções entre as personagens são fantásticas
- Gráficos 2D bastante bons e fiéis às personagens
- Personagens movem-se com fluidez
- Vozes originais em japonês
- Várias personagens carismáticas para escolher
- Músicas ficam no ouvido e adequam-se às batalhas
Negativo:
- Cenários muito mal aproveitados
- Algumas mecânicas podem ser melhoradas
- Especiais exclusivos a meias-luas
- Personagens exclusivas a uma consola específica
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