Informação Global:
- Episódios: 8
- Ano: 2012
- Produtores: Aniplex, Dentsu, FUNimation Entertainment, Ordet, SANZIGEN, Ultra Super Pictures, Sony Music Entertainment, Fuji Pacific Music Publishing
- Géneros: Acção, Drama, Vida Escolar, Quotidiano
- Idades: +13
- Linguagem: Japonesa
Inicialmente um vídeo clip de uma música dos Supercell com a voz de Hatsune Miku (Vocaloid) e a artwork de Fuke Ryohei, Black★Rock Shooter tornou-se num hit virtual por todo o mundo. Graças à sua fama e sucesso, foi criada uma Manga, uma OVA, um jogo e mais tarde um Anime, com o objectivo de dar a conhecer ao expectador o mundo fantástico de Black★Rock Shooter, as suas personagens atractivas e o contexto da história.
Black★Rock Shooter trata de dois mundos paralelos. Um deles é o nosso mundo normal e o outro é um mundo onde vive a nossa “cara-metade” que, com a nossa dor sobre os ombros, trava batalhas eternas contra outras “caras-metade”. A história começa com Kuroi Mato, uma estudante alegre e despreocupada, que se sente atraída por Takanashi Yomi, uma colega da escola. Ao esforçar-se para se aproximar de Yomi, descobre que esta também gosta do livro “Li’l Bird Li’l Bird Colorful Colors“ e a partir daí nasce uma amizade com algo em comum. Ao mesmo tempo Mato começa a sentir-se atraída por outras pessoas que contém uma cor única e o seu simbolismo. Dois mundos, Kuroi Mato e Black Rock Shooter, esta é a história da sua “ dor”.
As interacções de Mato e a forma como estas afectam o outro mundo é um conceito interessante e bem abordado, o problema é quando já temos antecedentes, como a OVA, que nos conta exactamente o mesmo. Sendo uma adaptação em anime, estava entusiasmada e com expectativas de ver uma continuação ou até mesmo um melhoramento da OVA inicial mas, muito pelo contrário, tornou-se numa desilusão. A mesma história, mais confusa, mesmo conceito, as mesmas personagens principais e muito mais drama existencial. A metade final do Anime foi forçado e acrescentado só para completar os 8 episódios e quando achamos estar a perceber, afinal, nada faz sentido.
Embora seja fã inicial da artwork e tenha acompanhado a evolução da série desde o início, infelizmente, Black★Rock Shooter é um daqueles projectos que têm como objectivo principal facturar e tirar máximo partido dos fãs e do seu consumismo. Sendo coleccionadora, acho injusto o visual das personagens mudar de projecto para projecto, não são fieis ao seu trabalho e em vez de evoluir e melhorar de forma a agradar ao espectador, andam a semear corações despedaçados.
Quanto às personagens, podemos contar com um novo visual mais colorido e agressivo (não tão Negro e simples como o de antigamente). Kuroi Mato continua a ser uma miúda pequena, simpática, humilde e alegre que gosta de desporto, já Takanashi Yomi é uma rapariga mais calma reservada e educada, consciente que não é fácil criar amizades. Foram incluídas novas personagens como Izuriha Kagari / Chariot, amiga de infância de Yomi, e Arata Kohata, capitã do clube de basquetebol.
A animação é sem sombra de dúvida o melhor ponto a referir de Black★Rock Shooter, sendo uma dos elementos mais relevantes do Anime. A utilização de cores vivas para demonstrar sentimentos é original e bem conseguida. Tendo como base a artwork original, foram capazes de a renovar num traço mais limpo e preciso dando uma nova experiência ao espectador. O mundo normal é retratado com cores mais suaves e brilhantes, numa palete mais clara, enquanto o outro mundo leva um tratamento mais escuro e profundo, num estilo de arte mais bruto e robusto. Tanto os degradês como as texturas, estão constantemente presentes, o que é um ponto a favor. Batalhas épicas, cheias de movimento, destruição, dinâmica, ângulos fora do normal e tratamento pormenorizado dos cenários são provavelmente umas das grandes razões para ver este Anime.
Sonoramente, podemos contar com a famosa música Black★Rock Shooter como abertura do anime, mais uma vez cantada por Hatsune Miku, o restante está enquadrado num estilo mais digital misturado com rock. Pessoalmente gostei bastante e fica no ouvido. Mais uma vez contamos com as mesmas vozes da OVA: Mato/Black Rock Shooter como Hanazawa Kana (Shiemi de Ao no Exorcist, Nadeko de Bakemonogatari e Mayuri de Steins;Gate), Yomi/Dead Master como Sawashiro Miyuki (Virgo de Fairy Tail, Kurapika de Hunter x Hunter e Lag de Tegami Bachi) e Kagari/Chariot como Kitamura Eri (Izumo de Ao no Exorcist, Saya de Highschool of the Dead e Alleyne de Queen’s Blade).
Black★Rock Shooter é um Anime que tem todo o potencial necessário para se tornar numa grande série mas faltou trabalho e empenho para o fazer. Ainda a considero uma série decente com ideias interessantes por explorar mas com uma história má e sobretudo mal escrita com imensas falhas e muitas perguntas por responder. Em vez de seguirem para o próximo passo, decidiram “melhorar” o material já existente o que desiludiu tanto na recriação como na expectativa dos fãs. Andaram com a série aos “trambolhões” sem saber o que fazer para ficar bom, para este resultado talvez mais valia não terem feito esta versão.
Para quem ainda não viu nem está dentro de Black★Rock Shooter se quiser começar agora, então que veja o anime primeiro, porque aí não terá qualquer tipo de exemplos ou comparações para o julgar. Agora para quem sempre acompanhou, das duas uma, ou vai adorar ou vai odiar. Não considero Black★Rock Shooter um Anime um recomendado mesmo que tente manter o material já existente. Nem tudo foi mau, a animação é um ponto excelente e positivo, a música também é boa e também é preciso dar mão o beneficio da dúvida a quem irá ver o anime pela primeira vez. Vou continuar a espera duma melhor adaptação ao nível que Black★Rock Shooter. Podiam ter feito muito melhor.
Positivo:
- Animação e grande experiencia visual com tratamento de cores e texturas
- Música digital/rock apelativa e catchy
- Batalhas brutais
Negativo:
- História perdida e sem sentido
- Drama em demasia
- Personagens renovadas com intuito de incentivar ao consumismo
- Reciclagem da OVA para pior
- Metade final do Anime forçado
Desilusão em quase todos os aspectos
- Halo 2 Anniversary não correrá a 1080p nativos na campanha - Outubro 9, 2014
- Destiny – Zona de DLC descoberta através de glitch - Outubro 9, 2014
- Crime no Hotel Lisboa está quase a chegar ao iOS e Android - Outubro 9, 2014