Análise – Black Rock Shooter (TV)

Informação Global:

  • Episódios: 8
  • Ano: 2012
  • Produtores: Aniplex, DentsuFUNimation Entertainment, Ordet, SANZIGEN, Ultra Super Pictures, Sony Music Entertainment, Fuji Pacific Music Publishing
  • Géneros: Acção, Drama, Vida Escolar, Quotidiano
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

Inicialmente um vídeo clip de uma música dos Supercell com a voz de Hatsune Miku (Vocaloid) e a artwork de Fuke Ryohei, Black★Rock Shooter tornou-se num hit virtual por todo o mundo. Graças à sua fama e sucesso, foi criada uma Manga, uma OVA, um jogo e mais tarde um Anime, com o objectivo de dar a conhecer ao expectador o mundo fantástico de Black★Rock Shooter, as suas personagens atractivas e o contexto da história.

Black★Rock Shooter trata de dois mundos paralelos. Um deles é o nosso mundo normal e o outro é um mundo onde vive a nossa “cara-metade” que, com a nossa dor sobre os ombros, trava batalhas eternas contra outras “caras-metade”. A história começa com Kuroi Mato, uma estudante alegre e despreocupada, que se sente atraída por Takanashi Yomi, uma colega da escola. Ao esforçar-se para se aproximar de Yomi, descobre que esta também gosta do livro “Li’l Bird Li’l Bird Colorful Colors“ e a partir daí nasce uma amizade com algo em comum. Ao mesmo tempo Mato começa a sentir-se atraída por outras pessoas que contém uma cor única e o seu simbolismo. Dois mundos, Kuroi Mato e Black Rock Shooter, esta é a história da sua “ dor”.

As interacções de Mato e a forma como estas afectam o outro mundo é um conceito interessante e bem abordado, o problema é quando já temos antecedentes, como a OVA, que nos conta exactamente o mesmo. Sendo uma adaptação em anime, estava entusiasmada e com expectativas de ver uma continuação ou até mesmo um melhoramento da OVA inicial mas, muito pelo contrário, tornou-se numa desilusão. A mesma história, mais confusa, mesmo conceito, as mesmas personagens principais e muito mais drama existencial. A metade final do Anime foi forçado e acrescentado só para completar os 8 episódios e quando achamos estar a perceber, afinal, nada faz sentido.

Embora seja fã inicial da artwork e tenha acompanhado a evolução da série desde o início, infelizmente, Black★Rock Shooter é um daqueles projectos que têm como objectivo principal facturar e tirar máximo partido dos fãs e do seu consumismo. Sendo coleccionadora, acho injusto o visual das personagens mudar de projecto para projecto, não são fieis ao seu trabalho e em vez de evoluir e melhorar de forma a agradar ao espectador, andam a semear corações despedaçados.

Quanto às personagens, podemos contar com um novo visual mais colorido e agressivo (não tão Negro e simples como o de antigamente). Kuroi Mato continua a ser uma miúda pequena, simpática, humilde e alegre que gosta de desporto, já Takanashi Yomi é uma rapariga mais calma  reservada e educada, consciente que não é fácil criar amizades. Foram incluídas novas personagens como Izuriha Kagari / Chariot, amiga de infância de Yomi, e Arata Kohata, capitã do clube de basquetebol.

A animação é sem sombra de dúvida o melhor ponto a referir de Black★Rock Shooter, sendo uma dos elementos mais relevantes do Anime. A utilização de cores vivas para demonstrar sentimentos é original e bem conseguida. Tendo como base a artwork original, foram capazes de a renovar num traço mais limpo e preciso dando uma nova experiência ao espectador. O mundo normal é retratado com cores mais suaves e brilhantes, numa palete mais clara, enquanto o outro mundo leva um tratamento mais escuro e profundo, num estilo de arte mais bruto e robusto. Tanto os degradês como as texturas, estão constantemente presentes, o que é um ponto a favor. Batalhas épicas, cheias de movimento, destruição, dinâmica, ângulos fora do normal e tratamento pormenorizado dos cenários são provavelmente umas das grandes razões para ver este Anime.

Sonoramente, podemos contar com a famosa música Black★Rock Shooter como abertura do anime, mais uma vez cantada por Hatsune Miku, o restante está enquadrado num estilo mais digital misturado com rock. Pessoalmente gostei bastante e fica no ouvido. Mais uma vez contamos com as mesmas vozes da OVA: Mato/Black Rock Shooter como Hanazawa Kana (Shiemi de Ao no Exorcist, Nadeko de Bakemonogatari e Mayuri de Steins;Gate), Yomi/Dead Master como Sawashiro Miyuki (Virgo de Fairy Tail, Kurapika de Hunter x Hunter e Lag de Tegami Bachi) e Kagari/Chariot como Kitamura Eri (Izumo de Ao no Exorcist, Saya de Highschool of the Dead e Alleyne de Queen’s Blade).

Black★Rock Shooter é um Anime que tem todo o potencial necessário para se tornar numa grande série mas faltou trabalho e empenho para o fazer. Ainda a considero uma série decente com ideias interessantes por explorar mas com uma história má e sobretudo mal escrita com imensas falhas e muitas perguntas por responder. Em vez de seguirem para o próximo passo, decidiram “melhorar” o material já existente o que desiludiu tanto na recriação como na expectativa dos fãs. Andaram com a série aos “trambolhões” sem saber o que fazer para ficar bom, para este resultado talvez mais valia não terem feito esta versão.

Para quem ainda não viu nem está dentro de Black★Rock Shooter se quiser começar agora, então que veja o anime primeiro, porque aí não terá qualquer tipo de exemplos ou comparações para o julgar. Agora para quem sempre acompanhou, das duas uma, ou vai adorar ou vai odiar. Não considero Black★Rock Shooter um Anime um recomendado mesmo que tente manter o material já existente. Nem tudo foi mau, a animação é um ponto excelente e positivo, a música também é boa e também é preciso dar mão o beneficio da dúvida a quem irá ver o anime pela primeira vez. Vou continuar a espera duma melhor adaptação ao nível que Black★Rock Shooter. Podiam ter feito muito melhor.

Positivo:

  • Animação e grande experiencia visual com tratamento de cores e texturas
  • Música digital/rock apelativa e catchy
  • Batalhas brutais

Negativo:

  • História perdida e sem sentido
  • Drama em demasia
  • Personagens renovadas com intuito de incentivar ao consumismo
  • Reciclagem da OVA para pior
  • Metade final do Anime forçado

Desilusão em quase todos os aspectos

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Roxas

Mais uma excelente análise =D

Eu gosto do ”universo” de Black Rock Shooter. Gosto do ambiente, das personagens e percebo a magia que o anime tenta transmitir, o problema é que as ideias foram muito mal aplicadas. Não acompanhei o anime desde que foi lançado, comecei a ver porque o design das personagens me fascinou bastante e quando vi já tinha terminado. Sendo apenas 8 episódios vi bastante rápido. Também fiquei muito desiludido. Ao início até estava entusiasmado enquanto assistia aos episódios mas com o passar dos acontecimentos a minha cabeça deixou de conseguir raciocinar em condições pois não conseguia perceber quase nada do que se estava a passar. Achei, portanto, o enredo muito confuso. Após ver o Ova, as coisas começaram a fazer sentido, mas mesmo assim muita coisa ficou por responder. Se há algo que adorei mesmo, foram as batalhas. Muito boas. Dava por mim a achar o episódio uma seca e á espera de uma batalha épica que fizesse valer a pena o tempo gasto no episódio. E sim, existem batalhas quase épicas.

Concluindo, mesmo não tendo ficado agarrado ao anime continuo a gostar de Black Rock Shooter, principalmente das personagens.

Patrícia,

mais uma vez dou-te os parabéns por mais uma excelente análise 😉

Patricia Nunes

Roxas, ainda bem que partilhas a mesma opinião que eu o/ assim já não me sinto sozinha 😛
Eu também continuo a ser fã de BRS mas espero que façam melhor para a próxima vez~

_GM_

análises a anime? eu bem tinha razão quando dizia que o PróximoNível ia ser algo melhor que o MyGames.

ShadowDust

Agora ninguém se pode queixar da falta de diversidade de conteudos :p

Patricia Nunes

eheh lá isso é verdade^^ pelo menos em conteudo, acho que estamos melhor do que o mygames 😛

Patricia Nunes

Ora sim senhor xD analises de anime o/

Mickey

Mais um excelente análise a um anime que eu não tinha grande interesse, keep up the good work.

Patricia Nunes

eheh prometo fazer um do teu género Mickey ^^ Obrigado

sasuke12

parabéns mais uma vez 🙂 conheço black rock shooter mas nunca vi, e , nunca demonstrei grande vontade em ver,e com a tua analise acho que menos vontade tenho xD mas sou capas de lhe dar uma hipótese e ver o que acho..continua com o bom trabalho 🙂

Patricia Nunes

hmm… mas como disse na análise, quem nunca viu até é capaz de gostar^^ daí ter dado um razoável e não um mau! porque quem nunca viu nada, ate vale a pena ver pelas batalhar, animação e som 🙂 Obrigado~

Tiago Pereira

So gosto do genero de animes que é só pra avacalhar como o Gintama ou Beelzebub que também gostei.

Patricia Nunes

Sendo assim então conselho-te a ver Danshi Koukousei no Nichijou xD a voz de um dos rapazes é a voz do Gin e a comédia é muitoooo semelhante^^

NarutoD.Luffy

falta aqui o telmo e o shinig@mi xD

anyway gostei do que li e fiquei com “fome” =)

Patricia Nunes

fome? xD

Shinig@mi

I’m here man xD

Concordo plenamente com a análise. Fiquei hyped com a OVA, desiludido logo no primeiro episódio do anime. Como a Patrícia diz isto foi só para os Otakus nipónicos comprarem umas figures (elas sim decentes) e mais nada a meu ver. Podia ter sido bom mas ficou pelo razoável/fraco a meu ver. Não aconselho muito, visto que há melhor nestes géneros mas quem quiser ver poderá divertir-se minimamente com as batalhas xD

Ainda não li as outras análises por falta de tempo (a lot of school works >.<) mas sexta já estou livre para ler xD

Patricia Nunes

ehehe sim senhor, muito bem dito o/* o

Kitahara

Excelente análise, sem sombra de dúvidas. Já havia visto, há um certo tempo atrás, o OVA e acompanhei o anime quando foi lançado e partilho de sua opinião quanto ao fato deste ter desiludido muito, principalmente por não explorar em sua totalidade este universo e deixar tudo muito vago e muitas perguntas sem resposta, o que me fez refletir muito sobre a história…
Os pontos positivos e negativos foram muito bem levantados e sustentados e, quanto à nota, está mais do que justificada.
Parabéns pelo excelente trabalho e fico no aguardo de novas análises =]

Patricia Nunes

Obrigado 🙂 fico contente de teres a mesma opinião que eu^^

Tiago Damião

Acho muito bem o próximo nivel faça análises a anime. Que este país abra os olhos para o que é bom. Sobre BRS…não tenho muito a dizer, apenas gostei da qualidade das batalhas. De resto podia ter sido um bom anime, mas não foi. Claro que n se pode fazer análises apenas de grandes animes né? Fico à espera de uma do GRANDIOSO One Piece. 😀

Patricia Nunes

Bem… estou a fazer por isso e tenho esperança que o país mude um bocadinho em relação ao anime! E sim xD não pode ser só análises a animes excelentes ^^” ai o one piece (a pressão D:) xD

André Diogo

Boas, gostei bastante da iniciativa e da análise em si, embora discorde em alguns pontos, acho que é pelo meu gosto pessoal de histórias complexas e imprevisíveis que não daria isso como ponto negativo nesta análise, pois embora sejam apenas 8 episódios não cheguei ao final com perguntas por responder, tudo ficou esclarecido. Em relação à OVA, acho que tentaram explorar um inicio diferente, onde a Mato e a Yomi conseguem ser amigas sem a interferência da Kagari, não é o primeiro Anime a ter este tipo de iniciativa. Mas como disse, trata-se de uma opinião pessoal e não estou a desvalorizar a análise 😉 quem quiser pode add no MyAnimeList também para trocar umas ideias: http://myanimelist.net/profile/phokxinhuh

Patricia Nunes

Claro! Respeito a tua opinião e, como referi na análise, de certo que existem pessoas que gostam bastante do anime ^^ Obrigado pela opinião :3

Squall_jb

Boas, andas a habituar mal o pessoal patrícia, daqui para a frente só vamos querer mais e melhores análises (Do you feel the pressure? xD)Quanto ao anime admito que não é a primeira vez que ouço falar dele, mas tudo o que conhecia era a música de combate que circula no youtube nas “Greatest Battle Musics of All Times” que é do caraças diga-se de passagem. Para quem não conheçe o universo BRS vale mesmo a pena ver o anime?
Cumprimentos

Patricia Nunes

É… secalhar ando a habituar mal sim xD mas eu cá ando toda hyped com a coisa que pronto… lá vou fazendo e pondo online 😛 E yesh, I feel the pressure xD
BRS é muito famoso pela sua artwork, é normal ouvir-se falar por aí, e como não conheces bem a coisa, acho que até vale a pena veres! Agora já sabes é que a história vai ser um bocado confusa :/ mas se vale a pena epa… acho que sim ^^ nem que seja pela animação, música e batalhas 😉

Ichigo_Shindou

Ainda só a OVA, mas agora fiquei mesmo com a pica para ver o anime! Obrigada Patrícia!!

Patricia Nunes

Hmm… eu acho que gostei mais da animação, embora com todos estes problemas também existentes na OVA, consegui tirar mais proveito das batalhas e da música. Também são só 8ep, força nisso! 🙂 e Obrigado eu!

VidaDesu

Boas, penso que este anime é abaixo o razoável.
A analise está optima, mas quando existe mais pontos negativos que positivos…

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
27
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x