Análise – Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!!

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00010

Nos dias que correm, o lançamento de um jogo de luta em 2D está quase sempre associado à Arc System Works. Foram eles que criaram a série Guilty Gear, Blazblue e até estão a fazer os jogos de luta de Persona 4.

Claro que nem tudo o que sai da mesma galinha são ovos de ouro, e por vezes, existem outras franquias que acabam por ser o patinho feito, mesmo que os pais sejam os mesmos.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00007

Arcana Heart é uma dessas franquias. Quando chegou à PS3 e Xbox 360 como Arcana Heart 3, o jogo acabou por chamar a atenção de uma pequena legião de fãs, mas nada que fosse o suficiente para o colocar na alta roda dos jogos de luta competitivos. Alguns anos depois, eis que surge Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!!, a versão definitiva do jogo. Será que o aprimorar do mesmo episódio resulta num novo fighter a ter em conta?

Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! (os pontos de exclamação não estão errados), é um jogo de luta em 2D um pouco atípico, pois neste universo, as únicas pessoas que lutam são mulheres, todas elas acompanhadas de uma espécie de identidade mística poderosa que as ajuda em combate.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00008

A história é uma mistura entre uma conspiração a nível global e uma série de trivialidades banais entre raparigas que são tão poderosas, que nem sequer ligam aos perigos a que estão sujeitas. Como já devem ter percebido, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! é claramente feito a pensar no público masculino que delira com os vários estereótipos das meninas japonesas dos Anime.

Felizmente a coisa muda de figura em termos de combate, pois Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! segue os pergaminhos de qualidade da Arc System Works, com uma série de estilos de combate e armas diferentes. São mais de 20 personagens e todas elas englobam esquemas de jogo que diferem entre si.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00001

Quem já jogou outros jogos da companhia, vai ver aqui bastantes semelhanças com personagens de Guilty Gear e BlazBlue, mas nada que seja impeditivo à diversão. Os combates são rápidos para o estilo 2D em que se enquadra, e parte dele faz lembrar até clássicos como King of Fighters ou Samurai Shodown.

Apesar de parecer apenas um jogo de luta clássico em 2D, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! tira partido de muitas funcionalidades actuais do género, como os bounces, dano em pleno ar, juggles, bursts, breakers e por aí a fora. Um bom jogador consegue desencadear vários combos e fazer perseguições ao adversário o que resulta em momentos épicos de combate.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00009

Este é claramente um daqueles jogos de luta que requer muita mestria para aprender, mas os novatos podem também mudar as definições para o formato simples e ter logo acesso a cada ataque especial sem ser necessário estar a realizar combinações com os botões.

Para dar uso ao sistema de combate, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! inclui um modo de história normal para cada personagem, um modo adicional com uma história alternativa, modos versus, online, Time Attack, desafios e outros extras.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00003

No que toca ao online, foi bastante complicado de o experimentar, pois os servidores europeus estão praticamente vazios. De qualquer forma, ao longo de algumas horas de procura, consegui fazer 4 ou 5 jogos que correram bastante bem. O lag não foi um problema propriamente dito e o facto de ter levado sempre grandes tareias, é um bom indicador de que há pessoas interessadas em aproveitar este modo nos próximos tempos.

Visualmente, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! deixa muito a desejar. Tenho a dizer que gosto da arte e do design, mas a forma como recorre a modelos de sprites mais que ultrapassados e obriga o jogador a combater em arenas em 4:3 é uma desilusão. As músicas por seu lado são bastante boas e as vozes enquadram bem nas personagens que representam.

arcana-heart-3-love-max-analise-review-pn_00006

Embora seja um jogo de luta competente, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! peca por ser um produto destinado a um público mais saudosista. A própria Arc System Works tem jogos bem melhores que este nas lojas e numa altura em que Persona 4 Arena Ultimax está a chegar à Europa, Arcana Heart 3: LOVE MAX!!!!! é facilmente relegado para segunda ou terceira opção neste Natal.

Positivo:

  • Personagens com estilo de luta diversificados
  • Vários modos garantem longevidade
  • Combate divertido e com mestria

Negativo:

  • Visual retro colide com arte actual
  • Jogar em 4:3 é uma limitação parva
  • A história não faz muito sentido
  • Várias personagens estão para preencher um estereótipo

pn-bom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silver4000

But, does it has to much wa… boobs?
Nao houve nenhuma comparaçao com o Seran Kagura?

Daniel Silvestre

Nope, isto porque já sabia que alguém iria falar disso nos comments : D

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x