Análise – Alienation

Alienation é um daqueles jogos que num primeiro impacto me deixou completamente desinteressado, à primeira vista parece um clone de Dead Nation e eu não tenho as melhores memórias desse jogo, a única coisa que me levou a terminar Dead Nation foi a possibilidade de o fazer acompanhado por amigos. Assim sendo comecei as minhas aventuras para salvar o que resta da humanidade com o intuito de a deixar morrer passados alguns níveis, mas claro, estava completamente enganado.

A Housemarque parece ter concordado com o meu dissabor sobre Dead Nation pois Alienation é um passo em frente sobre todos os aspectos de Dead Nation com a exepção do co-op local que não está presente no jogo, tendo sido referido por colaboradores da Housemarque que poderão vir a acrescentar esse modo no futuro. Alienation acaba por ser um shooter visto de cima com mecânicas RPG e um fartote de aliens para rebentar.

Uma das coisas que não gostei em Dead Nation foi a quantidade de cenários escuros, aqui os cenários são bastante variados e mais complexos, em vez de uma estrutura de ponto A a ponto B aqui têm acesso a um mapa gigantesco mas as missões que vos são entregues apenas requerem que explorem parte do mapa. A restante área pode ser explorada de imediato e vão encontrar inimigos, por vezes mais fortes do que esperam se o fizerem, no entanto noutras missões futuras poderão ter que explorar essas mesmas áreas. Esta é uma das coisas que mais gostei em Alienation, a liberdade que nos é dada para explorar em conjunto com o risco e recompensa. Aqui a história leva-nos a vários locais do nosso planeta e mais além para lutarmos contra vagas de Aliens ou Xeno, os locais são variados e existe valor em repetir os mesmos níveis em várias dificuldades.

alienation pn ana 01

Enquanto avançam por entre vários aliens zangados com a vida de tal modo que alguns até se transformam em kamikazes, irão ganhar pontos de experiência e conforme vão evoluindo a vossa personagem, vão ter acesso a habilidades novas assim como melhor armamento. Existem 3 classes e cada uma delas com as suas vantagens e habilidades únicas. Eu comecei por jogar como Bio Specialist esta é uma classe que é utilizada para dar suporte à equipa através de uma habilidade de cura e outras duas que são bastante eficazes a causar dano a inimigos que se aproximem. Existe também o Tank que funciona tal como indicado no nome como o tanque da equipa, esta personagem tem uma habilidade especial que confere um escudo de energia a si e aos membros da equipa. Finalmente o Saboteur é a classe de infiltração podendo ficar invisível e é também o mais ágil.

Estas 3 classes em conjunto com várias armas formam uma equipa bastante coesa no que toca a habilidades e é bom que assim seja porque a tarefa de destruir alienígenas não é nada fácil, aliás o jogo gosta imenso de nos colocar em situações complicadas e quando pensamos que já não podem haver mais inimigos a vir na nossa direção, Alienation decide libertar uma vaga surpresa de aliens que correm para nós como um cão para um bife tenrinho. O desafio está sempre presente independentemente da dificuldade que escolham, e o jogo está no seu melhor quando unem forças com outros 3 jogadores e enfrentam os exércitos na dificuldade mais elevada.

Algo que me fascinou foi a forma como o jogo incita à cooperação sem a forçar directamente. Quando um jogador cai em combate tem que esperar que outro companheiro de equipa o venha salvar, este tem que dar conta do recado sozinho ou por em prática as aulas de bailado para conseguir ressuscitar o colega de equipa. O que normalmente acaba por acontecer é mesmo uma aula de baile para os extraterrestres pois torna-se complicado derrotar facilmente os inimigos sem que todos os jogadores estejam a fazer a sua parte.

alienation pn ana 02

Mas não é só de cooperação que vive Alienation, se preferirem ir a solo ou meter inveja aos outros jogadores então recolham armas raras, modifiquem os atributos destas e mostrem-nas em acção. Sejam os maiores do vosso bairro enquanto derrotam hordas de inimigos como se fossem manteiga enquanto os vossos colegas de equipa ficam a olhar para a vossa arma e se apercebem que também deveriam apostar nas dificuldades mais elevadas para conseguirem ter essas mesmas armas. Se já jogaram Borderlands então ficaram familiarizados rápidamente com o sistema de cor e raridade das armas em Alienation, caso não tenham jogado, as armas estão distribuídas por escalões representados por cores. É um sistema simples e eficaz. As armas podem depois ser afinadas a troco de recursos que são obtidos a jogar e a desmantelar armas que já não precisam.

Visualmente é bastante apelativo e algumas entranhas dos Xeno até fazem efeitos engraçados, normalmente os aliens destacam-se bastante bem do cenário devido às suas cores vivas e outras vezes camuflam-se para nos apanharem desprevenidos. Já a nível sonoro está tudo bem colocado mas não consigo destacar nada, todas as músicas se adequam e os efeitos ás vezes estão no ponto outras vezes uns furos abaixo. Ainda assim este é um jogo que não precisa de uma grande narrativa e a Housemarque sabe disso, em Alienation existe uma história que ajuda a ligar todos os acontecimentos mas certamente será ignorada pela grande maioria e tendo em conta o esforço feito, poderíamos estar perante algo mais trabalhado e assertivo. Lembro-me de ouvir diálogos que compõe o imaginário de Alienation mas não me lembro quem o disse, seria uma mais valia ter a hipótese de desenvolver um pouco mais a história. Por outras palavras, apesar de não ser importante, tendo em conta o esforço colocado no que está no jogo não teria feito mal nenhum terem direccionado esse esforço para algo mais emocional.

Aquilo que fica é um jogo extremamente viciante quando jogado em Co-op e até incentiva o jogador a sair-se bem para que a posição do seu país suba nas leaderboards. Tenho pena que não exista co-op local e espero que seja algo a ser modificado no futuro. Alienation é sem dúvida um jogo para jogar acompanhado e um jogo que vai certamente alegrar o dia dos fãs dos jogos de arcada.

Positivo

  • Viciante
  • Jogabilidade
  • Desafio
  • Incita a jogar os mesmos níveis várias vezes
  • Co-op fortalece imenso o jogo
  • Visual

Negativo

  • Não existe Co-op local
  • História sub-aproveitada

pn-muito-bom-2016-3

Latest posts by Alexandre Barbosa (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x