Análise – Accel World

Informação Global:

  • Episódios: 24
  • Ano: 2012
  • Produtores: Sunrise, Genco, Viz Media, Rakuonsha, Warner Bros., flying DOG, ASCII Media Works
  • Géneros: Acção, Romance, Vida Escolar, Ficção Cientifica, Shounen
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

Da mesma mente criativa mas pouco consistente, chega-nos Accel World, o novo Anime de Reki Kawahara o criador de Sword Art Online. Esta série de 24 episódios pelos estúdios da Sunrise decorre no ano 2046 onde as pessoas têm acesso wireless pessoal à Internet através do NeuroLink, um computador incorporado no corpo humano. A história foca-se em Haruyuki Arita, um rapaz que frequenta uma escola secundária e que é gozado por ser pequeno, gordinho e por ter uma presença inferior. Com a sua pouca auto-estima, Haruyuki passa o seu tempo livre a jogar jogos online até que um dia, a sua vida muda quando Kuroyukihime, a rapariga mais popular da escola, apresenta-lhe um misterioso programa chamado Brain Burst juntamente com a realidade virtual Accel World.

A história é interessante mas, como aconteceu com Sword Art Online, os erros voltam a ser repetidos: boas ideias, má execução. Cada episódio deixou-me aborrecida e prestes a desistir do Anime porque passam mais tempo a explicar o que acontece em vez de o mostrar. No final as únicas partes interessantes são as batalhas e mesmo assim já vi bem melhor. Mais uma vez, quem viu Sword Art Online consegue facilmente prever o destino de Accel World. Não existe qualquer tipo de evolução da história, não existe um vilão certo nem sequências de acontecimentos que nos levam a um clímax.

A história é dividida em duas partes e vai decaindo com o passar dos episódios, cada vez mais invenções e acontecimentos sem sentido são adicionadas lá no meio acompanhados de uma pitada do factor “milagre”. O fan service é notoriamente usado em exagero mesmo em cenas mais sérias, onde é suposto existir um desenrolar da história, perdendo toda a sua credibilidade. Resumidamente Accel World retrata a vida Otaku acompanhada de fan service de inuendos sexuais onde basta acreditar, desejar e imaginar para se ter tudo o que se quer sem grande esforço.

Quanto às personagens, o protagonista Haruyuki Arita é chato e irritante no seu expoente máximo. Pequeno, gordo e chorão faz beicinho com tudo e enche-se de comida como consolo. No final do Anime, Haruyuki continua na mesma, inconstante e sem evolução, parece é que às vezes tem momentos de delírio e outros de lucidez. Kuroyukihime, na minha opinião, é a melhor personagem de todas mas muito pouco explorada. Supostamente a mais forte de todas mas nunca mostra aquilo que vale, acaba por ser apenas uma conselheira e ajudante dos mais fracos onde as suas motivações ou nome verdadeiro nunca são revelados.

No inicio, Kuroyukihime é uma personagem bastante interessante e cativante mas depois apaixona-se por Haruyuki e passa da personagem mais forte para o sex symbol do Anime. Como aconteceu com a Asuna na segunda parte de Sword Art Online, acontece o mesmo com Kuroyukihime em Accel World: completamente postas de lado. Seiji Noumi… uma cópia descarada de Nobuyuki Sugou de Sword Art Online sem motivação ou razão plausível para as suas acções, fala muito mas nada o faz parecer uma grande ameaça, é o vilão só porque sim. Quanto às outras personagens, posso dizer que são genéricas, algumas até bastante atraentes mas ao menos são fáceis de gostar.

Agora falando dos aspectos técnicos de Accel World, a arte, a animação e a música são sem dúvida os pontos mais fortes deste Anime. A arte é consistente e fizeram um bom trabalho na caracterização do mundo virtual. A animação das batalhas é fluída e dinâmica com bastante movimento, efeitos visuais atractivos e por vezes alguma utilização do 3D. O desenho das personagens está dentro dos padrões actuais, um ou outro maior detalhe nos olhos ou feições mais brilhantes mas nada de outro mundo.

Dentro do estilo de Accel World, o acompanhamento musical recorre muito a sons e tons digitais, ritmos rápidos e que ficam no ouvido. Temos grandes exemplos disso com o primeiro opening “Chase the world” da famosa cantora May’n e com o segundo opening “Burst The Gravity” da também famosa cantora do género KOTOKO, sem dúvida foram grandes escolhas para introdução do Anime.

A primeira parte de Accel World foi bem melhor, mas a segunda parte foi mesmo abominável. Sempre ouvi dizer que um bom protagonista leva o Anime atrás, mas em Accel World temos um protagonista que é bom em jogos mas é inferior aos outros, é chato, irritante e está sempre a choramingar, é uma versão ainda pior do Shinji de Neon Genesis Evangelion, o que acabou por levar o Anime à decadência. A história podia ter sido melhor aproveitada, algo como a evolução dos níveis ou até mesmo batalhas com Reis de alto nível teria sido muito mais interessante.

Accel World não é um Anime mau, contém algumas boas batalhas, algumas personagens fáceis de gostar, algum fan service engraçado e algumas partes interessantes na história no entanto estas boas cenas foram sempre intercaladas com longas sessões de raiva e frustração. Accel World resume-se a uma grande bola de ideias não usadas, clichés, com má execução, mau protagonista o que resulta num mau Anime e desperdício de potencial. Na minha opinião e deixo o meu conselho: não vale a pensa desperdiçarem o vosso tempo a ver Accel World quando já existem outros Animes bem melhores por aí.

Positivo:

  • Arte e animação consistentes
  • Algumas personagens secundárias fáceis de se gostar
  • Cenas de batalha fluídas, dinâmicas com efeitos visuais atractivos e uso do 3D
  • Boa escolha musical dentro do género

Negativo:

  • Boas ideias, má execução e desperdicio de potencial
  • Inúmeras falhas na história e no seu desenvolvimento
  • Segunda parte da história é abominável
  • Fan service exagerado e demasiado presente
  • Factor “milagre”
  • Protagonista irritante, chato, choramingão e aborrecido
  • Vilão forçado só porque sim

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Avolta

Quem gostou (amou!!) Sword Art também vai gostar deste…
Mesmo assim Sword Art é melhor …

Gostei da análise, parabéns 🙂

Patricia Nunes

Também concordo, Sword Art Online foi melhor que Accel World!
Obrigado 🙂

GreedIsSin

Brilhante análise (como sempre ) , não gostei muito de Sword Art e de Accel World ..não fazem bem parte do genero de animes que gosto de assistir , no entanto não posso deixar de elogiar esta bela análise c: . Como todos os animes , Accel World tb tem os seus pontos fortes e fracos , mas esta análise apenas confirma que, infelizmente, existem tantos pontos negativos , que assisti-lo torna-se bastante cansativo e uma total perda de tempo :/
Parabéns mais uma vez Patricia ^-^
Já agora , aceitas “recomendações” ? x)

Patricia Nunes

Obrigado 😀

Pois o mesmo acontece comigo, prefiro outro género de Anime mas acabei por gostar mais de Sword Art Online do que Accel World.
Exactamente! Tem pontos fortes e fracos mas não recomendo porque acaba por ser uma perda de tempo :v
Obrigado^^ Acho que aceito xD visto que Accel World foi uma recomendação :p

GreedIsSin

Obrigado xD

Bem , aceitas fazer uma análise sobre Ano Hana ou Angel Beats ? x)

Se
não gostares ou não quiseres não há problema , é só que eu gostaria de
ver o resultado e seria bastante interessante na minha opinião :)..
pessoalmente foram 2 animes que me marcaram muito e são definitivamente
os meus favoritos ( assim como Clannad) ^-^

Obrigado + uma vez c:

Patricia Nunes

Ano Hana não vi, mas Angels Beats é uma boa 🙂 a ver se agora nas férias consigo produzir mais análises 😀
Obrigado eu!

Guilhathorn

Ainda não vi SAO que era um anime bastante recomendado por todos nos primeiros episódios mas que rapidamente acabei por deixar de ouvir recomendações e portanto a vontade que tinha de investir o meu tempo para assistir foi diminuindo também. Já sei que Accel World não vou ver mas será que SAO vale a pena?

Squall_jb

SAO vale a pena ver, dou-lhe um 8/10, começa muito forte na primeira season, mas a segunda fica uns furos abaixo. Ainda assim gostei de ver a relação dos protagonistas 😉

Patricia Nunes

SAO dei 7/10 enquanto que a Accel World dei 5/10. Acho que dá para traçar uma linha entre os dois e facilmente optar pelo melhorzito 🙂 E sim a relação entre A Asuna e o Kirito é um dos pontos positivos que levam muita gente a ir ver o Anime ^^

Patricia Nunes

Accel World esquece, agora SAO, como coloquei na análise, recomendo para conhecimento geral da coisa. Mesmo não sendo estupendo acho que não é tempo mal aplicado^^ acho que a primeira parte já compensa o tempo dedicado no Anime 😉

Guilhathorn

Fica então na lista dos animes para ver! ^^

Cerberus Batista

não vou comentar sobre os gostos mas dei 10/10 porque tenho a certeza que anime deve voltar, ninguém disse que era um fim definitivo e tenho a certeza que 90% não percebeu as mensagens da anime e ai não julgo ninguém porque nem todos podem saber tudo mas achei excelente e tem pernas para andar para frente ate ele conseguir chegar ao nível 10,o que também gostei foi o comportamento do Arita foi bastante realista como o mundo do accel world(to a falar da anime em geral) esta muita boa foram bastante originais e não fugiram muito ao conhecimento.

Patricia Nunes

Claro, toda a gente tem a sua opinião e gostos são gostos, tem de haver respeito nisso 🙂
Vou ser sincera, eu acho que Accel World não vai ter segunda temporada porque não deve ter rendido o que Sword Art Online rendeu. Pelo menos em termos de fama entre os fãs, SAO é mais famoso e mesmo assim ainda não há noticia de seguimento :/

Cerberus Batista

óbvio que gosto de respeitar as opiniões do outros porque também gosto de ver outros pontos de vista 😀 infelizmente la no fundo eu sei que não deve ter rendido muito mas terem feito 2 jogos ate fiquei um bocado surpreendido.

Patricia Nunes

Sem problemas a sério^^ agora não sei é se os jogos vieram antes ou depois da série, sabes?

Cerberus Batista

depois, primeiro jogo saio dezembro de 2012 e o segundo já não sei,mas era fácil ver se fosse a serie a ser inspirada por um jogo como o sengoku basara e o persona tens sempre o nome da empresa como a capcom e etc em todo o lado, mas pelo o que eu percebi os fãs deram 5 estrelas ao jogo parece que esta mesmo bem feito pelo o que eu ouvi, podes ligar e desligar o neurolink se tiver ligado podes entrar em combates, ate se pode usar o rei amarelo não sei se te lembras era um palhaço tipo o joker das cartas, muitas da situações somos nos que decidimos o que fazer e etc.

Patricia Nunes

Hmm, pois é diferente :/ é como Sword Art Online, um jogo mostra mais o poder de escolha do jogador e não como a empresa pretende mostrar. Acabamos por poder fazer aquilo que queremos, com quem queremos e na altura que queremos, um jogo é um acompanhamento brutal do jogo, lá no fundo é a exploração pessoal que provavelmente tornou o jogo bem melhor^^ Quando o jogo de Sword Art Online sair também vai ser brutal de certeza 🙂 o anime é apenas um glimpse do que é realmente bom :p

Cerberus Batista

mas o jogo de sword art online vai para a psp o que vai fazer com que a limitação de um para outro seja gigante e mesmo que muita gente diga que sword art online seja melhor que accel world pelo que vi ate agora há muito mais merchandise de accel world do que sword art online e temos que ver também que o que interessa aqui é a audiência do Japão não nos e eu acho que o pessoal de fora não gostou muito do accel mas eles la parece que gostaram bastante,e ainda por cima sendo rpg duvido que consiga fazer frente a venda do accel world porque na ps3 e melhores gráficos e o jogo foi mesmo fiel a anime e pegou no melhor da anime e puseram excelentemente no jogo mas sendo o sword art online sendo para a psp e rpg duvido que consigam meter o melhor da anime no jogo, o que achas?

Squall_jb

Excelente análise como de costume Patrícia 😉 Acho que este é o primeiro anime que analisas que não me pucha nem um bocadinho para ver xD. Ainda assim é inevitável fazer comparações com o SAO, sendo esse bastante melhor que accel world, na minha opinião. Concordo plenamente contigo quuando falas da importância do personagem principal, alias acho que já disse a mesma coisa na análise do Guilty Crown. De qualquer das formas bom trabalho como de costume da tua parte 🙂 Deixo novamente o pedido que te fiz no Guilty Crown; vê e analisa Aesthetica of a Rogue Hero, o personagem principal transforma o que seria um anime bom num anime muito bom, paço a redundância hehehe

Patricia Nunes

Obrigado^^ Pois… eu não gostei mesmo xD É incevitável porque temos o mesmo criador que em vez de aprender com os seus erros não! voltou a repeti-los e isso é o que me chateia mais em Accel World -.-” A importância do protagonista é fundamental ao desenvolver do Anime, isto porque o protagonista leva a série atrás ou então se não querem aplicar essa lei, têm de ter personagens secundárias que façam esse mesmo papel (como Evangelion por exemplo). Obrigado mais uma vez! Vou dar uma vista de olhos nesse Rogue Hero 😀

Silver4000

Deve ter sido criado por Otakus, para agradar a otakus XD

Não me interessa muito, acho preferível ver antes o SAO.

PS: Para as tuas anàlises dos Animes “retro” podias fazer do Ghost in the Shell e do Neo Genesis Envagelion.

Patricia Nunes

Pois xD não sei se o criador é Otaku :p mas que tem fan service a mais tem -.-”
Nisso concordo, SAO é melhor.
Ghost in the Shell só vi uns episódios random quando era miúda mas Evangelion é uma análise já com projecto ^^ Obrigado pelas recomendações!

Avolta

Já agora se puderes analisa Beck: Mongolian chop squad ou C: The Money of Soul and Possiblity Control 😉

Patricia Nunes

Aww tantos requests :v a ver se cosnigo produzir mais análises quando entrar de férias 😉 Mas guardo as sugestões, obrigado!

flyergd

Só um conselho: Caso nunca tenhas visto Beck e estejas a pensar em ver, para fazer uma possível análise, vê a versão japonesa. Apesar de umas quantas cenas de inglês mal falado, a música é muito superior à versão inglesa, e visto que a musica é o principal foco do anime a versão japonesa é mais do que recomendável. Cumps. =D

Patricia Nunes

Já vi Beck^^ já foi é a algum tempo mas, é sempre uma possível análise 😀

Bruno Roxas

Accel World é um daqueles animes que me desperta um interesse enorme mas que tenho sempre medo que me possa desiludir. Sendo eu fã de videojogos e de anime fico muito feliz quando um anime consegue juntar esses dois ”mundos” mas infelizmente ainda não vi um bom anime que tivesse videojogos à mistura. Sword Art Online teve provavelmente um dos melhores começos que já vi num anime e com o passar dos episódios fui ficando desiludido. Pessoalmente considero que Sword Art não é mau, mas eu esperava mesmo muito do anime e acabou por me desiludir.

Sou capaz de ver Accel World, pelo menos os primeiros episódios, para ver se me agrada, mas duvido.
Excelente análise! 😀

Patricia Nunes

Pois… a mim também despertava mas acabei por me desiludir… comparado com Accel World e mesmo tendo decaido com o passar dos episódios, SAO continua a ser bem melhor^^
Boa sorte então :/ Obrigado x3

mestredraco

Não concordo, claro que o SAO tem um outro nível mas não desprezo o Acell world… bem talvez vcs quisessem um anime com outras características dai o motivo da desanimação mas colocando dentro de suas características de anime ele é muuuuuito bom sim e seus defeitos é por se manter persistentes em criar lutas muito demoradas e por tirar foco dos personagens fazendo perder interesse neles em alguns momentos, por falar em gosto… tem gnt que prefere o Naruto antigo a Bleach e isso é imperdoável, mas gosto não se discute…
Trás muita polemica! 😉

Daniel

Eu adorei Accel world, mas concordo com vc que foi mal explorado. Poderiam ter muito mais episdios.

Antonio Kayck

cara o light novel tem ainda muita historia pode acabar tendo 2 temp. eu acho q o autor quis tirar esse preconceito de personagens gordos q muitos fans de animes tem e pelo q vi no anime e no light novel os inimigos da serie toda seria os outros reis tirando a rainha vermelha q e a niko .eu amo sao e tbm amo o accel world, e tenho varios outros motivos pra discordar dessa analise

Tomoki

Entao, o que eu quis dizer foi isto. O anime em si foi otimo, mas faltaram mais eps para explicar a historia direito

Antonio Kayck

sim concordo q nao teve ep o suficiente pra explicar a historia direito mas o q to dizendo e q ainda pode ter uma 2 temp afinal tem muita historia pela frente, claro q depende de quanto ele vendeu mas ate animes q ficaram sei la uns 4 anos sem continuaçao acabaram ganhando uma 2 temp

Jason Brody

eu curti esse anime pakas,e pelo simples fato do personagen principal ser um cara de baixa auto estima.Eu simplesmente odeio aquele cara fodelástico q sai ferrando com todo mundo no maior exagero.Esse anime pra mim eh 1 milhao de vezes melhor q sao,pq eu confesso q n consegui assistir com aquele kirito.O cara começa foda e no 3 ep jah ta no lvl 78 ‘-‘.

Jason Brody

Eu gostei desse anime, e dizer que o protagonista desperdiça o potencial do anime por ser fraco e choramingão é a msm coisa que contradizer a sua afirmação de q ” todos os personagens são clichês”.Curti o anime pelo simples fato do personagem principal n ser o mais foda da história como em todos os animes q vejo.
Eu pra falar a vdd odeio akele protagonista fodástico q sai metendo o ferro em todo mundo,isso sim eh um clichê pra mim.
E que fator milagre eh esse? eu n vi milagre nenlhum no anime.O haru ele apanha,morre(assim como a segunda rei vermelho aparece e o naomi),e n eh obg a ser mais forte do ng,diferentemente desses animes tipos dbz,bleach que o personagem acaba por ficar mais forte de uma hora para outra.
E se alguma coisa que vc viu nesse anime eh milagre,eu digo que “fator milagre” sempre existiu nos animes.DBZ,bleach,attack on titan,naruto(esse,principalmente).

por isso msm nunca considero “valer ou n valer a pena” desses críticos “professionais”.Assista ums 3 ep próprio e decida por vc msm.

felipeTorres1919

bem eu gostei do anime mais o problema é que achei q muita coisa ficou sem explicação tipo oque acontece quando se atinge o level 10, o arita tem algo especial com a  Kuroyukihime(tipo um beijo ou algo), e aquela tal armadura que foi destruida em um episodio q ñ lembro sei q ela ficou escondida no arita, acontece algo? poxa achei um otimo anime mais como termina essa porra? vai continuar ainda esse anime?.

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
36
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x