Análise – 3D Ecco the Dolphin

3d-ecco-the-dolphin-rev-top2-pn

A Sega Mega-Drive teve uma panóplia de jogos que ainda hoje em dia são revistos com grande felicidade por parte dos fãs, e Ecco the Dolphin é sem dúvida um desses. A criação da SEGA não se baseou apenas num “simulador de golfinho”, criando também uma aventura envolvente e uma mecânica de jogo altamente inovadora para a altura. Claramente, tornou-se num dos jogos de culto da consola.

A versão original do jogo foi lançada para inúmeras plataformas com o passar do tempo, mantendo-se sempre acessível para quem queria experimentar mais uma vez as aventuras de Ecco ou então para os que descobriram recentemente o jogo. A mais recente versão do jogo foi lançada para a Nintendo 3DS, onde para além de ser uma port do jogo, tira partido do 3D da consola para uma maior imersão desta aventura aquática.

3d-ecco-the-dolphin-rev-4-pn

O jogo conta-nos a história de Ecco, um golfinho bastante especial não só pelos traços físicos, mas também porque que tem a tarefa de salvar grande parte do habitat marinho que ele conhecia. Tudo aconteceu durante um simples dia, enquanto Ecco brincava com os restantes golfinhos, uma enorme força sugou grande parte da vida marinha existente sem qualquer tipo de explicação. Enquanto vagueia praticamente sozinho pelos mares, Ecco vai encontrando alguns traços de vida e restantes sobreviventes deste acontecimento bizarro.

Ecco the Dolphin é um jogo de exploração onde a personagem principal terá que resolver esta situação misteriosa num jogo bastante minimalista. O mais interessante é a dualidade que este jogo transmite, conseguindo obeceder a padrões da natureza bastante simples mas sem deixar de acrescenter a ficção necessária para tornar o jogo interessante.

3d-ecco-the-dolphin-rev-2-pn

Ecco é um simples golfinho que nada em várias velocidades, sendo também possível dar os seus simples pulos para fora de água – pulos esses que são essenciais para a jogabilidade – não só para recuperar o ar na superfície. Para além disso, o golfinho consegue comunicar com as restantes personagens que fazem parte desta aventura através de uma canção que é activada com um premir de um simples botão. Essa comunicação será feita constantemente durante o jogo, seja para recolher informações vitais, eliminar objectos ou até gravar o jogo.

Apesar do ambiente marítimo geralmente conseguir transmitir tranquilidade, essa palavra está muitíssimo pouco assente neste jogo. Os vários perigos que o jogo tem, desde superfícies com picos, ataques de outros seres vivos e não só, deixam o jogador bastante inquieto. Isto complementa-se com a música – inspirada em Pink Floyd – que oferece melodias tão celestiais como misteriosas. É uma fórmula que encaixa que nem luva neste jogo.

3d-ecco-the-dolphin-rev-1-pn

Nesta versão 3D, mais uma vez a SEGA e a Nintendo conseguiram acertar em cheio no que toca à tecnologia estereoscópica da 3DS. O empenho que depositaram no jogo deu cartas, e os resultados estão à vista – literalmente – com um 3D que não requer grande esforço ocular por parte dos jogadores e consegue enfatizar na perfeição este enorme ambiente marítimo dando a impressão que temos um aquário verdadeiro na nossa 3DS.

3D Ecco the Dolphin é sem dúvida a melhor versão portátil do jogo. Esta versão do jogo está espectacular que para além de agradar com certeza os que já eram fãs, poderá conquistar os que sempre observaram este jogo de longe. Ao pé de Streets of Rage, esta versão 3D de Ecco the Dolphin está excelente.

Positivo:

pn-recomendado-ana

  • 3D bem conseguido
  • Uma aventura intemporal
  • Jogabilidade continua acessível
  • Super Dolphin para os menos experientes
  • Banda sonora

Negativo:

  • Minimalismo poderá afastar alguns jogadores

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
alpha

faz-me lembrar um jogo … hungry sharks evolution para android é muito bom

Nirvanes

Isso é porque esse jogo é claramente inspirado no Ecco 😛

alpha

lol por acaso não sabia mas esse hungry shark é um jogo grátis mas que tem pormenores engraçados e o evolution podes evoluir o teu tubarão até ao megalodon ou seja o jogo é grande como o catano

Nirvanes

Sim eu sei, já joguei, é bem divertido e bem feito para um jogo grátis. A jogabilidade é muito inspirada neste Ecco, é um jogo único este.

Nirvanes

Sempre quis jogar, mas ainda não vai ser para já! É um jogo bonito e fascinante!

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x