Análise – 12 Minutes

 

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna com um conceito muito interessante onde a acção de jogo decorre durante cerca de 12 minutos de uma noite onde a nossa personagem chega a casa e morte após morte, este volta ao início do Loop temporal e vive a mesma história uma e outra vez até encontrar o verdadeiro desfecho.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna onde cada vez que vivemos um dos loops de tempo, vamos desconbrindo mais peças do puzzle, seja através das falas das personagens, coisas com as quais interagimos, ou com acontecimentos que vamos presenciando pela primeira vez. É um sistema inteligente que segue um ritmo viciante que nos faz tentar uma e outra vez, nem que seja pela curiosidade.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna tem como base um sistema de aventura e puzzle onde podemos interagir com o cenário e usar coisas disponíveis no mesmo, cada um com o seu próprio fim. Os comprimidos para dormir podem ser usados de diversas formas, assim como outros utensílios espalhados pela casa. Quanto mais usamos e experimentamos, mais opções de interacção vão sendo abertas.

 

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna incentiva ao pensamento criativo e alguns dos twists estão bem pensados. Não é um jogo que demore a concluir, mas isto depende de cada jogador. Alguns podem encontrar a solução depressa, enquanto outros podem ficar presos a pensar em hipóteses que levam a mais um beco sem saída.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna foi feito com base num sistema de rato, mas funciona igualmente bem no comando da Xbox. Mesmo que pareça mais confuso a início, acaba por ser bastante simples interiorizar o sistema de menus e a forma como podemos combinar até alguns dos objectos.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna com um visual bastante simples mas eficaz que utiliza uma câmara superior que nos dá a perspectiva aérea da divisão da casa onde nos encontramos. Por vezes não é a perspectiva mais prática, mas tal como os comandos, é tudo uma questão de hábito.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna que embora tenha um visual mais simples, montou também uma equipa de vozes bastante poderosa com participações de algumas vedetas como é o caso de Daisy Ridley, Willem Defoe e James McAvoy. Estes são bons actores de voz com provas dadas e que fazem aqui um muito bom trabalho.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna capaz de prender o jogador e aguçar a curiosidade, embora não seja um jogo que consigo recomendar a todos os estilos de jogadores. Esta é uma experiência bastante cerebral que envolve alguma tentativa erro e que vai aborrecer quem quer coisas muito mais rápidas e movimentadas.

12 Minutes é um jogo criado por pelo português Luís António em colaboração com a Annapurna que se revela ser ainda melhor do que aquilo que prometia pelos trailers iniciais. O conceito do criador aliado a um esforço de equipa deu vida a um jogo que podia ser apenas uma perdida num universo com muito mais potencial. Por isso se são fãs de jogos mais integigentes e que vos fazem puxar pela cabeça, então vão adorar 12 Minutes.

Positivo:

  • História envolvente e interessante
  • Boa prestação vocal
  • Elementos de aventura bem aplicados
  • Existem muitas sequências para ver

Negativo:

  • Perde valor depois de descobrir a solução
  • Verifiquei vários bugs
  • Não é um jogo que vá agradar à maioria

Latest posts by Daniel Silvestre (see all)
Share

You may also like...

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x