Twitch Plays Pokémon faz hoje 4 anos desde que iniciou a sua jornada

Faz hoje 4 anos desde que uma das experiências sociais mais interessantes teve lugar. Sim, foi no dia 12 de Fevereiro de 2014 que Twitch Plays Pokémon teve início com Pokémon Red. Uma aventura que curiosamente durou por volta de 2 semanas, mas que foi o suficiente para marcar o ano, ganhar o prémio para “Melhor Criação Feita Por Um Fâ” na Game Awards, um recorde no Guinness pelo maior número de participantes num jogo single player online com 1.165.140 pessoas e até a sua própria lore.

O conceito de Twitch Plays Pokémon (ou TPP) era bastante simples. Com a ajuda de um programa e bot criados pelo streamer do canal, o público simplesmente tinha que inserir os comandos no chat do twitch para assim poder jogar o jogo. Para além disso, o streamer chegou a inserir uma nova mecânica no chat, Anarchy e Democracy, onde o modo de anarquia era o modo básico de inserir os comandos no chat e o jogo produzia os mesmos, enquanto que para o modo de democracia os jogadores precisavam de votar no comando que queriam usar.

A aventura pelo jogo da primeira geração de Pokémon fez erguer várias histórias sobre o que se estava a passar pelo jogo. Provavelmente a “lore” mais engraçada anda por de volta do Helix Fossil, que logo de imediato tornou-se no “deus” do jogo, sendo consultado várias vezes no meio de batalhas ou até fora das mesmas, à procura de ajuda para guiar o protagonista (e o chat, referido como Hive Mind) no caminho correcto. Há quem diga também que foi graças a Helix que a Hive Mind conseguiu passar o puzzle do 3º ginásio à primeira, algo que até a jogar normalmente costuma oferecer umas quantas tentativas para resolver.

No entanto nem Helix conseguiu salvar a Hive Mind do pior/melhor antagonista do jogo, “The Ledge“. Durante um dia inteiro o desafio foi ultrapassar a borda que fica na cidade de Cerulean, mas devido à intervenção de algumas pessoas, o que seria uma tarefa fácil tornou-se em algo complicado. No entanto, o consenso geral foi que Helix estava a testar os jogadores. Continuando com a história de Helix, é dito que o Pidgeot da equipa, chamado de Bird Jesus, foi enviado por Helix para ajudar a Hive Mind a ultrapassar o 4º ginásio. Por outro lado, Eevee que era para ser tornado em Vaporeon para aprender Surf, foi evoluído para Flareon e passou a ser chamado de falso profeta, enviado pelo Dome Fossil para impedir a jornada do protagonista, começando por fazer com que Abby (Charmeleon) e Jay Leno (Rattata) fossem libertados no PC e ameaçando fazer o mesmo com Bird Jesus.

Mais logo, após seis crachás no bolso, veio um dos eventos mais sangrentos de sempre, o Bloody Sunday. Zapdos foi capturado, mas no processo de o retirar do PC para a equipa vários Pokémon foram perdidos, culminando no total de 12 percas e sem conseguir resgatar Zapdos (Anarchy Jesus). Após este evento, a Hive Mind decidiu ressuscitar o seu deus Helix, algo que conseguiu fazer com imenso sucesso e que foi celebrado pela Hive Mind até chegar mais tarde a outra borda, desta vez a que estava à frente do ginásio de Giovanni e repetir novamente o mesmo processo de Cerulan City.

No 16º dia desde o início da stream, a Hive Mind finalmente concluiu Pokémon RedAnarchy Bird (Zapdos), Lord Helix (Omastar), All Terrain Venomoth (Venomoth), The Fonz (Nidoking),  Air Jordan (Lapras) e Bird Jesus (Pidgeot) conseguiram derrotar a Elite 4, Lance e Blue. Terminando assim uma jornada que deu que falar durante um bom tempo, enquanto que a série Twitch Plays Pokémon prosseguiu para os próximos jogos da série e até hoje continua activo (embora com um número bastante baixo de espectadores), explorando os vários jogos que a franquia tem para oferecer.

Que memória possuem desta experiência em grupo? Estiveram presentes em alguns destes eventos? Até qual jogo da série Pokémon acompanharam? Partilhem na zona de comentários.