TOP 12 – Filmes do Universo Cinemático da Marvel

Durante algum tempo, os super-heróis da Marvel Comics foram adaptados para o cinema por diferentes estúdios, uns com mais sucesso do que outros. Em 2008, a Marvel Studio decidiu fazer algo diferente e inicio a 1ª fase daquilo que seria conhecido como o Universo Cinemático da Marvel (MCU). Desde então tivemos direito a 12 filmes que introduziram novos super-heróis ao grande ecrã e que estão interligados entre si na mesma continuidade.

Daqui a uma semana, está prestes a chegar às salas de cinema Captain America: Civil War, o primeiro filme da 3ª fase do MCU, portanto vamos dar uma vista de olhos nos filmes anteriores e decidir quais são os melhores. Para este top, vamos incluir todos os filmes da 1ª e 2ª fase, sem contar com as séries televisivas (desculpa, Daredevil e Jessica Jones). Antes de mais, convém realçar que este top foi elaborado inteiramente pela minha pessoa, por isso se virem um filme numa posição injusta, já sabem a quem culpar.

Não se esqueçam de comentar e dizer quais são para vocês os melhores filmes da Marvel Studios.

 

top-MCU-iron-man-3-pn

O primeiro filme do Iron Man teve bastante sucesso, portanto não é de admirar que teve direito a duas sequelas. Infelizmente, nenhuma delas esteve bem ao nível do original, sendo Iron Man 3 é o pior dos três. Acompanhamos Robert Downey Jr. mais uma vez como Tony Stark onde o vemos a ser aquilo que toda gente não queria ver: ansioso, inseguro e com ataques de pânico. Toda esta premissa podia ter resultado para acrescentar mais profundidade à personagem, mas acaba apenas por ser aborrecido.

Aquilo que estranhou mesmo o filme para mim foi o Mandarim, um vilão com o potencial de ser um dos melhores do MCU que acaba por ter um dos piores plot twists de sempre, apenas para ser trocado por mais um vilão facilmente esquecível. E qual era o problema do fato nos filmes anteriores? Nunca vi tantos fatos do Iron Man a serem destruídos com tanta facilidade.

 

top-MCU-the-incredible-hulk-pn

Durante um tempo, eu julgava que The Incredible Hulk era apenas um género de sequela ao filme de 2003 feito pela Universal Studios. Não só fiquei a descobrir mais tarde que era na verdade um reboot, como também estava inserido no MCU, algo que muita gente já se deve ter esquecido. Também não ajuda quando esta foi a única vez que vimos Edward Norton no papel de Bruce Banner, sendo substituído por Mark Ruffalo a partir do primeiro Avengers.

A história não perde tempo a demonstrar a origem do super-herói, mas segue a típica estrutura do ‘Aí eu não quero estes poderes, aí arranjei uma forma de tirar os poderes, aí afinal quero mesmo ficar com os poderes’. No entanto, nunca achei o filme mau e é sempre engraçado ver o Hulk a destruir coisas. Pelo menos ele não parece um pepino como a versão do Eric Bana.

 

top-MCU-iron-man-2-pn

Antes da chegada dos Avengers, a Marvel Studios ainda teve tempo de convencer Jon Favreau a fazer mais um Iron Man para matar tempo. Muitas pessoas não gostam de Iron Man 2, pessoalmente até achei que estava um filme decente e gosto da acção no acto final. Ou talvez só tenha gostado porque tinha o Iron Man, quem sabe.

Desta vez Tony Stark tem de enfrentar o tipo do The Wrestler que usa tecnologia avançada para fazer chicotes, e ainda lidar com o governo e as suas governices. Mas ele não está sozinho, já que conta com a ajuda de War Machine (não é o Terrence Howard, é o Don Cheadle) e Black Widow, a espia que não merece o seu próprio filme portanto tem que ser introduzida de alguma forma e que bate couro a um tipo diferente em cada filme que aparece. Ao menos, faz justiça ao seu nome.

 

top-MCU-thor-pn

De todos os filmes da 1ª fase do MCU, Thor é capaz de ser aquele mais evidente que existe apenas para introduzir a personagem antes dos Avengers. Conhecemos Chris Hemsworth como Thor pela primeira vez, o príncipe de Asgard com a mania das grandezas que fica sem os poderes e é exilado para Terra. Em apenas um fim-de-semana fora de casa, ele aprende a ser humilde e menos idiota para salva o seu reino. A sério, todo este filme decorre no espaço de 3 dias.

As melhores partes continuam a ser com o Thor a habituar-se aos costumes da Terra, mas não deixa de ser um filme bastante razoável. Para ser sincero, o filme só não está uma ou duas posições mais abaixo por causa do Loki, que é, de longe, o melhor vilão do MCU. Isto se não tivermos a falar dos vilões das séries televisivas, nesse caso estaria no top 3.

 

top-MCU-ant-man-pn

A 1ª fase do MCU acabou em grande com o primeiro Avengers. Ironicamente, a 2ª fase acabou com um filme sobre um super-herói muito mais pequeno. Eu tinha grandes expectativas quanto a Ant-Man quando anunciaram que Edgar Wright seria o realizador, mas mais tarde abandonou o cargo devido a discórdias criativas e fiquei com um certo receio de que a qualidade do filme seria afetada pela troca de realizadores. Contudo, o resultado final até funciona bem.

Apesar da premissa ser algo semelhante à do primeiro Iron Man, o filme tem mérito por conseguir introduzir um super-herói chamado Homem-Formiga de forma convincente. Sendo sincero, já vimos tanta coisa esquisita nos filmes da Marvel por esta altura que aceitamos qualquer coisa. Eles nem se esforçam tanto para promover os seus filmes para nos convencer a ver.

 

top-MCU-thor-the-dark-world-pn

Tal como Iron Man 2, Thor: The Dark World é mais uma sequela que serve para matar tempo até a chegada do próximo Avengers. No entanto, é um filme mais competente e interessante do que o original. Para derrotar o Nono Doctor num cosplay de elfo negro, Thor tem que unir forças com o seu irmão carismático Loki de forma a salvar os Nove Reino, desde Asgard até aquele reino cujo o nome é impossível de ser pronunciado em condições.

Eu vou ser franco, não me recordo de muita coisa desta filme. Apenas vi o filme uma vez há algum tempo atrás e as únicas partes que me recordo são as partes do Loki e quando o professor maluco anda nu por Stonehenge. Eu tenho uma memória fotográfica deverás questionável.

 

top-MCU-captain-america-the-first-avenger-pn

Sendo o último filme a ser lançado antes do primeiro Avengers, Captain America: The First Avenger faz os últimos preparativos para a reunião dos super-heróis mais poderosos da Terra (isto soa melhor em inglês). De uma certa forma, o filme serve quase como uma prequela do Avengers, algo que é bastante evidente só pelo subtítulo. Somos introduzido a Chris Evans que deixa para trás o Tocha-Humana para assumir o papel do Capitão América durante a 2ª Guerra Mundial.

De todos os filmes a solo da 1ª fase, este é capaz de ser o meu favorito já que gostei bastante desta versão do Capitão América. Só por isso devem pensar que sou apoiante da #TeamCap, mas na verdade sou mais fã da #TeamAusente, prefiro estar longe do conflito. Não é assim, Hulk e Thor?

 

top-MCU-avengers-age-of-ultron-pn

As expectativas para Avengers: Age of Ultron eram estupidamente elevadas, e mesmo que não tenha cumprido todas elas, continua a ser um filme bom. Joss Whedon não só tinha que fazer uma sequela ao nível do original, como ainda tinha de preparar várias coisas para terem seguimento nos filmes da próxima fase. Não foi uma tarefa fácil e deixou o realizador completamente de rastos ao ponto de recusar voltar a realizar um filme do MCU. Ele bem estava a precisar de um abraço.

Eu continuo a preferir estes filmes que incluem diversos super-herói, introduzindo Quicksilver e Scarlet Witch , os gémeos que não são de todo mutantes cujo os actores eram um casal no Godzilla de 2014 – sim, eu também estranhei inicialmente. Também temos a origem do Vision e o filme tem mérito por convencer toda a gente que o Hawkeye até é um tipo porreiro. E o Ultron consegue ser melhor do que o Loki? Nah, o Loki continua a ser o melhor vilão.

 

top-MCU-iron-man-pn

Todo este universo cinemático tinha que começar em algo lado, e tudo teve início em 2008 com Iron Man. Foi aqui que vimos Robert Downey Jr. pela primeira vez como Tony Stark, uma escolha ideal para o papel, e a origem da sua armadura. O filme estabeleceu um pouco da fórmula para os futuros filmes da Marvel, incluindo a popularização das cenas pós-créditos que deixou toda a gente a assistir os créditos até ao fim cada vez que vão ver um filme de super-heróis só para terem uns segundos extras de teasers em vez de se irem logo embora.

Mesmo que não seja o meu filme favorito da 1ª fase, há que dar valor ao sucesso e impacto do filme, pois sem ele não teríamos MCU nenhuma, nem Avengers, nem Winter Soldier, nem Guardians of the Galaxy. Tirando todas as armas de destruição maciça que ajudou a criar, afinal o Tony Stark sempre ajudou a criar algo positivo.

 

top-MCU-the-avengers-pn

Depois de vários filmes a solo, e ainda uma sequela, finalmente tivemos toda a gente reunida no Avengers. Nunca antes tinha sido feito um filme ao vivo com tantos super-heróis da Marvel juntos a medir forças e eventualmente a trabalhar em equipa. O primeiro acto pode ser um pouco aborrecido e leva algum tempo até estarem todos em sintonia, mas as interacções entre as várias personagens e vê-los em acção para salvar o dia compensa as partes negativas.

Acrescentam o Loki lá no meio (eu juro que vou parar de falar dele agora) e temos um filme que vai entreter a maioria dos fãs de super-heróis. Também foi aqui que o Thanos fez a sua primeira aparição, e ainda estamos à espera que ele saía da cadeira para fazer algo produtivo. Vá lá, Thanos, já passaram 4 anos, já está na altura.

 

top-MCU-captain-america-the-winter-soldier-pn

Nem toda a gente gostou do primeiro filme do Capitão América como eu, e provavelmente não foi a personagem favorita dos Avengers. Foi preciso aparecerem os irmãos Russo para criarem uma sequela superior ao filme original e convencer a todos que o super-soldado de 90 anos com um frisbee até é um badass. Junto com a agente Black Widow e Falcon, um tipo aleatório que encontrou na rua, Steve Rogers entra no mundo da espionagem e enfrenta o assassino conhecido como Winter Soldier.

Um dos melhores filmes a solo do MCU, Captain America: The Winter Soldier impressiona e oferece revelações inesperadas, que provavelmente toda a gente já sabe por esta altura, mas como eu sou boa pessoa, não vou dar spoilers. Se o Civil War estiver ao mesmo nível, eu já fico bastante satisfeito.

 

top-MCU-the-guardians-of-the-galaxy-pn

Mesmo quem não seja grande entendido em bandas desenhadas da Marvel, muito provavelmente já ouviu falar do Hulk, Thor, Capitão América e Iron Man em algum lado. Portanto digam com sinceridade quantos de vocês é que conheciam Guardians of the Galaxy antes deste filme aparecer? No máximo, lembravam-se do pequeno guaxinim em Marvel vs Capcom 3. Tirando isso, como é que um filme de fantasia espacial com um grupo de personagens desconhecidas para muitos, incluindo uma árvore falante que passa o tempo todo a introduzir-se, capaz de ser o melhor filme da Marvel Studios? Porque é brutal e divertido.

Enquanto foram precisos 5 filmes para apresentar os membros dos Avengers, bastou apenas este filme para ficar fã de Star-Lord (Quem?), Rocket Raccoon, Gamora, Groot e Drax. Mesmo com a presença de Thanos e das Infinity Stones, Guardians of the Galaxy consegue quase estar isolado dos restantes filmes do MCU, e é por isso que funciona tão bem. Tinha tudo para dar errado, mas conquistou milhares de fãs com a sua acção, comédia e personagens interessantes. Agora é só temos que esperar um ano pela sequela!

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...