TOP 10 – Jogos da PSP

top-10-psp-destaque-pn

Há exatamente 10 anos atrás, os europeus tiveram a oportunidade de experimentar a PlayStation Portátil, a primeira consola portátil da Sony. Apesar de ser tecnicamente superior à Nintendo DS, a PSP ficou quase sempre em segunda lugar contra a sua principal concorrente, mas isso não quer dizer que não deu luta.

Deu-nos a chance de jogar séries antigas em qualquer lugar, como Tomb Raider e GTA, com uma qualidade nunca antes vista numa portátil, e introduziu-nos a novas franquias, como Patapon e Pursuit Force. O catálogo da PSP é extenso, mas para este top, só podemos escolher 10 jogos.

 

top-10-psp-half-minute-hero-pn

10 – Half Minute Hero

Com um título que pode ser interpretado doutra maneira pelas mentes mais obscenas, Half Minute Hero é uma boa solução para quem não pode dispensar 50 horas a jogar um RPG.

Com apenas 30 segundos, têm que se tornar fortes o suficientes para derrotar o vilão e salvar mundo. Um híbrido de vários géneros e cheio de humor, Half Minute Hero é um jogo que pode ser desfrutado por toda a gente.

 

top-10-psp-god-of-war-ghost-of-sparta-pn

9 – God of War: Ghost of Sparta

God of War: Chains of Olympus provou que a PSP é capaz de aguentar com a ira de Kratos, o que não o impediu de voltar para uma segunda ronda, desta vez numa jornada em busca do seu irmão.

Apesar de não trazer muitas novidades, Ghost of Sparta mantém tudo aquilo que os fãs esperam encontrar na série: combate satisfatório, bons visuais e muita, muita violência.

 

top-10-psp-persona-3-portable-pn

8 – Persona 3 Portable

Mais do que um mero port, Persona 3 Portable não só dá a oportunidade de jogar um dos melhores RPG da PS2 em qualquer lado, como adiciona novos conteúdos e permite jogar com uma protagonista feminina.

Se não estiverem a organizar a vossa vida social académica, vão estar em masmorras a lutar pelas vossas vidas, e para tal, vão ter que disparar na própria cabeça dezenas de vezes. Irónico, não é?

 

Layout 1

7 – LocoRoco

Provavelmente o exclusivo mais adorável da PSP, LocoRoco é um jogo onde controlamos pequenas criaturas gelatinosas ao inclinar o cenário com apenas os botões de ombro e apanhamos fruta para ficar maiores.

O visual único e músicas cativantes de LocoRoco ajudaram a cumprir o objectivo de ser diferente de tudo aquilo que tinha sido visto antes na portátil, algo que conseguiu sem problemas.

 

top-10-psp-tekken-dark-ressurection-devil-jin-pn

6 – Tekken: Dark Resurrection

Essencialmente um update de Tekken 5, Tekken: Dark Ressurection traz uma das séries de luta mais populares da PlayStation ao pequeno ecrã, adicionando novas personagens e outros extras.

Visto por alguns como o melhor jogo de luta da PSP, Dark Ressurection não só faz uma boa passagem do sistema de combate para uma consola portátil, como também introduz a melhor personagem da série, Lili. Quem discordar, vai ter de resolver o assunto comigo numa partida de Tekken Bowl.

 

top-10-psp-Metal-Gear-Solid-Peace-Walker-pn

5 – Metal Gear Solid: Peace Walker

A série Metal Gear introduziu-se cedo na PSP, começando com dois spin-offs que envolvem coleção de cartas e combates de turnos (yep, isso existe) e depois continuou com Metal Gear Solid: Portable Ops, cuja a história pode ou não ter relevância para a série.

Ao contrário de Portable Ops, Peace Walker teve Hideo Kojima como diretor (e controlos melhores), expandindo a história de Big Boss. Sozinho ou com 3 amigos, podem realizar diversas missões, incluindo uma onde enfrentam uma criatura do Monster Hunter (yep, isso está no jogo).

 

top-10-psp-daxter-pn

4 – Daxter

O cómico “ottsel” da série Jak and Daxter da Naughty Dog teve a sua chance de brilhar e mostrar a toda a gente que consegue sacar-se bem sozinho no seu próprio jogo.

Este foi o primeiro jogo criado pela Ready at Dawn e foi considerado um dos primeiros jogos obrigatórios para a PSP. Houve outro jogo da série que saiu na PSP, mas a maioria dos fãs prefere fingir que nunca existiu…

 

top-10-psp-dissidia-012-final-fantasy-pn

3 – Dissidia 012 Final Fantasy

O primeiro jogo veio como uma boa surpresa e foi bem recebido pelo público em geral. Não faltou muito até a Square Enix lançar uma sequela com mais combates que parecem ter sido retirados do Dragon Ball Z.

Esta nova entrada da série veio oferecer novamente a possibilidade dos fãs lutarem com as suas personagens favoritas de Final Fantasy e decidirem quem é melhor, incluindo uma nova história e até a do jogo anterior.

 

top-10-psp-Kingdom-Hearts-Birth-by-Sleep-pn

2 – Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Depois de Kingdom Hearts 2, a série passou por uma fase agridoce, lançando diversos spin-offs enquanto toda a gente queria era a confirmação de Kingdom Hearts 3. No entanto, Kingdom Hearts: Birth by Sleep não só provou ser mais do que um mero spin-off, como também provou estar ao nível dos títulos principais da série.

Este foi um dos jogos que mais aproveitou das capacidades máximas da PSP e é o favorito de muitos fãs de Kingdom Hearts, tanto pela sua jogabilidade como pela história, que é considerada a mais dramática de toda a série.

 

top-10-psp-crisis-core-final-fantasy-vii-7-pn

1 – Crisis Core: Final Fantasy VII

Curiosamente o top 3 é constituído por jogos da Square Enix, e o número um no nosso top é Crisis Core: Final Fantasy VII, um dos mais requisitados por quem possui uma PSP.

Trocando os combates por turnos por uma jogabilidade mais virada para a acção, Crisis Core decorre antes dos eventos de Final Fantasy VII e explora melhor a história desconhecida de Zack Fair, uma personagem carismática, e a sua jornada até ser mentor de Cloud.

——//——
E vocês? Concordam com a nossa lista? Quais são os melhores jogos da PSP para vocês? Digam-nos na zona de comentários em baixo.

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.