TOP 10 – Jogos da PS2

top_ps2_destaque_pn

Durante 15 anos, a PlayStation 2 foi o palco para a estreia de vários jogo que se tornaram clássicos e continuam a ser vistos como um dos melhores de sempre dentro do seu género.

Em conjunto os membros da redacção, Alexandre Barbosa, Sérgio Batista e Roberto Silva escolhemos os nossos jogos favoritos e elaboramos esta lista. Existem muitos jogos que mereciam ser destacados, portanto não levem a mal se não encontrarem o vosso favorito.

 

jak_and_daxter_top_ps2_pn

10 – Jak and Daxter: The Precursor Legacy

Sérgio Batista – Eu só tive a chance de jogar Jak and Daxter: The Precursor Legacy quando arranjei a versão HD da trilogia . Já tinha jogado Jak II e Jak 3 antes na PS2, portanto não fazia ideia o quão diferente o jogo original era.

Juntando os melhores elementos de Super Mario 64 e Banjoo-Kazooie, a Naughty Dog conseguiu criar um jogo de plataformas divertido que iria originar uma das franquias de referência da PS2. Se tivesse que escolher entre o ambiente mais colorido do original e o tom mais negro das sequelas, provavelmente iria pelo original.

 

devil_may_cry_3_top_ps2_pn

9 – Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Roberto Silva – Um tipo meio-demónio, uma espada carregada de poderes sobrenaturais, um par de pistolas com nome de música do dueto de Stevie Wonder e Sir Paul McCartney e monstros q.b. são o resultado da melhor tentativa falhada de Resident Evil 4.

Devil May Cry 3 para mim é o supra-sumo da ideia de videojogo. Não preciso um conjunto de informações ou coisas a serem projectadas pelo ecrã fora. Só precisamos de um bom vilão, um bom herói e de algo pelo meio para nos entreter.

 

ratchet_&_Clank_3_top_ps2_pn

8 – Ratchet & Clank 3

Alexandre Barbosa – Dr. Nefarious: Lance and Janice: Ratchet & Clank 3: Up Your Arsenal é o meu jogo favorito da série na PS2. Sim eu sei que é um nome extenso mas é este nome que reflecte aquilo que mais gosto deste jogo, o vilão.

Dr. Nefarious é um vilão tão bom que foi o primeiro da série, sem contar com idiota do Capitão Quark, que conseguiu um lugar fixo. Dr. Nefarious e a sua telenovela, Lance & Janice tornaram-se uma parte integrante da série, eu pelo menos sempre quis saber o que acontece no próximo episódio da telenovela.

Já quanto a jogabilidade foi em Ratchet & Clank 3 que esta foi consolidada. Este é um daqueles jogos que repeti pelo menos 15 vezes, a combinação do humor com a jogabildade viciante fizeram deste um dos meus jogos favoritos.

 

sly_2_band_of_thieves_top_ps2_pn

7 – Sly 2: Band of Thieves

Alexandre Barbosa – Estão a ver aquele jogo que vêem pela primeira vez em casa de um amigo? É o caso da série Sly Cooper, o meu primeiro impacto com estes larápios de horas da minha vida foi nas férias de Natal a seguir ao lançamento de Sly 2: Bando de Espertalhões (sim eu joguei Sly 2 em português).

Pedi emprestado, depois comprei o 2, comprei o 3 e finalmente consegui jogar o primeiro que já na altura era uma relíquia. Se disser que passei este jogo mais de 20 vezes não estou a exagerar. Sly 2 é o meu favorito da série por ter sido o primeiro a encontrar e a fundamentar a série para aquilo que é hoje.

Mundos cheios de segredos, missões criativas e diferentes, personagens tresloucadas e o estilo cartoonesco com os KAPOW!, TOON!, entre outros efeitos visuais e sonoros que aparecem durante os combates. Sly 2 agarrou-me completamente, só gostava que fosse mais desafiante.

 

Metal-gear-solid-3-snake-eater-top-ps2-pn

6 – Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Roberto Silva – What a thriiill… ah… o começo para uma das músicas mais icónicas da série. Só isto poderia ser razão para este jogo estar na nossa lista dos melhores jogos da PS2 (e para dizer a verdade, de sempre) mas a Kojima Productions decidiu dar-nos um jogo de outro mundo.

Quando joguei MGS 3: Snake Eater fui apanhado de surpresa depois de alguns dissabores que Sons of Liberty me deixou e a verdade é que não é preciso pesquisar muito para descobrir o que faz Metal Gear Solid 3 uma obra-prima. A história pode ser confusa, o Naked Snake pode não ser o melhor Snake mas aquela batalha final permanece queimada na memória como se fosse ontem. You’re so supreeeeemeee!

 

resident-evil-4-wii-edition-pn

5 – Resident Evil 4

Sérgio BatistaResident Evil 4 representa um ponto de viragem da famosa série de survival horror, mas também é o balanço perfeito entre a atmosfera de terror dos jogos clássicos com acção mais rápida e fluída.

Os shooters em terceira pessoa atuais devem muito a Resident Evil 4 e até hoje a Capcom ainda tenta recriar a fórmula com o mesmo nível de sucesso que Shinji Mikami conseguiu.

Resident Evil 4 está cheio de momentos memoráveis, principalmente as falas dos aldeões que nos perseguem incansavelmente para nos matar. ¡Un forastero! ¡No dejes que se escape!

 

shadow_of_the_colossus_top_ps2_pn

4 – Shadow of the Colossus

Sérgio Batista – Muitos jogos tentaram copiar o mesmo nível de intensidade e dimensão dos confrontos em Shadow of the Colossus. Quase todos não tiveram muito sucesso.

A jornada pela destruição dos 16 Colossi continua a ser uma das experiências mais originais que já tive na PS2. Mesmo que já tenho concluído o jogo várias vezes, eu não consigo fartar-me de deitar abaixo mais um Colossi sempre que tenho a chance. Mesmo que fique triste cada vez que o faço…

 

okami_top_PS2_pn

3 – Okami

Sérgio Batista – O tempo de vida da Clover Studios pode ter sido curto demais, mas durante esse tempo conseguiram criar autênticas pérolas como Viewtiful Joe, God Hand, e principalmente, Okami.

Duma certa perspetiva, este foi o primeiro Legend of Zelda que experimentei e deu-me a conhecer muitas das lendas e mitos do folclore japonês, para além de ter uma bela apresentação visual.

Muita gente não jogou Okami na altura que saiu, e se são umas das pessoas que ainda não experimentou, façam o favor de tratar disso. Não quero saber se jogam na PS2, na Wii ou na PS3, apenas joguem esta obra-prima!

 

persona_4_top_ps2_pn

2 – Shin Megami Tensei: Persona 4

Roberto SilvaPersona 4 é único. Quando comecei a jogar não estava à espera de muito mas a verdade é que daqui saiu uma das minhas novas obsessões. O que faz de Persona 4 (e restante série) único? A maneira como aborda todos e quaisquer tema que normalmente o ser humano tem dificuldade não só em falar como também em expor de maneira correcta.

Posso falar de todos os aspectos sublimes que o jogo possui mas a verdade é que são as personagens da Investigation Team que me prenderam quase religiosamente à PS2 durante centenas de horas. Gostei mais de umas do que outras é verdade mas todo aquele grupo é como um conjunto de amigos que fiz e que nunca irei esquecer custe o que custar.

O Japão é um país distante e por isso nunca saberia o que fazer uma vez que estivesse lá, mas a verdade é que se alguma vez fosse a Inaba sei que vou estar num sítio onde não me faltam memórias. Além disso, Chie best girl!

 

 

Kingdom_hearts_2_top_ps2_pn

1 – Kingdom Hearts II

Alexandre Barbosa – Este é um daqueles jogos que fez com que a PS2 fosse tão especial. Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II foram lançados numa altura perfeita para mim, apanharam a minha transição entre os desenhos animados da Disney e as histórias mais “adultas”.

Quando comprei este jogo estava longe de imaginar o que me esperava, de um momento para o outro o jogo deixou de ser as personagens Disney para passar a ser as aventuras de Sora e amigos pelos mundos Disney. Para mim é isso que o torna tão especial. Quando lançaram a sequela era tudo o que esperava e ainda mais aprofundado.

Para ser honesto, Kingdom Hearts e a sua sequela são autênticas obras de imaginação que me cativaram da melhor maneira possível, sendo que estou ansioso pelo desfecho desta tramóia que começou há mais de 10 anos e ainda hoje me leva a jogar Kingdom Hearts II, por ser o meu favorito.

________________________________________________________________
E vocês? Concordam com a nossa lista? Quais são os melhores jogos da PS2 para vocês? Digam-nos na zona de comentários em baixo.

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

More Posts

Follow Me:
FacebookYouTube

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

  • marceloo447

    Só me posso expressar em relação a quatro títulos dessa lista, os únicos que terminei e que ainda por cima joguei nas versões HD, Jak and Daxter, Mgs 3, Shadow of the Colossus e Kingdom Hearts. Para mim o melhor foi o Shadow of the Colossus, o jogo tem uma carga emocional tão grande e está tão bem executado, o mundo do jogo é tão belo e dá-nos uma sensação de solidão brutal. Cada vitória sobre um Colosso era sempre acompanhada por um rasgo de tristeza…são raros os jogos que provocam este tipo de reacção, só tenho pena de não tê-lo jogado assim que saiu. Mgs3, o meu mgs favorito, uma trama de espionagem durante a guerra fria(só podia sair coisa boa) muito bom mesmo mas acho que o mgs2 também devia estar na lista. Jak and Daxter foi uma boa introdução para uma das mais emblemáticas séries da playstation. Kingdom Hearts é fantástico, personagens e mundos da Disney com Sora e companhia, muitos feels ao longo da história. O Okami não cheguei acabá-lo mas gostei do que joguei e da utilização dos mitos e do folclore japonês, joguei também o suficiente de Ico para perceber que também é um grande jogo que poderia estar nessa lista.
    Alonguei-me um pouco, desculpem xD. Top muito bom!

  • ednice

    *ahem*…Raidou 2

  • Lfo
  • Ulisses Domingues

    Uau, esta é capaz de ser a lista de jogos Ps2 mais sólida que alguma vez vi até hoje. Muitos parabéns pelas escolhas.

    • Lfo

      Precisava de um GoW, GT ou GTA.

      • Ulisses Domingues

        Hmm.. Sim, é verdade. Embora eu sacrifique muito mais depressa um GTA. Acho que pelo menos um GT ou GoW deveria de lá estar.

        Mas apesar disso tudo, para ‘mim’ é bastante sólido 🙂 Fiquei muito contente por ver Persona 4 lá esparrachado.

  • r2

    Acredito que não tenha sido fácil fazer um top 10 de melhores jogos de um possível lote com mais de 100 jogos. Pessoalmente trocava o RE4 pelo KH2 e “prontes”, para mim, ficava bem…até mesmo com a ausência de GOWs ou DQviii mas cada um com as sua preferências 🙂

  • Guilhathorn

    Excelente lista, apenas peca por não ter nenhum FF 😛

    Também devo já ter passado o Sly 2 umas 20 vezes, que excelente jogo, provavelmente o melhor jogo de plataformas que já joguei xD

  • Marco Correia

    É um top com Kingdom Hearts e o mesmo está em nº1, ou seja, é um top legit!

  • BrunoPantySerrano

    Certamente “cada um é como cada qual”, eu hei de preferir sempre Persona 3 do que o 4, o lado negro e ambiente mais pesado do 3 está mais proximo das raizes de Shin Megami Tensei do que o 4. Certo que estou a falar sem sequer ter acabado ainda o 4, mas basta dizer que eu sempre fui do tipo de pessoa que devora RPG’s em pouco tempo e tenho o 4 desde que saiu..

    Bem, Personas de parte, eu ainda tenho muitos jogos bons para adicionar:
    Dark Chronicle; .hack (os 1º 4); Final Fantasy X, Gan Turismo 4; a trilogia do Prince of Persia; Rogue Galaxy; Soulcalibur 2/3; Star Ocean: Til the end of time.

    A vossa lista é boa portanto deixo este apenas como uma “honorable mention” :^)

  • Marcupial

    So faltou ai uma secçao de menções honrosas *cought* FFX *cought*
    um jogo que nao ficou muito conhecido mas que eu tive a sorte de jogar foi o god hand, se houve jogo que eu adorei esse foi um deles xD

  • alvexx

    Tirando um ou outro jogo, este top não tem nada a ver comigo xD

  • André O Maior

    Pouca variedade na lista. E deixar God of War de fora foi mau demais…

    • Milchgeist

      Opiniões… para mim é horrivel esse jogo

      • André O Maior

        kid detected

        • Milchgeist

          Só estou a opinar nada de mais.

          • André O Maior

            Se estás a opinar (com sinceridade) ou não não sei, mas estás certamente a provocar.

    • Nirvanes

      Para ti. É um top de 3 pessoas, da redacção. Tu tens o teu.

  • Nirvanes

    KH2 em 1º… vê-se logo quem votou 😛 ahah

    Acho que o primeiro lugar devia ser do Okami ou do SotC.

    • Lfo

      Já jogaste o BBS?

      • Nirvanes

        Achas? Já estava a apanhar uma overdose de KH… quando acabei o 2 deixei logo se não não ia gostar de nada, já estava a ficar farto!
        Mas hei de jogar claro.