TOP 10 – Jogos da PS2

top_ps2_destaque_pn

Durante 15 anos, a PlayStation 2 foi o palco para a estreia de vários jogo que se tornaram clássicos e continuam a ser vistos como um dos melhores de sempre dentro do seu género.

Em conjunto os membros da redacção, Alexandre Barbosa, Sérgio Batista e Roberto Silva escolhemos os nossos jogos favoritos e elaboramos esta lista. Existem muitos jogos que mereciam ser destacados, portanto não levem a mal se não encontrarem o vosso favorito.

 

jak_and_daxter_top_ps2_pn

10 – Jak and Daxter: The Precursor Legacy

Sérgio Batista – Eu só tive a chance de jogar Jak and Daxter: The Precursor Legacy quando arranjei a versão HD da trilogia . Já tinha jogado Jak II e Jak 3 antes na PS2, portanto não fazia ideia o quão diferente o jogo original era.

Juntando os melhores elementos de Super Mario 64 e Banjoo-Kazooie, a Naughty Dog conseguiu criar um jogo de plataformas divertido que iria originar uma das franquias de referência da PS2. Se tivesse que escolher entre o ambiente mais colorido do original e o tom mais negro das sequelas, provavelmente iria pelo original.

 

devil_may_cry_3_top_ps2_pn

9 – Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Roberto Silva – Um tipo meio-demónio, uma espada carregada de poderes sobrenaturais, um par de pistolas com nome de música do dueto de Stevie Wonder e Sir Paul McCartney e monstros q.b. são o resultado da melhor tentativa falhada de Resident Evil 4.

Devil May Cry 3 para mim é o supra-sumo da ideia de videojogo. Não preciso um conjunto de informações ou coisas a serem projectadas pelo ecrã fora. Só precisamos de um bom vilão, um bom herói e de algo pelo meio para nos entreter.

 

ratchet_&_Clank_3_top_ps2_pn

8 – Ratchet & Clank 3

Alexandre Barbosa – Dr. Nefarious: Lance and Janice: Ratchet & Clank 3: Up Your Arsenal é o meu jogo favorito da série na PS2. Sim eu sei que é um nome extenso mas é este nome que reflecte aquilo que mais gosto deste jogo, o vilão.

Dr. Nefarious é um vilão tão bom que foi o primeiro da série, sem contar com idiota do Capitão Quark, que conseguiu um lugar fixo. Dr. Nefarious e a sua telenovela, Lance & Janice tornaram-se uma parte integrante da série, eu pelo menos sempre quis saber o que acontece no próximo episódio da telenovela.

Já quanto a jogabilidade foi em Ratchet & Clank 3 que esta foi consolidada. Este é um daqueles jogos que repeti pelo menos 15 vezes, a combinação do humor com a jogabildade viciante fizeram deste um dos meus jogos favoritos.

 

sly_2_band_of_thieves_top_ps2_pn

7 – Sly 2: Band of Thieves

Alexandre Barbosa – Estão a ver aquele jogo que vêem pela primeira vez em casa de um amigo? É o caso da série Sly Cooper, o meu primeiro impacto com estes larápios de horas da minha vida foi nas férias de Natal a seguir ao lançamento de Sly 2: Bando de Espertalhões (sim eu joguei Sly 2 em português).

Pedi emprestado, depois comprei o 2, comprei o 3 e finalmente consegui jogar o primeiro que já na altura era uma relíquia. Se disser que passei este jogo mais de 20 vezes não estou a exagerar. Sly 2 é o meu favorito da série por ter sido o primeiro a encontrar e a fundamentar a série para aquilo que é hoje.

Mundos cheios de segredos, missões criativas e diferentes, personagens tresloucadas e o estilo cartoonesco com os KAPOW!, TOON!, entre outros efeitos visuais e sonoros que aparecem durante os combates. Sly 2 agarrou-me completamente, só gostava que fosse mais desafiante.

 

Metal-gear-solid-3-snake-eater-top-ps2-pn

6 – Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Roberto Silva – What a thriiill… ah… o começo para uma das músicas mais icónicas da série. Só isto poderia ser razão para este jogo estar na nossa lista dos melhores jogos da PS2 (e para dizer a verdade, de sempre) mas a Kojima Productions decidiu dar-nos um jogo de outro mundo.

Quando joguei MGS 3: Snake Eater fui apanhado de surpresa depois de alguns dissabores que Sons of Liberty me deixou e a verdade é que não é preciso pesquisar muito para descobrir o que faz Metal Gear Solid 3 uma obra-prima. A história pode ser confusa, o Naked Snake pode não ser o melhor Snake mas aquela batalha final permanece queimada na memória como se fosse ontem. You’re so supreeeeemeee!

 

resident-evil-4-wii-edition-pn

5 – Resident Evil 4

Sérgio BatistaResident Evil 4 representa um ponto de viragem da famosa série de survival horror, mas também é o balanço perfeito entre a atmosfera de terror dos jogos clássicos com acção mais rápida e fluída.

Os shooters em terceira pessoa atuais devem muito a Resident Evil 4 e até hoje a Capcom ainda tenta recriar a fórmula com o mesmo nível de sucesso que Shinji Mikami conseguiu.

Resident Evil 4 está cheio de momentos memoráveis, principalmente as falas dos aldeões que nos perseguem incansavelmente para nos matar. ¡Un forastero! ¡No dejes que se escape!

 

shadow_of_the_colossus_top_ps2_pn

4 – Shadow of the Colossus

Sérgio Batista – Muitos jogos tentaram copiar o mesmo nível de intensidade e dimensão dos confrontos em Shadow of the Colossus. Quase todos não tiveram muito sucesso.

A jornada pela destruição dos 16 Colossi continua a ser uma das experiências mais originais que já tive na PS2. Mesmo que já tenho concluído o jogo várias vezes, eu não consigo fartar-me de deitar abaixo mais um Colossi sempre que tenho a chance. Mesmo que fique triste cada vez que o faço…

 

okami_top_PS2_pn

3 – Okami

Sérgio Batista – O tempo de vida da Clover Studios pode ter sido curto demais, mas durante esse tempo conseguiram criar autênticas pérolas como Viewtiful Joe, God Hand, e principalmente, Okami.

Duma certa perspetiva, este foi o primeiro Legend of Zelda que experimentei e deu-me a conhecer muitas das lendas e mitos do folclore japonês, para além de ter uma bela apresentação visual.

Muita gente não jogou Okami na altura que saiu, e se são umas das pessoas que ainda não experimentou, façam o favor de tratar disso. Não quero saber se jogam na PS2, na Wii ou na PS3, apenas joguem esta obra-prima!

 

persona_4_top_ps2_pn

2 – Shin Megami Tensei: Persona 4

Roberto SilvaPersona 4 é único. Quando comecei a jogar não estava à espera de muito mas a verdade é que daqui saiu uma das minhas novas obsessões. O que faz de Persona 4 (e restante série) único? A maneira como aborda todos e quaisquer tema que normalmente o ser humano tem dificuldade não só em falar como também em expor de maneira correcta.

Posso falar de todos os aspectos sublimes que o jogo possui mas a verdade é que são as personagens da Investigation Team que me prenderam quase religiosamente à PS2 durante centenas de horas. Gostei mais de umas do que outras é verdade mas todo aquele grupo é como um conjunto de amigos que fiz e que nunca irei esquecer custe o que custar.

O Japão é um país distante e por isso nunca saberia o que fazer uma vez que estivesse lá, mas a verdade é que se alguma vez fosse a Inaba sei que vou estar num sítio onde não me faltam memórias. Além disso, Chie best girl!

 

 

Kingdom_hearts_2_top_ps2_pn

1 – Kingdom Hearts II

Alexandre Barbosa – Este é um daqueles jogos que fez com que a PS2 fosse tão especial. Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II foram lançados numa altura perfeita para mim, apanharam a minha transição entre os desenhos animados da Disney e as histórias mais “adultas”.

Quando comprei este jogo estava longe de imaginar o que me esperava, de um momento para o outro o jogo deixou de ser as personagens Disney para passar a ser as aventuras de Sora e amigos pelos mundos Disney. Para mim é isso que o torna tão especial. Quando lançaram a sequela era tudo o que esperava e ainda mais aprofundado.

Para ser honesto, Kingdom Hearts e a sua sequela são autênticas obras de imaginação que me cativaram da melhor maneira possível, sendo que estou ansioso pelo desfecho desta tramóia que começou há mais de 10 anos e ainda hoje me leva a jogar Kingdom Hearts II, por ser o meu favorito.

________________________________________________________________
E vocês? Concordam com a nossa lista? Quais são os melhores jogos da PS2 para vocês? Digam-nos na zona de comentários em baixo.

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.