PróximoNível Jukebox #53 – Pokémon Red/Blue/Yellow

PNJ-jukebox-pokemon-red-blue-yellow-pn

A série Pokémon comemorou 20 anos no último domingo e certamente alguns de vocês têm andado a jogar Pokémon Red, Blue ou Yellow na 3DS, quer seja a matar saudades ou até mesmo a vossa primeira vez.

Portanto esta semana o PN Jukebox vai ser dedicado à banda sonora destes jogos da 1ª geração de Pokémon, a começar possivelmente pela música mais emblemática de toda a série.

A versão Yellow tem uma introdução diferente, mas toda a banda sonora é essencialmente a mesma em todas as versões. Eu iniciei em Pokémon na 2ª geração com a versão Silver quando recebi o meu primeiro Game Boy Color, e mais tarde acabei por adquirir o Pokémon Yellow.

Enquanto toda a gente discutia qual era o melhor Pokémon inicial a escolher na versão Red e Blue, eu andava sem preocupações porque podia receber os 3 ao longo do jogo. E ainda tinha um Pikachu como bónus, uma vez que a versão Yellow era inspirada no anime.

Digam-me que não era o único que insistia sempre em ter um Pidgeotto e uma Butterfree só porque o Ash Ketchum tinha também?


Apesar de não me lembrar tão bem do jogo, a banda sonora ajuda sempre a refrescar a memória.

O espírito de aventura da música da Route 1 e 2 onde capturamos os nossos primeiros Pokémon, o tom mórbido da cidade de Lavender que causou distúrbio a algumas crianças no Japão, e o alegre tema enquanto andam de bicicleta, ou o único tema que vão ouvir durante o resto o jogo após adquirem a bicicleta.



Não importa quantos anos passam, Pokémon vai continuar a fazer parte da minha vida e de muitos outros. Podem haver ocasiões em que o meu interesse na série baixa um pouco, como já aconteceu algumas vezes antes, mas parece que volto sempre para mais uma aventura com os meus monstros de bolso.

Mesmo não sabendo muito sobre a próxima geração de Pokémon (para além de ter a chance de jogar em chinês), estou intrigado sobre as próximas novidades de Pokémon Sun/Moon. Espero que haja uma evolução significativa como foi com o Pokémon X/Y e se houver uma evolução nova do Hawlucha semelhante ao Tizoc, já fico mais do que contente.

Gostaram das músicas? Qual é a vossa versão favorita da 1ª geração de Pokémon? Que nome parvo davam ao vosso rival?

Não se esqueçam de comentar e não percam o próximo PN Jukebox, que pode ou não estar relacionado com um dos piores/melhores filmes de sempre.

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

More Posts

Follow Me:
FacebookYouTube

Sérgio Batista

Escolhido da ‘pug life’ que gosta sempre de arranjar jogos novos para a PS2.
Cosplayer casual, tira fotos em demasia nos eventos.

  • tylarth

    Posso dizer que a minha favorita é a azul, gosto bastante da amarela por ser algo muito próximo do anime, e agora comprei a versão red porque ainda não a tinha, estou a fazer um nuzlocke nela e o meu rival é o ramadi.

  • Milchgeist

    Como assim não meteste o S.S. Anne?
    Vais levar pouco na boca quando te encontrar à pala disto!
    https://www.youtube.com/watch?v=WGJglX2t5YM

  • Perdi horas atrás do Pidgeotto que aparece na floresta de Viridian! E quando apareceu…matei-o sem querer…
    A banda sonora está gravada na minha memória, sem dúvida!
    Os nomes que sempre dei ao rivais iam muito pelas linhas de “Sanita”, “Esgoto”, Cagalhoto”, só elogios yD

    • Kanudo

      Pobre Gary x)

    • Daniel Silvestre

      Por acaso não me recordo do nome que lhe dei. No entanto, no final fantasy 9 dei um nome do género ao Zidane porque não gostava do aspecto dele : P

  • _GM_

    Eu recomendo que ouçam Pokémon Reorchestrated: Kanto Symphony. São 35 músicas do jogo, todas em forma de orquestra. Está espectacular.

    https://loudr.fm/release/pokemon-reorchestrated-kanto-symphony/ytsMr

    Infelizmente, o canal do Youtube do artista foi encerrado, porque, vá se lá saber, a Pokemon Company achou que os vídeos, com as músicas, violavam os direitos dos primeiros jogos de Pokemon. É pena porque as músicas estão brutais, e são uma amostra de o que fãs de determinado videojogo são capazes de fazer. E o mais interessante é que esse álbum estava no Youtube há cerca de 2 anos atrás. Parece que por estarem a lançar os jogos da 1Gen na eShop da 3DS pensaram que o álbum viola os direitos dos jogos…

    Isto, ou eles querem fazer a sua própria versão orquestral de Pokemon. Se for esse o caso, eu pagava ao gajo e a equipa toda que fez o projecto para o projecto passar a ser oficial da Nintendo, e depois a equipa toda passava a fazer mais versões orquestradas de jogos Pokemons, de outras Gen’s. E até quem sabe se depois não faziam tours pelo mundo afora, assim como este ano existe uma tour de Legend of Zelda Symphony of the Goddesses.

    • Daniel Silvestre

      Existe uma versão em piano que adoro. Por vezes o YouTube tem destas relíquias : )

      • _GM_

        O Youtube está cheio dessas relíquias. E tantas, em tantos estilos musicais. O que não faltam são músicas que depois converto de Youtube para mp3, e vou ouvindo durante o dia, ou mesmo enquanto trabalho. Há gente por aí bem talentosa.

      • BrunoPantySerrano

        Já que falaste em piano tens aqui um medley engraçado (e aconselho a dares um volta pelo resto das musicas deste jovem!)
        https://www.youtube.com/watch?v=nIyFliZUxG8

  • David Rodrigues

    OMG o que eu enjoeu do theme do cycling e do surf