PróximoNível Jukebox #44 – Back to the Future

PNJ-jukebox-back-to-the-future-V2-pn

Por esta altura, já devem estar fartos de ouvir falar sobre Back to the Future, mas algo que provavelmente não teve muita atenção foi a música dos filmes.

O PN Jukebox desta semana vai ser dedicado ao primeiro filme de Back to the Future, lançado em 1985 e realizado por Robert Zemeckis.

Eu não me lembro exatamente quando é que vi Back to the Future pela primeira vez, apenas sei que sempre gostei dos filmes desde que me lembro. E para ajudar nesta grande aventura pelo passado e o futuro, temos Alan Silvestri a tratar da banda sonora.

Ele é mais conhecido pelas suas frequentes colaborações com o realizador Robert Zemeckis, incluindo Back to the Future e Forrest Gump. Até hoje, ele continua a compor músicas em diferentes tipos de filmes, como Captain America: The First Avenger e The Avengers.


Para além de Alan Silvestri, a banda Huey Lewis and the News também contribuiu na banda sonora de Back to the Future. Inicialmente a banda ia tratar do tema principal do filme, mas a sua primeira tentativa foi rejeitada.

Só mais tarde é que apresentaram “The Power of Love” que teve logo aprovação para ser inserida no filme. Em conjunto com essa música, fizeram também a “Back in Time” que só aparece no fim do filme.

No entanto, houve espaço para acrescentar algumas músicas doutros artistas. A banda Marvin Berry & The Starlighters que toca durante o baile da escola é uma banda fictícia e toca a música “Earth Angel” dos The Penguins.

Até o próprio Marty McFly tem algum tempo de antena para tocar algo mais moderno nos anos 50. Apesar de parecer que está mesmo a tocar, ele está na verdade a fingir muito bem que está a tocar todas as partes da música “Johnny B. Goode” de Chuck Berry para parecer mais realista.

Já passaram 25 anos desde que o último filme de Back to the Future foi lançado, e parece que vai continuar a ser assim por algum tempo, o que não me importo de todo.

Quem quiser uma continuação da história, pode sempre experimentar o jogo da Telltale Games que funciona essencialmente como o 4º filme. É mais virada para o género de aventura e não tem mecânicas de escolha, mas qualquer fã dos filmes vai certamente gostar.

Gostaram das músicas? Qual é o vosso filme favorito de Back to the Future? Não se esqueçam de comentar e não percam o próximo PN Jukebox onde vamos entrar no mundo do survival horror. Boa sorte!

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...