PróximoNível Jukebox 35 – Shadow of the Colossus

PNJ-jukebox-shadow-of-the-colossus-destaque-pn-n

Um pouco como aconteceu na semana passada, este PN Jukebox vai ser dedicado a Shadow of the Colossus uma vez que, há um ano atrás neste preciso dia, foi feito um PNJ sobre ICO.

Enquanto que ICO pode ter passado despercebido à maioria dos jogadores, Shadow of the Colossus deu bem mais nas vistas, e não digo isto por causa do tamanho abismal dos colossos. Desde que foi revelado, este jogo tornou-se num dos jogos de culto da PS2, e até hoje eu não sei como é que a consola é capaz de correr aquilo.

Muitos tentaram reproduzir a magia de Shadow of the Colossus noutros jogos, e pouco são aqueles que conseguem estar ao mesmo nível, ainda que copiem as mesmas mecânicas e ideias (estou a olhar para ti, Castlevania: Lords of Shadow). Mesmo que não faça o vosso género, toda a gente deveria experimentar, pelo menos, enfrentar o primeiro colosso do jogo.

O objetivo do jogo é abater 16 pobres colossos inocentes para puderem ressuscitar a vossa amiga colorida. Pelo menos é o que a voz de Deus(!?) nos diz no início do jogo. Apesar de tudo isto parecer uma péssima ideia, o nosso protagonista está convencido que nada vai correr mal, portanto montamos no nosso cavalo Pablo (apenas uma pessoa vai perceber esta referência), usamos a nossa espada/GPS para descobrir o caminho e partimos à aventura.

A caminho do primeiro colosso, chegamos a umas ruínas onde fazemos um género de tutorial para aprender a escalar e descobrimos que o botão R1 serve basicamente para ativar o modo pega-monstro. Assim que chegam ao topo, não parece haver nada de especial, até que o chão começa a tremer…

Ali está ele, uma espécie de urso gigante com 50 metro de altura e com um bastão na mão. Sim, é aquilo que têm de derrotar. Mais uma vez, o colosso não fez mal a ninguém e talvez o melhor seria voltar para casa.

Mas como nós somos más pessoas, decidimos disparar uma flecha nas costas da criatura, o que não serve de muito. Agora ele já nos viu e não parece contente.

Agora é que estamos tramados. O colosso começa a dar marretadas no chão numa tentativa de nos esborrachar. Felizmente ele é lento, mas temos que pensar num plano para o eliminar.

Para além de indicar o caminho, a nossa espada/GPS pode indicar os pontos fracos nos colossos. Há um ponto fraco na cabeça mas isso implica haver uma forma de trepar até lá. Descobrimos mais um ponto fraco na perna esquerda, portanto saltamos para o gémeo dele e espetamos a espada bem fundo.

Aparentemente resultou, e agora o colosso está de quatro no chão. Aproveitamos esta chance para agarrar aos pêlos do traseiro e começamos a subir até à cabeça. Lá encontramos o último ponto fraco da criatura e preparamos-nos para terminar o trabalho, o que prova ser uma tarefa complicada uma vez que o colosso demonstra ser grande fã de heavy metal já que não para de fazer headbanging.

Com alguma paciência e perseverança, conseguimos infligir o golpe final.

Parabéns, conseguimos derrotar uma autêntica montanha. A nossa recompensa: lombrigas das trevas. E este foi apenas o primeiro colosso do jogo, ainda faltam várias criaturas para chacinar, passeios a cavalo, quedas estúpidas, e muitos lagartos deliciosos para provar nesta aventura em Shadow of the Colossus, que continua a ser um dos meus jogos favoritos de sempre.

Gostaram das músicas? Ainda se sentem culpados por matar os colossos? Também chamavam Pablo ao cavalo? Dêem o vosso feedback nos comentários e não percam o próximo PN Jukebox que promete destruir amizades de longa data e deixar algumas pessoas aziadas (nomeadamente o Tylarth).

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.
  • Marco Correia

    “portanto montamos no nosso cavalo Pablo (apenas uma pessoa vai perceber esta referência)” não sei do que falas

  • Marcupial

    Tenho pena de nunca ter jogado este jogo na ps2, alguem sabe de alguma loja que seja capaz de ainda ter este jogo a venda? mais vale tarde que nunca

    • Kanudo

      Queres a versão PS2 ou PS3?

      • Marcupial

        ps2

        • Kanudo

          Tens mais hipóteses de encontrar o jogo à venda em lojas online. Procura no Olx ou no Ebay.

  • David Rodrigues

    soberbo