PróximoNível Jukebox 17 – Sonic 3D

proximonivel-jukebox-17-sonic-3d-pn-n

Já não é a primeira vez que se fala de Sonic no PróximoNível Jukebox e não será certamente a última.

Para esta semana resolvi regressar ao passado, mais precisamente à era de transição entre a Mega Drive e a Sega Saturn, a qual trouxe consigo Sonic 3D.

Há que admitir com frontalidade, Sonic 3D não foi aquilo que podia ou devia ter sido, muito por culpa das dores de crescimento da sua altura. Estamos a falar da transição entre o 2D e o 3D e esta vertente ainda estava pouco explorada ou pronta para grandes experiências.

Não quero com isto dizer que Sonic 3D foi um mau jogo, aliás, eu até me fartei de o jogar na minha Sega Saturn e ainda hoje tenho o jogo bem posicionado na prateleira, mas se há algo pelo qual me recordo bem de Sonic 3D, é pela sua banda sonora.

A música entre a versão Mega Drive e Sega Saturn era totalmente diferente e se a de Mega Drive fazia lembrar as dos jogos anteriores, a da Sega Saturn foi um passo na direcção da música ambiental que era possível encaixar num CD.

Para a altura, a vasta maioria das músicas de Sonic 3D da Sega Saturn eram impressionantes, músicas como as da Zona Rusty Ruin quase pareciam criadas por Vangelis ou Enigma (a inspiração é bastante clara), a do Volcano Valley de um filme de acção épico e a de Panic Puppet estavam à altura da música electrónica que se ouvia nos anos 90.

Esta mescla de géneros e estilos acabava por beneficiar o jogo, pois dava ainda mais vida às várias zonas que tinham sido criadas para a versão da Sega Saturn.

Curiosamente, a música desta versão foi toda produzida no ocidente por Richard Jacques, após este ter sido escolhido como o jogo de Sonic que ia ser lançado no Natal de 1996.

O resultado é o que podem ouvir nas músicas que destaco ao longo do artigo, mas também podem ouvir a banda sonora completa em baixo que tem mais algumas relíquias como as da zona de Diamond Dust e Gene Gadget.

Sonic 3D foi lançado originalmente para a Sega Saturn, mas também pode ser jogado no PC.

Fiquem com a banda sonora completa:

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...