PróximoNível – Jogos do Ano: 2013 #5 – #1

goty-pn-2013-v2

Sejam bem-vindos aos Jogos do Ano de 2013 do PróximoNível!

Hoje é o dia em que conhecemos os grandes vencedores. Aqueles que foram para nós os melhores jogos de 2013 e aqueles que vocês devem jogar caso ainda não tenham feito. Foram 25 jogos (podem ver a lista completa através do próximo link) que foram escolhidos por nós e estes 5 finais, tiveram de vencer uma competição bastante forte.

Caso tenham alguma dúvida sobre o funcionamento destes prémios, podem saber mais aqui:
PróximoNível – Jogos do Ano 2013

Vamos então saber quais os 5 melhores jogos do ano:

 

super-mario-3d-world-rev-top-pn

#5 – Super Mario 3D World

Plataformas: Wii U

Género: Plataformas

O Super Mario é uma das entidades mais reconhecidas do mundo dos videojogos e por muitas e boas razões. Ao longo de muitos anos, os seus jogos conseguiram ser inovadores e cativantes sem nunca perder o seu espírito ou fio condutor.

Para muitos isto pode ser um ponto negativo e algo extremamente repetitivo, mas enquanto esses gastam tempo a criticar, outros dão uso a esse tempo para jogar Super Mario 3D World, mais um dos grandes jogos desta série. Era difícil suplantar Super Mario Galaxy, mas este novo jogo prova que a simplicidade nem sempre é algo negativo.

É estranho que a Wii U continue a ser uma consola destinada à extinção, quando este ano tivemos vários jogos desta plataforma no Top de jogos do ano. Super Mario 3D World faz “apenas” parte dos 5 melhores de 2013.

A comunidade disse…

_GM_
Mais um grande jogo da Nintendo este mês. As coisas estão a melhorar para a Wii U… que a Nintendo continue assim.

Podem ler a análise aqui:
Análise – Super Mario 3D World

 

the-legend-of-zelda-a-link-between-worlds-ant-pn_00012

#4 – The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Plataformas: Nintendo 3DS

Género: Acção / RPG

Curiosamente, os jogos The Legend of Zelda conseguem ser sempre um dos momentos altos de cada consola da Nintendo. Se Ocarina of Time foi a pérola da Nintendo 64 e Wind Waker a da Wii U, A Link to the Past foi o campeão da SNES.

Anos depois, eis que o universo de The Legend of Zelda criado em Link to the Past regressa para um jogo totalmente novo na Nintendo 3DS. Uma viagem ao passado com olhos postos no futuro. Desde a jogabilidade clássica, à nova mecânica de fusão com a parede e a forma como o progresso no jogo está associado a puzzles que envolvem o próprio mundo, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds é mais uma prova de genialidade.

Num ano em que a Nintendo 3DS teve grandes exclusivos como Pokémon X e Y, Fire Emblem ou Bravely Default, ter um jogo no TOP 5 de melhores do ano é mais uma prova de que esta consola está bem longe dos tempos incertos do seu lançamento.

A comunidade disse…

Tiago Campos
É este o jogo que vai fazer comprar, finalmente, uma Nintendo 3DS!

Podem ler a análise aqui:
Análise – The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

 

the-last-of-us-ant-pn-n_00019

#3 – The Last of Us

Plataformas: PS3

Género: Acção

Com a chegada da PS3 e o lançamento de Uncharted, a Naughty Dog foi além do papel dos criadores de Jak and Daxter. Mas com o final deste ciclo e com tempo ainda para desenvolver algo diferente, estes resolveram dizer adeus à PS3 com The Last of Us e dar uma lição à indústria.

Frio, duro, cruel e humano, este foi um dos jogos mais badalados deste ano, não só pela forma agressiva como nos introduzia ao seu mundo apocalíptico, mas essencialmente pela forma adulta como lidou com temas pesados, algo raro para um videojogo.

A competição pelo primeiro lugar foi renhida, mas tal como o vencedor e o segundo lugar, qualquer um merecia o pódio e The Last of Us é mais do que recomendado caso tenham idade e estômago para o jogar.

A comunidade disse…

marceloo447
Adorei este jogo do princípio ao fim, as personagens são riquíssimas e as suas ações e a sua forma de ser causa um impacto no jogador tremendo (pelo menos a mim causaram). Acho que o que faz este jogo ser tão grandioso são as personagens e atmosfera.

Podem ler a análise aqui:
Análise – The Last of Us

 

bioshock-infinite-ana-pn-destaque

#2 – Bioshock Infinite

Plataformas: PC / PS3 / Xbox 360

Género: FPS / Acção

As expectativas para Bioshock Infinite eram enormes, afinal era o verdadeiro sucessor de Bioshock e isso colocava muito em cima da mesa. Tudo parecia estar bem encarrilado e no bom caminho e a verdade é que assim aconteceu.

Bioshock Infinite é um jogo fantástico com uma aura única, recheado de momentos brilhantes e personagens soberbas (ao ponto de terem sido feitas competições entre Elizabeth e Ellie de The Last of Us). Visitar Columbia é realmente mágico, estejam com arma na mão ou simplesmente a passear.

Pode ter elementos de um FPS genérico e pode não ter estado ao nível das expectativas de muitos, mas esta foi uma das experiências favoritas do PróximoNível em 2013, com um segundo lugar mais que merecido.

A comunidade disse…

Nirvanes
Sou da opinião que tem tudo para ser GOTY, e com certeza merece, é preciso incentivar este tipo de narrativas a crescerem mais por cá. Não podemos viver sempre das mesma histórias para dar uns tiros em sítios diferentes e em pessoas diferentes. Eu sou da opinião que o storytelling nos jogos ainda tem muito para crescer mas está a melhorar, e são precisos mais Bioshock Infinites para que isso aconteça.

Podem ler a análise aqui:
Análise – Bioshock Infinite

 

gta-5-opiniao-1-pn-n9

#1 – Grand Theft Auto  5

Plataformas – PS3 / Xbox 360

Género: Acção

Seja com o nome Grand Theft Auto ou GTA, a verdade é que a série da Rockstar é sinónimo de qualidade e empenho. Foi necessário esperar vários anos por este quinto jogo, mas é impossível criticar um estúdio que consegue estar ao nível das maiores expectativas possíveis. Cada notícia de GTA é motivo de destaque, debate e especulação.

O resultado como não podia deixar de ser, foi grandioso. GTA 5 é um jogo meticulosamente criado e recheado de conteúdo e pormenor que muitos duvidavam ser capaz de alcançar nesta geração. É um marco que eleva novamente a fasquia em quase todos os departamentos e seja pela história, encadeamento de acontecimentos, jogabilidade, áudio, etc, etc… GTA 5 entrega.

Juntem a tudo isto um modo online massivo que foi adiciona apenas como um “extra”, uma longevidade enorme e GTA 5 acaba por ser o jogo de “nova geração” que muitos jogos das novas consolas não conseguiram ser. Este é o nosso jogo do ano.

A comunidade disse…

alpha
Comprei há uns dias este jogo e adorei. O jogo do ano vai ser disputado entre este e o Last Of Us.

Podem ler a análise aqui:
Análise – GTA V

 

Concordam com os nossos vencedores? Quem gostariam de ter em primeiro lugar? Deixem os vossos comentários em baixo

Não se esqueçam, em breve vão poder votar nos vossos favoritos!

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...