PróximoNível ao Domingo T3 – Artigo 01 por Kanudo

pnd-t3-kanudo-pn_00002

Haaai! Parece que tenho as honras de iniciar a 3ª temporada do PróximoNível ao Domingo, que prestígio. Eu estava a planear em fazer um género de PND em formato de vídeo para tornar este PND um pouco diferente do habitual, mas o Procrastinador Implacável tem feito umas visitas ultimamente e acabei por não fazer nada. Não faz mal, pode ser que aplique essa ideia noutra ocasião para terem uma chance de ver todo o meu charme canino.

Sendo este o meu primeiro PND, optei por uma estrutura mais clássica e vou falar de poucos temas, pois nem sempre temos tempo para seguir todas as sugestões que são dadas por aqui. Por isso se estavam à espera que recomendasse algo para jogar quando estiverem a recordar daquilo para ver enquanto estão na casa de banho, este PND não é para vocês.

Para recordar:

PróximoNível ao Domingo

proximonivel-ao-domingo-1-img-4-pn

Enquanto estava a rever os PND mais antigos, ocorreu-me a ideia de fazer um balanço das duas primeiras temporadas do PróximoNível ao Domingo. É verdade que isto está quase a fazer um ano de existência, por essa altura estarei à espera de algo bem mais requintado do que vou fazer agora.

Começando por estatísticas aborrecidas, desde do dia 26 de Maio do ano passado, foram escritos no total 46 PND, 24 na 1ª temporada e 22 na 2ª (23 se considerarmos a do Mestre Slip como duas). Inicialmente era só o Daniel Silvestre quem escrevia os PND, mas na 2ª temporada chegou a vez dos membros da comunidade de fazer as suas recomendações e darem a conhecer alguns dos seus gostos. Mas isso não impediu o Daniel de voltar a escrever, talvez porque havia alturas em que ninguém estava disponível para o fazer ou porque um certo rafeiro não entregou o PND no dia previsto e ele teve que fazer alguma coisa para compensar.

Também tivemos alguns PND que certamente ficarão marcados para a história:

pnd-especial-silver-pn-top

– O PND que teve mais comentários foi… bem, na verdade, foram dois, o PND do Silver4000 e do Nirvanes, ambos com 45 comentários (uma boa quantidade vem dos próprios utilizadores mas vou deixar passar). Pelos vistos Dragon Ball e Shenmue são temas que interessam a muita gente, terei isso em conta no meu próximo PND.

– O PND 20 da 1ª temporada será para sempre recordado como aquele PND que, por alguma razão desconhecida, tinha uma imagem do Digimon. Um mistério ainda por resolver.

– O PND escrito pelo FoxRS provou mais uma vez que o Rei Leão é o melhor filme de sempre e que o Fox muito provavelmente acorda todos os dias ao som de ‘O Ciclo da Vida’.

– O PND escrito pelo ShadowDust é provavelmente o PND mais longo de sempre, tendo aproximadamente 5000 palavras. Se vocês acham que aquilo foi muito, esperem pelo próximo PND dele, aquele rapaz ainda tem muito para oferecer.

– A Ichigo foi a única rapariga que escreveu um PND. “Sim, foi a única menina a fazer um PND. E então?”. Então ela não deveria ser a única pessoa com a responsabilidade de representar o sexo feminino inteiro por aqui. Vá lá miúdas, eu sei que estão a ler isto agora (espero eu), está na altura de contribuírem um pouco mais, este site está a precisar de um toque feminino. Talvez trocar o laranja por rosa choque seria um bom começo, e não digo isto por achar que o cor-de-rosa é uma cor exclusivamente feminina, mas sim porque ficaria mesmo bonito.

Agora para terminar, fica aqui uma chamada de atenção: durante este tempo todo, não tivemos um único PND feito pelo Lemos. E já agora, do Ruben e do Edgar também. Como é que isto é possível? Acho que esta lacuna deveria ser corrigida nesta 3ª temporada, vejam lá se tratam disso.

Para jogar:

God Hand

Para aqueles que não sabem, God Hand foi o último jogo criado pela Clover Studios, os mesmos criadores de Okami e VIewtiful Joe, antes de ser dissolvida pela Capcom em 2006. Apesar de ter recebido críticas positivas em geral, o jogo teve um número modesto de vendas e o infame 3/10 dado pela IGN acabou por deixar alguns jogadores confusos e desinteressados. O que foi uma pena, porque perderam um jogo espetacular!

God Hand é um beat’em up 3D que homenageia os antigos clássicos deste género e conta a história de um lutador de artes marciais chamado Gene que possui uma das “God Hands”, um par de braços muito catitas que concedem poderes divinais. Tal como nos antigos beat’em ups, a história não é levada muito à séria, algo que se torna bastante evidente com as constantes parvoíces que ocorrem durante as cutscenes.

pnd-t3-kanudo-pn_00004

Como seria de esperar, a ação é o fator dominante do jogo e o nosso objetivo é espancar qualquer indivíduo que tenha ar de mau, quer sejam gordos, anões, mulheres de chicote, demónios, palhaços, e de vez em quando, gorilas luchadores. Sendo um jogo focado para os jogadores hardcores, não estejam à espera de progredir apenas por clicar nos botões ao calhas. Mesmo na dificuldade mais baixa, há um grande risco de morrer contra os inimigos mais fracos se não estivermos atentos e jogarmos em condições.

Um aspeto que distingue este jogo de muitos outros é a possibilidade de personalizar os nossos ataques. À medida que avançamos no jogo, adquirimos novos ataques de diversos estilos de luta, como boxe, capoeira, e aquele género de kung fu dos bêbados. Também podemos recorrer a ataques mais poderosos através de uma “Roleta Divinal” onde podemos escolher pontapear os nossos adversários à la Bruce Lee, invocar um bastão dos céus e lançá-los para o céu, largar dezenas e dezenas de socos na cara deles, ou simplesmente dar um pontapé no escroto (este ataque é simplesmente devastador).

Acredito que este jogo não seja ideal para todos, mas se gostares de ação e personagens over-the-top misturadas com um pouco de humor, God Hand é mais do que recomendado. É um pouco complicado arranjar a versão PS2 a um bom preço mas podem sempre adquirir o jogo através da PS Store.

Para ver:

The Three Flavours Cornetto Trilogy

Já ouviram falar na trilogia Cornetto? Não, não se trata de uma história épica de um bravo Cornetto de Limão que tenta salvar a sua amada Corneto de Morango das garras do temível Cornetto de Chocolate. Trata-se antes de 3 filmes realizados por Edgar Wright, contando também com a presença constante de Simon Pegg e Nick Frost como protagonistas. Cada filme está associado a um Cornetto diferente, ou para ser mais preciso, ao que a cor desse Cornetto representa.

pnd-t3-kanudo-pn_00003

Shaun of the Dead tem o Cornetto de morango (vermelho), que representa sangue e carnificina, e é um filme de comédia romântica com zombies (um filme “rom-zom-com”) sobre um homem chamado Shaun que tenta equilibrar a relação que tem com o melhor amigo, a namorada e a família, tudo isto enquanto está a decorrer um apocalipse de zombies.

Hot Fuzz inclui o Cornetto clássico (azul) que simboliza o elemento policial do filme, onde um polícia demasiado bom no seu trabalho é transferido para uma pequena aldeia no campo onde, alegadamente, não há crimes. Isto é até ocorrer uma série de mortes misteriosas que puderam não ser resultado de meros acidentes.

Por último, The World’s End tem o Cornetto de menta (verde) que está associado a extraterrestres e ficção científica. Neste filme, acompanhamos um grupo de amigos que voltam à terra onde nasceram e tentam novamente completar um rally-tascas por 12 bares numa noite, mas rapidamente apercebem-se que algo muito estranho está a acontecer na sua vila.

Apesar de ter os seus momentos, Shaun of the Dead não pareceu nada de mais quando o vi pela primeira vez. Já com Hot Fuzz, a história foi completamente diferente pois adoro aquele filme, e se não estou em engano, fiquei a conhecer o filme através do FoxRS – aquele tipo tem mesmo bom gosto, não acham? Infelizmente, The World’s End nunca chegou a ser exibido nas salas de cinema portuguesas, portanto só o podem ver se encomendarem o DVD/Blu-ray do estrangeiro ou através de meios ilícitos… Não olhem para mim, eu não quero mais problemas com a polícia.

 

Para quem viu por alto e não perdeu tempo a ler (Marco Correia):

Houveram muitos PND, God Hand é fixe porque dás no queixo a muita gente, os filmes do Edgar Wright também são fixes e o Neko diz para lhe dares de comer.

 

Pronto, fica aqui a minha contribuição para este artigo semanal do PróximoNível. Espero que tenha sido do vosso agrado, caso contrário, podem reclamar na zona de comentários, afinal está ali por alguma razão. Até à próxima!

PND da próxima semana por: Raizor, o Rapaz-Nostalgia

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...