PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 10 por FoxRS

Boas a todos e sejam muito bem-vindos a um novo PróximoNível ao Domingo! Esta semana temos mais um PND temático e altamente inspirado. O FoxRS prometeu algo em grande e cumpriu. Preparados para uma dose industrial de nostalgia Disney?

O que? Mas então o Fox não é carros e coisas relacionadas com carros? Não se preocupem, existem carros e até espaço para menção honrosa a Just Cause 2.

PróximoNível ao Domingo T2 – Artigo 10

Por: FoxRS

pnd-foxrs-pn_00004

Para recordar:

Imagino que estejam a ler isto no vosso computador, sentadinhos numa cadeira confortável, neste calmo Domingo de Janeiro. Então reparem no cantinho inferior direito (se for Windows, não discriminando, claro). Já repararam na data? Qualquer coisa… de Janeiro de… 2014!? Sabem o que isso significa? Pois, é mesmo isso! O Rei Leão faz 20 anos! Aaaaaaaah! (cabeça inclinada, mão na testa, enquanto me questiono sobre como será isto possível).

pnd-foxrs-pn_00002

* “O quê!? 20 anos!?”

“O Rei Leão“, que surgiu no longínquo ano de 1994, ano em que iniciei a minha formação profissional e altamente qualificada… da Primeira Classe, foi o primeiro filme da Disney a sair em português de Portugal e, como todas as coisas que são feitas à primeira, esta saiu mesmo bem. Arrisco a dizer que ficou ainda melhor que o original, ao contrário do que nos diz o galo dos Corn Flakes. Como sabem, quem não arrisca, não petisca, e começo a ficar com alguma fomeca. Bom, é capaz de ter tido influência o facto de a primeira vez que o vi (e a segunda. E a terceira. E a décima. E a quadragésima sétima) ter sido em português, o que faz dela, teoricamente, a versão original. Mas são pormenores que não quero discutir, já que eu acabaria sempre por ter razão e vocês ficariam tristes e com o teclado mais gasto.

Este grandioso filme, como qualquer obra da Disney que se preze, teve uma enorme atenção em termos de merchandising, uma palavra que na altura desconhecia e, portanto, não evitava. Para tudo o que olhávamos era Rei Leão, os cadernos eram Rei Leão, os bonecos eram Rei Leão. Até as cadernetas de cromos eram Rei Leão e o mais incrível era que os próprios cromos eram Rei Leão, o que significava que se podiam colar na caderneta respectiva. Imaginem a catástrofe que seria colar cromos dos Moto-Ratos de Marte na caderneta do Rei Leão? Éramos logo banidos (de onde? Não sei. Mas éramos, e tínhamos de ter cuidado!). Foi, aliás, a primeira – e talvez única – caderneta de cromos que terminei e que tenho orgulhosamente exposta atrás de mim (conseguem ver? Não, mais para a esque… sim, exacto, aí mesmo). Foi um acontecimento tão grande que, com “Rei” no título, não houve mais nenhum filme da Disney até então. “A Princesa e o Sapo” foi o que mais se aproximou, mas só numa possível sequela é que saberemos. “A Rainha e o Sapo”? Fica a ideia.

pnd-foxrs-pn_00001

* “O tronco mágico”, como lhe chamávamos, que fez com que o Simba crescesse só por atravessá-lo.

Vocês agora devem estar a pensar algo entre o “epá, detesto este filme. Agora o Fox vai obrigar-me a ler isto até ao fim. Quando o apanhar na rua é que vão ser elas. Finalmente vou dar uso àquelas pistolas de plástico das edições de coleccionador” e o “Fox, estou contigo, este filme é o melhor do mundo! Só por isto já me deu vontade de o ver outra vez. E assim que o acabar de ver, vou rebobinar o bolo-ray e ver de novo, como nos bons velhos tempos”. Se estão a pensar a segunda hipótese, é possível que ainda estejam a ler este texto e, sendo assim, vou continuar também a escrevê-lo.

Para jogar:

Como estamos num site de jogos, o que é sempre uma coisa boa, se calhar é melhor começar a falar deles. E sabem o que havia de Rei Leão, para além dos cadernos, dos bonecos, das cadernetas e dos cromos? Não, pá, não era nada disso. Eram jogos, ora. Há com cada um… Jogos não faltavam na altura e um deles era o do nosso amigo Simba. Não sei bem precisar todas as plataformas que tinham o jogo, mas sei que, pelo menos, havia no PC (que era onde jogava na altura) e na MegaDrive (que era onde o ia jogar quando, anos depois, e já com o aparecimento de uma cena estranha chamada internet, tinha saudades e não o encontrava para o computador).

Era um jogo e pêras! Se vocês não gostavam daquilo eram tontos. Mas, claro, podiam sempre escolher outra fruta. Falando agora do jogo, era bastante bom. Não só acompanhava a história do jogo, através de níveis todos coloridos, animados e com a música do filme, mas também quando se rosnava com o Simba, os ouriços ficavam virados ao contrário, saltando imediatamente para cima deles para os matar (sim, eles morriam. Se o Mufasa [SPOILER] morreu, também conseguíamos lidar com a morte dos ouriços. Os Pokémon desmaiam, por exemplo. Um ultraje!). “Oh Fox, acho que te enganaste, deste aí um salto estranho no texto. Estavas a falar dos níveis e depois foste para os ouriços e…” Eu sei, eu sei. Não se preocupem. É que com o YouTube aqui tão perto, não vale a pena estar a descrever-vos o jogo. Vão aqui abaixo e vêem.

* “Podia ser o Peter Pan…”

“Oh Fox, Isto é o Just Cause 2!” Epá, que má onda da minha parte. Têm razão. Eu queria recomendar o jogo do Rei Leão, mas depois só me saía JC2. Tentei evitar. Não consegui. Tentei disfarçar. Também não consegui. Como é que eu vou sair desta… Ah, exacto: no Just Cause 2 há uma zona que é meio no deserto e, se imaginarem com força, quase que parece uma savana. Até se consegue ver ali a “debandada no desfiladeiro! E o Simba está lá!”

Pronto, pronto, eu recomendo o jogo do Rei Leão. Chatos, pá… Não sei é onde vão arranjá-lo. Eu tenho em disquete. Vocês lá terão de ir à net. É para aprenderem!

* “rugido fatal ao minuto 1:25.”

Assim já posso escrever menos e concentrar-me noutra coisa mais concreta: vocês sabem aquela fruta esquisita que parece um coco, é o Rafiki que a tem e, quando a abre, está lá uma gosma estranha que ele usa, não só para comer, como para pôr na testa do Simba quando ele nasce? Epá, eu sempre quis provar aquilo… Alguém me sabe dizer o que é? Deve andar na família do Kunami ou Funini, mas para melhor.

pnd-foxrs-pn_00003

*“Ok, não me posso enganar. O da direita é para comer e o da esquerda é para barrar no Simba.”

Para ler:

Entretanto estive a dar uma espreitadela aos outros PND e todos seguem um esquema mais ou menos específico. Mas a verdade é que eu não ando a ler muita coisa, ou por falta de tempo, ou por falta de paciência. Uma delas, ou talvez as duas. No entanto, agora que passei a trabalhar em Lisboa City, ando muito mais vezes de comboio, como nos tempos da faculdade, e leio bastante duas revistas de que gosto muito, recomendo e é de leitura obrigatória: AutoFoco e AutoHoje. São de carros, saem ambas à 5ª fª e encontram-se em qualquer papelaria ou quiosque. “O que tem a ver com Rei Leão, Fox?” Nada. Mas achei que vos podia interessar.

Para ver:

A sério que me vão perguntar o que devem ver? Malta… Estamos a falar do melhor filme do século XX! E recentemente também passou a ser o melhor filme do século XXI. Há coisa de 2 anos, “O Rei Leão” saiu no cinema, 18 anos depois do original (eu fiz as contas, 20 menos 2 dá mesmo 18). Claro que tive de ir vê-lo… Saiu em 3D, que é uma tecnologia que abomino, mas, naquele caso, e felizmente, mal se notou. O que notei é que estava no cinema a ver o filme da minha vida e nunca me vou esquecer!

* “Já sabem, vai sair em vídeo no fim do Verão. Possivelmente em VHS.”

Para ouvir:

Outra vez…? Olhem, oiçam Death Metal, sei lá… Ando eu aqui a esforçar-me que nem um porco (“Pumba, tu és um porco”) a escrever sobre este acontecimento raro e nunca visto e agora queriam que recomendasse o quê para ouvir? As Pombinhas da Catrina? O que hei-de fazer com vocês, digam-me…? Olhem, já sei! Não oiçam Death Metal e deixem as pombinhas em paz. Vão ali à Amazon e procurem pelo álbum do filme. Não chega a 10 aéreos e ficam com músicas brilhantes do Hans Zimmer, que é um gajo porreiro. Uma vez encontrei-o na rua e disse olá, mas ele não respondeu. Acredito, todavia, que se ele respondesse teria sido um gajo porreiro. Eu às vezes falo baixinho, também pode ser disso. O álbum está é em inglês. Não sei onde se encontra o álbum em português, mas sei que existe. Se encontrarem, digam-me!

* “eu mal posso esperar para acabar de ler isto tudo. Fox, desta vez abusaste…”

Ora bolas, já está a chegar ao fim o meu Próximo Nível ao Domingo. É curioso, gostava de escrever sobre mais coisas, mas, para bem do vosso Domingo (e do meu Sábado), não vou maçar-vos com mais nada. Quem sabe, numa próxima vez… Mas então digam-me lá o que aprenderam hoje comigo? “Que O Rei Leão é o melhor filme de sempre, Fox.” Muito bem, muito bem. E gostaram do que escrevi? Sim, não, mais ou menos? “Fox, não escrevas por nós. Deixa-nos comentar na zona aqui em baixo, vá lá.” Ah, é? Vocês são assim? Depois de tudo o que escrevi por vocês? “Fox…” Ok, vou tentar. “…”

PND da próxima semana por: Sanchez

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...