PróximoNível ao Domingo – 9

Sejam bem-vindos a mais um PróximoNível ao Domingo, a magazine semanal que fala de tudo um pouco que seja relacionado com o “Veneno” que são os videojogos e não só.

Esta semana vamos fazer uma viagem ao passado para relembrar os RPG à moda antiga, resgatar do baú um clássico para jogar nestes dias de Verão, assim como algumas sugestões de vídeo.

Sem mais demoras, está na hora de falar de RPG…outra vez!

Para recordar:

Como sabem, eu adoro RPG, mas tenho uma fraqueza ainda maior por todos os RPG à moda antiga. Aqueles com vista aérea com combates por turnos.

Esta semana foi rica em jogos, tanto antigos como do presente, pois chegou Mario & Luigi: Dream Team Bros. para a Nintendo 3DS e comecei a jogar (finalmente) Chrono Trigger para a Nintendo DS.

Apesar de vários anos que os separam, tanto um como o outro conseguem manter o espirito e mecânicas daquilo que faz dos RPG clássicos alguns dos mais apetecíveis. Não quero com isto dizer que Mario & Luigi: Dream Team Bros. seja um clássico como Chrono Trigger, essa informação vou deixar para a análise.

O importante a reter aqui, é que após tantos anos, dois jogos altamente diferentes, feitos por companhias diferentes e com temas totalmente distintos, conseguem ser tão próximos. É uma amostra que nem todos precisam de mudar as fundações de um clássico para evoluir apenas porque sim, Chrono Trigger para a sua altura era inovador com os seus combates e Cross-Arts e Mario & Luigi: Dream Team Bros. também consegue adicionar elementos, sendo uma homenagem aos clássicos.

Enfim, uma semana cheia de bons momentos de RPG com sabor à moda antiga, com ou sem o rotulo de clássico, mesmo 17 anos depois de o ser.

Para jogar:

Esta semana não é complicado saber qual é o jogo que vou recomendar. Como ainda não temos análise a Mario & Luigi: Dream Team Bros., vou recomendar a todos Chrono Trigger.

Ando a jogar a versão Nintendo DS e esta é realmente boa, com a utilização dos dois ecrãs, mas existem muito mais plataformas onde o podem jogar, seja Super Nintendo, iOS e uma série de formas pelas quais não me vou alongar.

Chrono Trigger é para muitos um dos melhores RPG de sempre e com pouco mais de uma meia dúzia de horas de jogo, é fácil perceber porque, afinal foi um trabalho levado a cabo Yoshinori Kitase (Final Fantasy), Nobuo Uematso (compositor de Final Fantasy) e Akira Toriyama (criador de Dragon Ball).

Preparem-se para uma aventura épica à moda antiga que ainda consegue ser actual nos dias que correm.

Para ver:

Gostam de Pokémon? Querem saber e ver mais coisas sobre Pokémon, então desta vez vou destacar o canal de YouTube da Hermy. O Hermylution é um canal com vários vídeos dedicados às notícias e guias de jogos de Pokémon.

O melhor do canal é que a Hermy tenta sempre aplicar um pouco de humor a cada vídeo, por isso até os não fãs de Pokémon podem ser entretidos. Fiquem com um exemplo e visitem o canal caso gostem:

Além da Hermylution, tenho andando a ver os vídeos lançados pelo Boggie2988, o eterno Francis, o qual faz vídeos bastante bons e divertidos sobre vários temas.

Deixo-vos com um dos mais recentes onde este abre uma caixa de boosters de M14, a nova expansão de Magic The Gathering, fazendo comentários satíricos sobre a maioria das cartas.

Por fim e por sugestão do membro GM, quero deixar aqui também um vídeo do Extra Credit sobre a posição dos pais em relação aos videojogos. É  algo bom de ver numa semana em que um certo psicólogo resolveu atacar o nosso hobby.

E assim termina mais um PróximoNivel ao Domingo. Para a semana regresso com mais sugestões e uma viagem pelo mundo dos videojogos e não só.

Share

You may also like...