PróximoNível – Top10 Filmes mais aguardados 2014

proximotake-top-10-2014-especial-pn-img

Com as contas de 2013 fechadas, chega o momento de olhar para 2014. Para os mais exigentes, 2014 é apenas o ano antes de 2015… parece uma verdade à la Palice, mas 2015 é o ano que nos reserva The Avengers: Age of UltronStar Wars: Episode VIISuperman vs. BatmanJurassic WorldAssassin’s Creed e The Secret Service (a minha escolha). É impossível contornar estreias com esta dimensão.

Numa era em que os super-heróis ditam as regras, a marca Marvel é o grande player do mercado, com as estreias dos segundos capítulos de Capitão América e Homem-Aranha (Sony), Guardians of the Galaxy e a mixórdia de mutantes em X-Men: Days of Future Past (não figura neste top porque Superman Returns e Jack The Giant Slayer dão a entender que o realizador Bryan Singer está a perder faculdades). Critérios definidos para o top:

  • Estreia agendada para 2014 em Portugal
  • Relevância para a indústria
  • Trailer
  • Elenco
  • Garantia de qualidade pela assinatura do realizador

 

10 º Lugar

300: O Início de um Império – 300: Rise of An Empire

A franchise que colocou Zack Snyder na “piscina dos grandes”, conta com o realizador apenas no papel de Produtor Executivo. Sentado na cadeira de realizador está Noam Murro, e não tem tido vida fácil. A estreia foi adiada e Zack Snyder chamado a intervir. De todo o modo, o trailer está bestial e os memoráveis slow motions regressam ao grande ecrã. A questão é: Será tão refrescante quanto a primeira vez?

ElencoSullivan Stapleton, Eva Green e Rodrigo Santoro

Realizador: Noam Murro

Estreia em Portugal a 2014-03-06

 

9 º Lugar

Ascendente Júpiter – Jupiter Ascending

Depois de Cloud Atlas, os irmãos Wachowski voltam ao cinema de acção, com um projecto que ninguém sabe ao certo o que esperar. Os realizadores de The Matrix são dos poucos cineastas que conseguem reinventar-se e reinventar a Sétima Arte, sendo Jupiter Ascending a história de uma senhora das limpezas, herdeira ao trono de Rainha do Universo. Será uma obra com o impacto de The Matrix? Ou com a relevância de Speed Racer?

Elenco: Channing Tatum, Mila Kunis e Sean Bean

Realizadores: Andy Wachowski e Lana Wachowski

Estreia em Portugal a 2014-07-24

 

8 º Lugar

Noé – Noah

Darren Aronofsky é o expoente máximo do realizador do novo milénio. Com um estilo de realização inimitável – movimentos crus e rápidos, enquadramentos nocivos e metálicos – o responsável pelo aclamado/odiado The Foutain e o galardoado Black Swan, aborda um tema bíblico, reunindo-se com um excelente leque de actores. O trailer está tão bom como se esperava, e a temática promete gerar controvérsia.

Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly e Emma Watson

Realizador: Darren Aronofsky

Estreia em Portugal a 2014-03-27

7 º Lugar

Godzilla

Um reboot há muito aguardado. O mítico réptil gigante regressa ao cinema, numa versão mais dark e assustadora do monstro. Estão garantidos confrontos épicos entre Godzilla e outros monstros, o que promete manter o género aceso.

Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen e Bryan Cranston

Realizador: Gareth Edwards

Estreia em Portugal a 2014-05-15

 

6 º Lugar

Guardians of the Galaxy

???????????????????????????????????????????????

Se o trailer estivesse disponível, talvez o projecto mais ambicioso da Marvel, desta ano, estivesse mais lá para cima. A Mavel vai a jogo com todas as fichas, com uma elite de super-heróis desconhecida do grande público (Rocket RaccoonGamora?). A empresa elegeu James Gunn (SUPER) para liderar o projecto, e preocupou-se cm contratar actores conhecidos para o elenco. Será que batalhas intergalácticas conseguem manter o sucesso dos super-heróis no cinema?

Elenco: Chris Pratt, Dave BautistaZoe Saldana, Vin Diesel e Bradley Cooper.

Realizador: James Gunn

Estreia em Portugal a 2014-08-07

 

5º Lugar

A Million Ways to Die in the West

a-million-ways-to-die-in-the-west-seth-macfarlane-neil-patrick-harris-pn-img

Ted surpreendeu o mundo do cinema no Verão de 2012, aficando-se como uma das comédias mais lucrativas de sempre. A emancipação de Seth MacFarlane não ficou por aí, e o criador de Family Guy apresentou, em 2013, a cerimónia de Entrega dos Óscares. A partir daí, foi sempre a somar, com a promessa de Ted 2 para 2015 e a produção de A Million Ways to Die in the West. A comédia narra a jornada de um camponês, que perde a namorada depois de evitar um duelo até à morte.

Elenco: Seth MacFarlane, Charlize Theron e Liam Neeson

Realizador: Seth MacFarlane

Estreia em Portugal a 2014-06-12

 

4º Lugar

Interstellar

Fechada a trilogia The Dark KnightChristopher Nolan regressa ao activo com uma obra escrita a meias com o irmão Jonathan NolanInterstellar mexe com uma teoria astrofísica, que defende o teletransporte e dimensões alternativas no Universo. Christopher Nolan promete regressar à genética inovadora na concepção de Memento e Inception.

Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain

Realizador: Christopher Nolan

Estreia em Portugal a 2014-11-06

 

3º Lugar

The Hobbit: There and Back Again

An Unexpected Journey foi um bocejo tremendo. Desolation of Smaug, por seu turno, retomou The Hobbit no caminho certo, com um vilão poderoso e um gancho de cortar a respiração para o terceiro filme da saga.

ElencoJohn Bell, Martin Freeman e Ian McKellen

Realizador: Peter Jackson

Estreia em Portugal a 2014-12-17

 

2º Lugar

O Fantástico Homem-Aranha 2 – The Amazing Spider-Man 2

Apesar do segundo lugar na lista, há mais motivos para estar zangado com a Sony do que motivos de satisfação. O novo trailer indicia que a história original do Homem-Aranha está a seguir um rumo diferente da história original. É verdade que uma nova visão deve oferecer novos elementos, e a franchise avança para Sinister Six, o que é bom, mas antecipar o Duende Verde em Harry, sem passar por Norman, aniquila um personagem que mistura a fraternidade com o desejo de vingança. E tenho o palpite de que Norman Osborn será o Abutre. O trailer está visualmente interessante, com Jamie Foxx a concentrar todas as atenções na pele de Electro (upgrade em relação aos comics).

ElencoAndrew Garfield, Emma Stone e Jamie Foxx

Realizador: Marc Webb

Estreia em Portugal a 2014-04-17

 

1º Lugar

Capitão América: O Soldado do Inverno – Captain America: The Winter Soldier

Capitão América em primeiro lugar?! Eu também estou surpreendido, tendo em conta que o primeiro filme esteve a léguas de ser razoável, e o Capitão é dos personagens mais complicados de adaptar para cinema. Tudo isto era verdade, até chegar o novo trailer. A Marvel prometeu um thriller político para o segundo filme (pfff, como se fosse possível num filme de super-heróis), mas todas as dúvidas ficaram dissipadas, com um enredo adulto, que invoca as questões actuais de segurança nacional, responsabilidade social, e coloca em causa a ténue linha que separa a defesa dos interesses do Estado e liberdade dos cidadãos. E as cenas de acção parecem estar muito boas.

ElencoChris Evans, Samuel L. Jackson, Sebastian Stan

Realizadores: Joe Russo e Anthony Russo

Estreia em Portugal a 2014-04-03

Share

You may also like...