PN Jukebox #85 – Initial D: First Stage

Antes que comecem a ficar entusiasmados e a cantarem Deja Vu, Gas Gas Gas e outros temas, este Jukebox é sobre a primeira temporada  de Initial D, e por isso não vão encontrar algumas das músicas que conhecem ou por terem visto as restantes temporadas da adaptação anime ou apenas pelos memes.

O anime pode ser velhinho mas isso não quer dizer que não tenha uma boa banda sonora.

[Save Me]

Se não estou em erro foi na Animax onde vi pela primeira vez Initial D… ou Sic Radical? De qualquer maneira, o canal em questão acabou por transmitir a série, embora acho que não tenha chegado a ver a sua conclusão, tendo ficado apenas pela quarta temporada ou semelhante. E tendo isso em conta, nem sei se a manga chegou a ser completamente adaptada em anime.

Durante aquela altura o género de “corridas de rua” era algo popular com a audiência. Havia os jogos de Need for Speed: Underground, os filmes de Velocidade Furiosa, os filmes CG de Hot Wheels e a manga e anime de Initial D. Seja qual for a plataforma de escolham era garantido haver algo relacionado com o assunto para os interessados. E enquanto que a “concorrência” era mais dedicada a corridas de rua, Initial D abordava por vezes o tópico de “drifting” (por alguma razão Tokyo Drift teve lugar no Japão).

[Don’t Stop The Music]

Um grupo de fanáticos de carros está a tratar dos assuntos do costume a fazer mais uma corrida nas montanhas, excepto que o protagonista Takafumi  Takumi Fujiwara tem uma missão importante, entregar tofu! Com a corrida a ter lugar no seu caminho até ao local onde o seu cliente está, Takumi acaba por ultrapassar a corrida que está a ter lugar para espanto de muitos. Mais tarde o grupo descobre que o condutor misterioso é Takumi e começa assim a vida do protagonista neste novo mundo.

A maneira como o anime foi adaptado foi um pouco estranha até hoje em dia, com a primeira temporada a ter mais de 20 episódios, depois a segunda a possuir simplesmente uma dúzia, a terceira a ser um filme, por aí adiante. Não existem muitos casos semelhantes, sendo que apenas um par de séries me vem à cabeça quando penso na maneira em como foram adaptadas.

[Running in the 90’s]

A série também chegou a receber um remake em formato de filmes, embor alguns dos fãs não estejam muito contentes com os mesmos, apesar de possuírem algumas melhorias. Ao todo possuem seis temporadas para ver e algo perto de 70 episódios, caso as minhas contas não estejam em erro.

Também foi lançado um filme live action, que apesar de ser um pouco diferente da história original, foi bem recebido e os fãs sempre ganharam uma nova Meca a visitar no Japão onde vários itens (incluindo os carros) estão. Também existia uma loja de tofu (que foi a inspiração para a manga se não estou em erro), embora esta tenha sido encerrada e demolida quando o dono morreu.

 

Initial D é um dos essenciais para quem aventurou-se por este género durante a altura em que o mesmo foi popular. É uma série que ainda hoje em dia consegue aguentar-se bastante bem.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...