PN Jukebox #76 – Durarara!!

Se estamos a regressar com o PN Jukebox então é altura de pegar noutra promessa que foi feita há já algum tempo atrás, um PNJ dedicado a Durarara!!.

Este foi um PNJ que andei a adiar e a adiar vezes sem conta, pois o número de músicas que queria destacar era imenso. Foi um batalha árdua mas no fim lá consegui selecionar três músicas da primeira temporada de Durarara!! para colocar neste PNJ, e isto sem contar com os temas de abertura e encerramento.

[Their Aspirations]

Já que estou a referir aberturas e encerramentos acho melhor começar por esse tópico. Para além das aberturas fazerem spoilers à história, também tomam o seu tempo para apresentar as personagens de rajada ou apenas mostrar as mesmas no cenário, mas Durarara!! e Baccano! fazem isso de forma diferente.

Estas aberturas mostram as personagens no seu dia-a-dia e a maneira em como as mesmas estão interligadas, destacando-as com os seus nomes para o espectador não ficar perdido no meio de tantas personagens diferentes. Por sua vez os encerramentos fazem um bom trabalho de indicar eventos futuros que irão acontecer entre as personagens, fazendo-o de uma forma subtil que não estraga a surpresa a ninguém.

[He’s Such a Coward that He Can Laugh]

Acreditem em mim quando digo que o tema de Durarara!! é o amor. Cada personagem na história tem amor por algo e realiza as suas acções de acordo com esse ideal. No entanto existe algo que a história consegue fazer bem, a sensação de descoberta e desconhecido. Mikado acabou de mudar-se para Ikebukuro e não conhece nada nem ninguém para além do seu amigo de infância Kida, no entanto Mikado rapidamente começa a descobrir que Ikebukuro conta com um grande número de surpresas que irão mudar a sua vida.

Esta é a luta constante de Mikado durante a sua história, a procura de algo novo que traga o sentimento de entusiasmo à sua vida que fique ao nível do primeiro momento em que ele viu o (a) motoqueiro (a) sem cabeça, o tipo vestido de bartender que consegue levantar carros com as suas mãos e mais. Embora a história não seja apenas sobre Mikado mas também sobre todas as outras pessoas que o mesmo encontra.

[The Sought-after Extraordinary]

Para mim o charme de Durarara!! não é a sua história mas sim as personagens que acabam por criar vários eventos que influenciam as vidas de outras. Devido à maneira em como estes eventos se vão desenrolando por vezes existe a questão de quem é o/a protagonista desta história. Será Mikado que acabou de se mudar para a cidade e acaba por ser influenciado pela mesma? Celty que parece estar no meio de todos estes eventos mesmo que a mesma não queira? Ou então Kadota e o seu grupo que andam à deriva 24/7 e sem destino?

Pessoalmente diria que é Celty. Apesar de a história começar com Mikado e de Kadota ser um “Mikado superior”, existe simplesmente algo em Celty e a sua relação com todo o elenco que cria algo único e especial. E, uma vez que o tema de abertura e encerramentos foi tocado no início, algumas repararam que a maioria das aberturas/encerramentos começam com Mikado mas terminam sempre com Celty? Será que isto quer dizer algo? Hm?

 

Tenho estado na dúvida se deva ou não dar pistas sobre o que os próximos PNJs serão. Obviamente que as pistas tanto seriam complicadas como bastante simples. Por outro lado toda a gente gosta de surpresas. Hm… decisões…

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...