PN Jukebox #64 – Haikyuu!!

PNJ-jukebox-haikyuu-pn

Esta semana fiquei eu encarregue de mais um PN Jukebox. Como já devem ter reparado, não é sobre Durarara!! mas é um anime que também tem dois pontos de exclamação no nome.

Gosto sempre de ler os capítulos especiais de cross over entre autores, pois vem a juntar personagens que nunca se encontrariam de outra forma, e ao mesmo tempo dá-me a conhecer novas mangas e autores. Foi essa a primeira apresentação de Haikyuu!! que recebi, mas o que me fez ver o anime foi sem dúvida a segunda abertura.

Ouvi a versão completa vezes sem conta e continua a ser a minha favorita de toda a série, sendo que na minha opinião consegue invocar o entusiasmo que se sente ao ver um set no anime.

Ainda hoje quando penso no anime ou na manga, esta é uma das músicas que me vem imediatamente à cabeça, sendo que não me sai da mesma durante algumas horas. Criando um imenso hype e vontade de ir rever o anime, sendo por isso, que este jukebox não podia abrir com nada mais nada menos do que esta música.


Aproveitando estas duas faixas, vou falar sobre Hinata, o protagonista desta história. Tendo sido inspirado a jogar voleibol quando viu o seu ídolo número 1, Hinata teve que se safar sozinho numa equipa a solo durante algum tempo. Numa situação onde muitos desistiriam, Hinata continuou a seguir o seu sonho, praticando sempre que tinha oportunidade, quer seja sozinho, ou quando conseguisse a ajuda de alguém, amigos, a equipa das raparigas, qualquer pessoa.

Um momento entre toda a série que acho importante, mesmo tendo sido o início, foi o primeiro confronto entre Hinata e Tobio. Não pelas personagens envolvidas, mas sim pelo motivo de a equipa de Tobio se ter desleixado e ficado com preguiça ao ver que a equipa de Hinata era amadora e arranjada à última da hora apenas para poder participar. Coisa que enervou Tobio quando um ponto foi marcado, tendo gritado à sua equipa (de Tobio) que aquele era um ponto válido devido ao esforço de Hinata e não à preguiça da equipa (de Tobio).

Acho que é um momento importante porque apenas vem a demonstrar que todo o esforço que Hinata fez, mesmo não tendo uma equipa boa, valeu para algo durante a sua primeira competição oficial.


É claro que um ano mais tarde, Hinata e Tobio voltariam a encontrar-se, mas desta vez na mesma equipa, e teriam de aprender a lidar um com o outro.

Não existem faixas melhores do que estas duas para descrever a relação entre Hinata e Tobio. Uma vez que no início da história não se davam bem devido a estarem a competir imenso um contra o outro, coisa que ainda o fazem mas numa competição amigável e na maior parte das vezes hilariante.

O duo de Hinata e Tobio é definitivamente um dos melhores do anime, tanto em termos de comédia, e também na forma em como a relação se transformou de uma rivalidade numa amizade onde ambos puxam pelo melhor e muito mais de cada um. Uma vez que, tal como é dito várias vezes, nenhum dos dois estaria ao nível que está, se não tivesse o outro ao seu lado.


É claro que para além de tanto Hinata como Tobio, existem mais personagens na equipa, cada uma com os seus momentos, e cada uma fácil de se gostar. Se tivesse que escolher a minha favorita entre uma delas, a minha escolha recairia sobre Yamaguchi, que provavelmente é uma das personagens mais fracas no que toca a voleibol. Mas a sua frustração devido a quase não estar presente em campo, e a não ser tão bom quanto os outros foi algo que me cativou na personagem. Sendo que fico a torcer por ele de cada vez que entra em campo.

Mas não vou dedicar-me apenas a Yamaguchi nesta parte, tal como disse, existem várias personagens na equipa, e toda elas são parte do que faz Haikyuu!!, bem como os momentos em que as mesmas se unem e conseguem fazer uma boa jogada. Ou aqueles momentos em que a coisa está a correr mal e todos eles sentem a mesma emoção.



Por fim, ainda podia falar de imensa coisa, tal como as outras equipas que são todas óptimas e etc, vas vou centrar esta parte final do Jukebox nas emoções durante os jogos.

Para além de tanto os sets serem interessantes e intensos, a música vem dar mais emoção aos jogos durante o anime. Quer estejam a perder, ganhar, a um ponto do fim, a música vem sempre na altura certa, bem como a motivação das personagens. É nestas alturas que vemos a melhores jogadas no anime, criando ainda mais intensidade e emoção no espectador.

Esta foi certamente uma das razões a qual fiquei tão agarrado ao anime, uma vez que ao contrário de Oliver e Benji, os acontecimentos em Haikyuu!! são rápidos e tem o seu devido impacto, contando sempre com a sua banda sonora no devido momento.

—————

Como podem ver, tenho Haikyuu!! muito em estima como um dos melhores anime/manga sobre desporto, e a música faz parte desse motivo. E vocês, gostaram da banda sonora? Já viram o anime? Quais as músicas e momentos que destacam do mesmo? Partilhem na zona de comentários!