PN Jukebox #61 – Kingdom Hearts II

PNJ-jukebox-kindgom-hearts-2-pn

Desde o dia que faço parte da equipa do PróximoNível, eu tenho contribuído bastante para a rubrica do PN Jukebox. Já destaquei várias bandas sonoras de jogos, e até mesmo de filmes e animes. Após mais de 1 ano, hoje decidi (finalmente) trazer Kingdom Hearts 2. Quero dizer, mais depressa falo da música de um jogo do Pictionary, mas não da banda sonora de um dos meus jogos favoritos de sempre? Alguém anda com a prioridades trocadas.

Para este PN Jukebox, escolhi a banda sonora remasterizada da coleção HD 2.5 ReMIX. Aproximadamente 80% do áudio original foi refeita e algumas músicas tiveram elementos orquestrais acrescentados. Pessoalmente, prefiro esta versão à original no geral.

Eu sei que algumas pessoas ficam deverás emocionadas quando ouvem alguma música relacionada com Kingdom Hearts, por isso vou preparar-vos psicologicamente com esta primeira para começar.

Ainda estão connosco? Ok, vamos continuar.

Tal como no primeiro jogo, a compositora da banda sonora de Kingdom Hearts II foi Yoko Shimomura. Por esta altura, a música dela é um traço inegável da série e não seria a mesma coisa sem ela. É tão essencial como ter personagens da Disney, conversas intermináveis sobre luz e escuridão, e spin-offs com subtítulos esquisitos.

Também não nos podemos esquecer de Utada Hikaru que contribuiu com a música “Sanctuary” (a versão original em japonês chama-se “Passion“) para o tema principal de Kingdom Hearts II. Segundo o diretor do jogo, Tetsuya Nomura, o tema liga-se ainda mais à história do jogo do que “Simple and Clean” (“Hikari“) com os dois jogos anteriores. Eu já fico satisfeito por ser uma boa música.

Uma das razões por escolher Kingdom Hearts II é por ter sido o primeiro jogo da série que experimentei. Para quem é fã, sabe que a história pode ser um pouco complicada de acompanhar, portanto seria de esperar que não iria entender certos detalhes à primeira. Isto é mais evidente nas primeiras 3 horas do jogo onde controlamos uma personagem que ninguém estava à espera, um rapaz chamado Roxas.

Contudo, isso não me desmotivou e é capaz de ser uma forma inteligente de colocar novos jogadores e as pessoas que jogaram os primeiros jogos ao mesmo nível. Eu podia facilmente criar um PN Jukebox dedicado inteiramente às músicas que ouvimos durante este prólogo/tutorial com o Roxas, mas se tivesse de resumir tudo através de uma única música, seria esta:

Eventualmente, jogamos na perspetiva de Sora, acompanhado com os seus amigos Donald e Pateta/Goofy. Seguimos na nossa aventura por vários mundos Disney a enfrentar Heartless e Nobodies com mais assuntos confusos para um novato na série: O que fazem personagens do Final Fantasy aqui? Porque é que a Organization XIII tem menos de 13 membros? Tenho mesmo que fazer estes níveis da Gummi Ship? Hoje em dia, estas questões já não são um problema e até passei a gostar um pouco mais das partes da Gummi Ship.

De todos os mundos disponíveis, eu não sou bem capaz de escolher um favorito, portanto também é complicado escolher as minhas músicas favoritas. Existe muito por onde escolher: o tema de batalha do mundo dos Piratas das Caraíbas (que é essencialmente “He’s a Pirate” dos filmes), os mini-jogos de Winnie the Pooh, a “This is Halloween” de Halloween Town, “One-Winged Angel” na batalha contra Sephiroth (nada fácil) e até as sequências musicais em Atlântida – a “Under the Sea” fica interessante em japonês.

Vou acabar por destacar o tema de batalha do último mundo que visitamos, The World That Never Was. Um dos trailers de Kingdom Hearts II que vi mais vezes tinha esta música de fundo, portanto sempre ficou na minha memória.

Quando terminei Kingdom Hearts II pela primeira vez na PlayStation 2, senti verdadeiramente que tinha jogado um dos melhores RPG da consola. Como seria de esperar, estava entusiasmado com a ideia de uma sequela e só me pude contentar-me com o final secreto. Vocês não imaginam as dezenas, talvez centenas, de vezes que eu vi esse final na internet, a pesquisar qualquer tipo de informação nova daquilo que eu julgava ser na altura um teaser para Kingdom Hearts III.

Uns anos mais tarde, revelou ser na verdade Kingdom Hearts: Birth by Sleep para PSP. Sem colocar em questão a qualidade do jogo, não foi exatamente aquilo o que eu esperava. Depois de mais spin-offs e coleções HD, a minha espera, e de muitos outros, por Kingdom Hearts III continua. Uma coisa é certa, já faltou mais e teremos mais novidade no fim do ano.

Este PN Jukebox de Kingdom Hearts II pode ser mais curto do que muitos esperavam, mas simplesmente existem dezenas de músicas que gritam Kingdom Hearts e não posso dar destaque a todas. Duma certa forma, isto até foi propositado porque eu sei que existem muitos fãs da série por aí. Ou seja, vou fazer uma pequena batotice e contar com a vossa contribuição para partilharem algumas das vossas faixas favoritas de Kingdom Hearts II.

São fãs da série? Preferem as versões originais das músicas? Querem ver mais PN Jukebox de Kingdom Hearts? Não se esqueçam de comentar e não percam o próximo PN Jukebox.

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.