PN Jukebox #55 – Castlevania: Symphony of the Night

PNJ-jukebox-castlevania-symphony-of-the-night-02-pn

O site pode ter um novo visual, mas isso não quer dizer que vamos deixar alguns das nossas rubricas antigas para trás. Uma vez que estamos num período de mudança, o PróximoNível Jukebox vai passar a ser chamado simplesmente PN Jukebox . Também iremos mudar o símbolo da rubrica que utilizamos nas imagens de destaque, mas isso por enquanto ainda está a ser tratado.

Para esta semana vamos destacar a banda sonora de Castlevania: Symphony of the Night. A série Castlevania está prestes a comemorar o seu 30º aniversário este ano, é quase tão antiga como Super Mario Bros. e Mega Man. No entanto, eu só fui introduzido à série muito mais tarde quando comecei a jogar Symphony of the Night na minha PSP. É visto por muitos como o melhor jogo da série e a música é um dos pontos altos. Mas o que seria de esperar de um jogo que tem a palavra “sinfonia” no título?

Lançado em 1997 para a PlayStation original, Castlevania: Symphony of the Night é um jogo de plataformas 2D de acção com elementos RPG. Por outras palavras, um Metroidvania como alguns costumam chamar. É a sequela a Castlevania: Rondo of Blood e isso é bastante evidente pelo início do jogo que começa com a batalha final de Rondo of Blood contra Drácula (e o seu infame voice acting).

O jogo avança 4 anos e passamos a controlar Alucard, o filho de Drácula, que planeia destruir o castelo do seu pai após este ressuscitar novamente. Mas quando mal acaba de atravessar o hall de entrada, cheio de esqueletos, lobos gigantes e homens sereias, é impedido pela Dona Morte que retira-lhe todos os seus poderes e equipamentos. Caso contrário acabávamos o jogo em 10 minutos por ser tão OP.

O castelo do Drácula é um sítio enorme com diversas áreas diferentes, portanto a música ajuda a tornar estas zonas mais distintas umas das outras. A banda sonora criada pelo compositor Michiru Yamane contém elementos de diversos géneros musicais, desde clássico, techno, jazz, e até rock gótico e metal.

Pessoalmente tenho preferências às músicas dentro do género rock ou com um tom mais agitado, mas há outras mais calmas que gosto bastante como a música da biblioteca. Também temos o tema dos créditos que incluí canto, apesar de ser a pior parte da banda sonora toda porque não corresponde nada ao registo das outras músicas e parece uma música da Disney.

De momento, o futuro da série Castlevania, assim como as restantes franquias da Konami, é bastante incerto, para além da sua inevitável máquina de pachinko. Entretanto, já vimos vários jogos Metroidvania inspirados em Castlevania: Symphony of the Night e ainda vamos ter o novo jogo de Koji IgarashiBloodstained: Ritual of the Nightque promete ser um verdadeiro sucessor espiritual da série.

Gostaram das músicas? Sabiam do segredo do castelo invertido? Qual é vosso jogo favorito da série Castlevania? Não se esqueçam de comentar e não percam o próximo PN Jukebox que poderá envolver um anime ou um filme… ainda estou a decidir!

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.