Opinião – Perdi o meu interesse em Mass Effect: Andromeda

A seleção da imagem de destaque representa o que estou a achar de Mass Effect: Andromeda, mostram e mostram mas não mostram nada. Sinto que o jogo está vazio e a descer cada vez mais, em vez tentar elevar o interesse dos fãs e do que é apresentado no jogo, acaba por parecer que não existe um objectivo em concreto na criação deste novo jogo e no marketing que não tem sido dos melhores.

Primeiro de tudo parte de este Mass Effect ser numa nova galáxia abria a possibilidade para novas raças e companheiros, mas até agora tudo o que foi introduzido foram as velhas raças. Lembra-me a franchise Ratchet & Clank onde em cada trilogia/spin off introduziam 3 ou 4 raças diferentes e eram apenas essas raças que se via em todos os planetas, deixando de lado raças apresentadas em jogos anteriores. Foi algo que sempre me incomodou, e neste caso o facto de ser uma nova galáxia incomoda ainda mais, pois a oportunidade de conhecer espécies diferentes era bastante interessante, mas temos que levar com um Krogan novamente, que com sorte estará ao nível de Wrex/Grunt, Turian que com sorte estará ao nível de Garrus e por aí em diante.

Ou seja, o esforço em criar algo novo não está presente, e o interesse que tenho em estar novamente com espécies que já conheço não é muito grande. Não querendo dizer que é mau, excepto que não apresenta o sentimento de desconhecido que a trilogia original apresentou, sendo que já nos foi contando várias coisas sobre estes vários seres que estavam connosco. E até agora das novas novas raças apresentadas, que são duas, uma delas é o vilão da história… gostaria que houvesse o twist de uma das raças que nos acompanhou serem traidores e iniciar assim uma guerra e coise, mas pronto…

Uma parte importante da trilogia original era as suas personagens, não existe substituto para Wrex (nem Grunt), Garrus, Tali ou até mesmo Shepard entre outros mais que podia enunciar. Não é que eu desgoste da ideia de ter um Krogan na equipa, mas a relação entre dito Krogan e a nossa personagem muito provavelmente vai acabar por ser igual à de Wrex com Shepard (tendo em conta que Grunt era tipo pai-filho), e isso simplesmente não me dá entusiasmo uma vez que eu já sei que os Krogan gostam de andar à porrada. Ter uma nova espécie aqui, nem que fosse baseada em Krogans pelo menos daria um novo ar à coisa, e não baixava tanto as minhas expectativas.

A ideia era a de explorar um novo universo completamente desconhecido, por isso o meu entusiasmo em encontrar novos membros de equipa aumentou, mas até agora a única coisa nova (e interessante) foram os Kett, e tenho a dizer que a introdução dos mesmos (através do vilão) foi boa. Mesmo que tenha sido apenas a parte de trás, achei que o design era interessante, e achei que a voz combinava bem com o ar que este vilão tinha. Sendo que espero que ele dure durante esta nova trilogia ao estilo de Handsome Jack, e que não seja apenas coisa de um jogo. Já os outros aliens parecem retirados de Star Wars e demasiado centrados em cenas políticas, sem nada para oferecerem ao jogo.

É verdade que foi anunciado que em termos de jogabilidade o jogo vai melhorar. Vamos ter uma skill tree que inclui todas as classes disponíveis, em vez de selecionar apenas uma. A possibilidade de explorar planetas que são open world com a Nomad (a nova Mako), sendo que cada um possui um boss e mais umas quantas novidades. No entanto, onde anda os vídeos jogabilidade que acabam mesmo por mostrar algo? Tendo em conta que a data de lançamento é o mês que vem, chateia imenso não ter nem um vídeo de jogabilidade que vem mostrar devidamente as novidades já anunciadas, sem ser 10 segundos de cada coisa e depois cortar para a cena seguinte.

Não me interpretem mal, mas no geral o marketing do jogo não tem sido grande coisa, em especial o tipo que anda a editar os trailers, mas deixemos isso de lado. Se o jogo não acabar por ser adiado, então suponho que tenhamos um caso semelhante ao de Final fantasy XV, onde a jogabilidade recebe a prioridade (mundo aberto e tal), mas a história acaba por sofrer.

Até agora o teaser que acompanhou o anúncio do jogo foi a coisa relacionada com Mass Effect: Andromeda que me deixou mais contente, algo que podem rever no segundo vídeo deste artigo. Se formos a comparar o teaser com o que temos agora, a exploração de novos mundos AKA open world está lá representado, agora a história nem por isso. Obviamente que a história iria ficar para mais tarde, nomeadamente aquele trailer à lá hollywood que não veio mostrar as partes mais fortes do script do jogo…

Ao fim e ao cabo parte da culpa acaba por ser minha, ao esperar coisas diferentes e ver que afinal de contas somos entregues com mais do mesmo, porque é mais fácil e seguro trabalhar em coisas com as quais todos já tem familiaridade. Sendo que os principais motivos de o meu entusiasmo ter morrido por completo ser a falta de vídeos com gameplay e de a história/personagens não terem um aspecto novo e prometedor (fazer um 180 no sexo e/ou personalidade não conta). Honestamente espero mesmo estar enganado e que o jogo/trilogia siga com a ideia de nós sermos os aliens num ambiente estranho, uma vez que isso abre a possibilidade de uma história profunda e bastante interessante, mas pelo olhar da coisa não me parece…

  • Ghost

    E é por isso que nao sigo moticias de jogos 🙂