Opinião – O charme de Baccano e Durarara!!

Se fazem parte do raro grupo de seres humanos que seguem os meus artigos, ou se apenas tem bom gosto, certamente ouviram falar tanto de Baccano como Durarara!!, duas light novels criadas por Ryohgo Narita que sofreram adaptações a anime. Sendo que Baccano teve uma temporada (vejam aqui a nossa análise), e Durarara!! teve duas temporadas.

Sendo ambas as obras do mesmo autor, é possível ver as semelhanças que o mesmo adaptou para contar as várias histórias que tem lugar dentro dos dois mundos criados. Ignorando o facto de o anime de Baccano ter misturado vários eventos ao longos dos episódios, tanto Baccano como Durarara!! basicamente fazem uso das várias personagens absurdas que devido às forças do destino, acabam por se encontrar umas com as outras, causando assim imensos acontecimentos que apenas poderiam ter lugar em ficção.

Embora o método de escrita tenha a mesma base, a verdade é que a abordagem tomada em ambas as séries é diferente. Em Baccano são os acontecimentos que acabam por juntar as várias personagens em desventuras, enquanto que em Durarara!! são as acções das personagens que acaba por criar uma situação em que todas se encontram ou desencontram. Daí em opinião pessoal preferir a história de Baccano mas as personagens de Durarara!!, porque é esse o ponto central de cada história.

Apesar das suas aparências, o núcleo de Durarara!! é o romance, pode ser um pouco difícil de acreditar mas se prestarem atenção às várias personagens e às ligações entre as mesmas irão reparar no que estou a dizer. Daí o foco de Durarara!! ser mais as suas personagens, onde cada uma está a viver o seu dia a dia mas devido às acções de uma ou outra algo maior acaba por acontecer, fazendo com que estas personagens se envolvam na corrente situação.

Por sua vez, tendo em conta que Baccano tem um setting diferente, o autor toma a sua liberdade e até inspirações eu outra média (principalmente filmes). Sendo que então o foco não é tanto as personagens mas sim a história que começa num ponto, e vai criando uma espiral que que acaba por sugar todas as personagens ao seu redor.

Como já disse, ambas as séries tem uma base bastante semelhante mas que no fundo é diferente o suficiente para criar um certo impacto ao público. Mas é aí que o charme tanto de Baccano como Durarara!! se encontra. Ambas as séries não se focam apenas numa aventura de um protagonista e o seu grupo, mas sim em várias perspectivas das imensas personagens presentes nas diversas histórias que tomam lugar ao longo das duas séries.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...