Opinião – Como costumam gerir os vossos save slots?

Algo que foi uma grande inovação no que toca a videojogos foi obviamente a possibilidade de poder gravar o jogo para mais tarde poder continuar a partir desse mesmo local, ao contrário dos primeiros jogos onde era necessário começar do início de cada vez que se iniciava o jogo.

Não que esse aspecto tenha sido melhorado com o passado do tempo, afinal de contas não existe muito por onde tocar, excluindo auto-save, quick-save e cloud-save. A possibilidade de gravar já é algo natural em todos os jogos de hoje em dia, a não ser que o jogo esteja a ir por um sabor retro, normalmente com o sistema dos códigos. Dito isto, nem todos usam o save da mesma maneira. Alguns usam múltiplos save slots, outros usam e abusam do quick save/load, e outros apenas gravam o jogo e dão o trabalho por concluído.

Eu faço parte da última facção, gravar o jogo num slot já é mais do que suficiente para mim, e a tempestade que muitos fazem no que toca a vários saves em RPGs é-me indiferente. Não acho necessário ter mais do que um save em RPGs/JRPGs uma vez que não iria fazer diferença nenhuma. Se me esqueci de um item ou havia um evento que falhei posso sempre regressar no NG+, se não mais valia estar a usar um guia e não ter a minha própria experiência com o jogo.

No entanto existe algo com o qual eu teimo desde os tempos da PlayStation 2, numa altura em que o meu irmão por vezes me apagava os saves, ou quando havia algum familiar que vinha a casa e acabava por tocar no jogo. Acabei por desenvolver o vício de gravar o jogo sempre no Slot 3, sendo que o mais provável seria a pessoa que vinha tocar no jogo acabar por me eliminar o primeiro slot. Tenho a impressão de que o culpado desse vício acabou por ser a série Jak and Daxter, que tinha 4 save slots na altura.

Isso acabou por me afectar tanto que hoje em dia incomoda-me quando existe um save slot com o número 0, porque eu não só tenho de guardar no terceiro slot, como esse tem de ter o número 3 para fazer sentido para mim. Ou seja, se existe um Save Slot 0, eu irei acabar por gravar no Save Slot 2, porque tecnicamente esse é o terceiro slot disponível, excepto que tem o número errado, e incomoda-me o facto de esse slot não ser o número 3.

Como diria o Frieza, são mariquices minhas. E vocês? Que mariquices tem quando toca a save slots? Partilhem na zona de comentários!

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.