Opinião – Como costumam gerir os vossos save slots?

Algo que foi uma grande inovação no que toca a videojogos foi obviamente a possibilidade de poder gravar o jogo para mais tarde poder continuar a partir desse mesmo local, ao contrário dos primeiros jogos onde era necessário começar do início de cada vez que se iniciava o jogo.

Não que esse aspecto tenha sido melhorado com o passado do tempo, afinal de contas não existe muito por onde tocar, excluindo auto-save, quick-save e cloud-save. A possibilidade de gravar já é algo natural em todos os jogos de hoje em dia, a não ser que o jogo esteja a ir por um sabor retro, normalmente com o sistema dos códigos. Dito isto, nem todos usam o save da mesma maneira. Alguns usam múltiplos save slots, outros usam e abusam do quick save/load, e outros apenas gravam o jogo e dão o trabalho por concluído.

Eu faço parte da última facção, gravar o jogo num slot já é mais do que suficiente para mim, e a tempestade que muitos fazem no que toca a vários saves em RPGs é-me indiferente. Não acho necessário ter mais do que um save em RPGs/JRPGs uma vez que não iria fazer diferença nenhuma. Se me esqueci de um item ou havia um evento que falhei posso sempre regressar no NG+, se não mais valia estar a usar um guia e não ter a minha própria experiência com o jogo.

No entanto existe algo com o qual eu teimo desde os tempos da PlayStation 2, numa altura em que o meu irmão por vezes me apagava os saves, ou quando havia algum familiar que vinha a casa e acabava por tocar no jogo. Acabei por desenvolver o vício de gravar o jogo sempre no Slot 3, sendo que o mais provável seria a pessoa que vinha tocar no jogo acabar por me eliminar o primeiro slot. Tenho a impressão de que o culpado desse vício acabou por ser a série Jak and Daxter, que tinha 4 save slots na altura.

Isso acabou por me afectar tanto que hoje em dia incomoda-me quando existe um save slot com o número 0, porque eu não só tenho de guardar no terceiro slot, como esse tem de ter o número 3 para fazer sentido para mim. Ou seja, se existe um Save Slot 0, eu irei acabar por gravar no Save Slot 2, porque tecnicamente esse é o terceiro slot disponível, excepto que tem o número errado, e incomoda-me o facto de esse slot não ser o número 3.

Como diria o Frieza, são mariquices minhas. E vocês? Que mariquices tem quando toca a save slots? Partilhem na zona de comentários!

  • Milchgeist

    Eu desde que joguei Darksiders que tenho sempre 2 saves no mínimo. Levei com um game breaking glitch no final do jogo e tive de começar do inicio.

  • _GM_

    Eu ando a jogar jogos que ultimamente têm autosave, como Bloodborne e Dark Souls III. Mas quando o jogo permite-me guardar diversos filesaves, como por exemplo Mass Effect ou GTA Vice City, sou capaz de usar 3 slots de filesaves para um playtrough, e ir sempre alternado entre os três. No caso do GTA, até sou capaz de deixar certos filesaves “intactos”, sem guardar nada por cima deles, com o objectivo de passar determinadas missões de que gosto, como por exemplo a missão do Vercetti e do Lance quando vão à mansão do Diaz matar todos, ou então a última missão de todas.

  • Diogo Mendonça

    Eu tenho o hábito de guardar tudo em dois cartões de memória diferentes (nas consolas mais antigas), e fazer sempre um backup de todos os saves. Isto deve-se a uma situação engraçada, há uns dez anos, quando cheguei a casa, liguei a minha ps2 e descobri que não tinha nem um save file. A minha irmã vira-se para mim e diz com a maior das inocências: “tive a brincar com a consola e iluminei os jogos”. E foi assim que um erro de vocabulário da minha irmã, que desconhecia a palavra eliminar, fez com que passasse a gravar tudo em dois sítios diferentes.

    • _GM_

      Bem, ao menos ela iluminou as tuas dúvidas xP

      • Diogo Mendonça

        Agora imagina a reação do eu versão miúdo pequeno quando descobri a ideia iluminada dela. Apeteceu-me ilumina-la

  • r2

    Dependendo do jogo, mas geralmente gravo no slot 1. Se houver uma parte que queira repetir por ser divertida ou apenas por causa de um troféus/achievement vou gravando noutros. Simples xD