5 coisas a fazer no 25º aniversário de Sonic The Hedgehog

A mascote da SEGA que destronou a gigante Nintendo no início da década de 90 está a comemorar 25 anos de existência e hoje é ela quem precisa de uma mãozinha para não cavar um buraco ainda maior. Ao longo deste quarto de século vimos bons jogos, maus jogos e jogos que simplesmente são OK. Afinal de contas o que fazer para celebrar os 25 anos?

sonic top 5 25 aniversario pn 1 (2)

1- Não ouvir os fãs quanto a 2D ou 3D

Quem está por dentro da comunidade de Sonic the Hedgehog sabe perfeitamente que não há outra como esta. Existem jogos feitos por fãs, personagens criadas por fãs para este universo repletas de histórias originais (ou não), existem bandas desenhadas originais, enfim tudo o que pensem que pode existir criado por fãs já foi feito.
Então porque não ouvir os fãs?
Porque esta comunidade está extremamente dividida entre os saudosistas da era 2D e os apoiantes do Sonic Adventure 3, o resultado? Cerca de 1/3 da comunidade vai odiar o jogo de morte por essas Internets.
Eu faço parte daquele grupo que gosta de carne e peixe ou seja, não me importo se vem em 2D ou 3D, eu quero é que venha. Se o jogo for mau eu jogo-o, se for bom ainda melhor.

sonic top 5 25 aniversario pn 1 (1)

2-  Não utilizar simplificadores de História

Eu gostava de dizer que gostei das últimas mas a verdade é que as acho ridiculamente simples. Eu adorei a história sem sentido de Adventure, Adventure 2 e até do Sonic 06. Eram histórias relativamente parvas mas que entretêm bastante, actualmente o que é importante é fazer piadas enquanto decorre uma história bastante linear.
No fundo simplificaram a fórmula para atingir um público mais jovem, mas eu lembro-me de bastantes jogos com uma história complexa e não tinha mais do que 10 ou 11 anos, por isso, não é desculpa.

sonic top 5 25 aniversario pn 1 (4)

3-Não utilizar amigos de conveniência para 1 só jogo

Lembram-se de Silver the Hedgehog? Na linha principal de jogos ele aparece duas vezes, mas devido a uma comunidade que o abraçou assim que foi anunciado é uma das personagens mais conhecidas. E o resultado é sempre que anunciam um novo jogo há sempre uma porção de fãs (incluíndo eu) que espera vir a puder voltar a jogar com essa personagem; e quem diz o Silver diz o Shadow a Amy e enfim, o resto deles todos, menos o Big the Cat, ninguém quer voltar a pescar.
Se há algumas decisões que por vezes devem ser celebradas, a exclusão de Big the Cat da série foi uma delas.

sonic top 5 25 aniversario pn 1 (3)

4- trazer de volta o Chao Garden

Sem sombra de dúvida a fonte de juventude da série Adventure, se não fosse por este “mini-jogo” o jogador normal não voltaria a jogar tantas vezes os mesmos níveis. Ainda me recordo da altura em que Sonic Unleashed foi anunciado e que a dada altura revelaram uma screenshot de um nível e numa placa aparecia “Chao Garden” os rumores e a vontade foram tantas que quando o jogo saiu houve quem não parasse de procurar durante horas e horas pelo local do mesmo… Ainda espero vê-lo de volta.

sonic top 5 25 aniversario pn 1 (1)

5- Parem de mostrar deliberadamente 90% dos níveis antes de lançarem o jogo.

Mais uma vez pegando no exemplo de Sonic Unleashed que baseou os níveis em países, pela altura em que o jogo foi lançado o site oficial já tinha disponibilizado trailers, screenshots e informação sobre todas as regiões do jogo com a excepção do último nível. A maior surpresa foi quando alguém avistou um chihuahua (Chip) voador e o rumor durou pouco mais do que 2 ou 3 dias.

 

Estas são as minhas dicas para celebrar um 25º aniversário de uma forma positiva. Como já é sabido eu sou um grande fã de Sonic the Hedgehog e posso dizer com 99,99% de certezas que vou andar coladinho a todas as notícias que aí vierem sobre Sonic Mania e o Project 2017.

PS: 6- Seguir a conta do twitter de Sonic the Hedgehog

sonic twitter pn

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

More Posts

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.