Melbits World – Entrevista com Ivan Sanchez da Melbot Studios (LGW 2018)

Durante a Lisboa Games Week 2018, o PróximoNível teve a oportunidade de entrevistar Ivan Sanchez, um dos fundadores da Melbot Studios. Ele esteve presente no evento para apresentar o jogo Melbits World, um novo título do PlayLink já disponível para a PS4.


PróximoNível: Melbits World foi o vencedor do PlayStation Talents 2017 em Espanha e é o vosso primeiro jogo. Como é que tudo começou?

Ivan Sanchez: Nós fundámos a empresa há uns anos atrás, o meu parceiro e eu. O meu parceiro chama-se David, ele esteve envolvido nos jogos Invizimals antes de estabelecer a empresa comigo. Nós começámos a empresa originalmente com um projeto de um brinquedo que funcionava com dispositivos móveis, e nós criámos Melbits que são estas criaturas que, de uma certa forma, representam as vibrações positivas do universo digital. Eles são os bons da fita, e os virus são os vilões, os inimigos, portanto os Melbits mantêm a Internet funcional e os vírus quebram a Internet. É mais ou menos essa a história por detrás.

Nós queríamos criar esta história e estávamos a trabalhar nesse projeto do brinquedo, e de repente nós vimos, no ano passado, a chegada dos títulos PlayLink. Nós pensámos: “Oh isto parece mesmo interessante. Agora podes usar o teu dispositivo móvel para jogar na PS4.” Nós decidimos fazer uma adaptação do universo Melbits para o sistema PS4. Também durante a mesma altura acabou por ser o momento certo do ano para apresentar o jogo ao PlayStation Talents em Espanha, portanto nós criámos um título PlayLink personalizado só para o concurso do PlayStation Talents. Nós vencemos o concurso, e um ano depois estamos a aqui a apresentar o jogo.

PN: O que é Melbits Worlds e como jogamos com os Melbits?

IS: Melbits é basicamente um jogo para crianças, mas nós gostamos de dizer que é um jogo de crianças que todos podem desfrutar. Agora estamos a começar a aperceber-nos que há muitos utilizadores da PlayStation que estão a começar a ser pais e mães, e têm filhos com quem querem partilhar a sua paixão por videojogos. Melbits é um jogo direcionado para essas pessoas.

Como jogamos com os Melbits… Melbits é um jogo de puzzles, mas é um jogo de puzzles colaborativo. Cada nível tem um puzzle diferente e têm de resolver o puzzle da seguinte forma: há uma personagem que são os Melbits que se movem sozinhas. Tu não controlas as personagens, elas têm uma vida própria. Eles são como Lemmings. Os Melbits caminham por si próprios através deste tipo de puzzle, um labirinto 3D, e cada jogador controla uma armadilha que o Melbit têm de atravessar, como diferentes barreiras ou molas ou combinações de coisas que têm de ativar no momento certo de forma ao Melbit puder passar. O objetivo de todos os níveis é levar todos os Melbits do ponto A até ao ponto B. Nesse sentido, é bastante arcade com vários níveis que vão ficando cada vez mais difíceis.

PN: Melbits Worlds é uma experiência divertida em grupo. Toda a gente tem que contribuir para concluir o puzzle, e se alguém falhar, todos pagam por isso. Como é que isso decorre no jogo?

IS: É algo fixe porque é uma pequena experiência divertida também, porque como disseste… sabes, o número mínimo de jogadores é dois, e o número máximo de jogadores é quatro, certo? Quando estão a jogar com dois jogadores, cada um controla duas armadilhas diferentes. Quando jogam três, dois controlam uma e o outro controla duas. E quando jogam quatro jogadores, todos controlam uma. É uma experiência muito diferente jogar com dois, três ou quatro jogadores no total. Nesse sentido, há bastante rejogabilidade.

PN: Portanto o número de jogadores é uma espécie de escolha de dificuldade?

IS: É uma escolha de dificuldade. É mais difícil quando estão só a jogar dois, e é mais engraçado quando estão a jogar quatro, certo? Porque há mais interação e conversa entre jogadores. Outra camada do jogo é que, quanto mais jogam, ganham mais Melbits. Quando começam o jogo, vocês vêem quatro Melbits a passear. Essa é a vossa coleção de Melbits. Se jogarem mais, haverá mais Melbits lá. E se continuarem, mais, mais, mais, e mais. Essa comunidade que vive na vossa PlayStation começa a crescer.

Para além disso, há medida que jogam, apanham itens espalhados pelo cenário que dão trajes como chapéus, óculos e caudas. É mesmo todo o tipo de coisas malucas. Quanto mais jogam, mais elementos têm para personalizar a vossa coleção de Melbits e isso acrescenta mais uma camada ao jogo. Por fim, é um jogo que podem jogar durante horas porque é sempre um pouco diferente cada vez que jogam.

PN: O Melbits Worlds já está disponível para a PS4. O que tem a dizer às pessoas para o irem comprar?

IS: Se vocês só querem se divertir, e gostam de personagens adoráveis, ter uma experiência positiva e algumas gargalhadas, especialmente se tiverem filhos ou para jogar em família, comprem porque vão adorar.

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.