Maratona DC – Batman (1989)

batman-1989-00-pn

Já revimos os filmes mais antigos do Super-Homem durante a nossa maratona DC, agora é a vez do Batman. 23 anos depois do seu último filme, voltamos a ver o super-herói de Gotham no grande ecrã em 1989 nas mãos do realizador Tim Burton. Ao contrário do tom mais animado do filme de 1966 com Adam West, Tim Burton introduziu um novo Batman mais sério e maturo ao público.

O super-herói já estava a demonstrar uma fase mais negra nas bandas desenhadas como The Killing Joke de Alan Moore e The Dark Knight Returns de Frank Miller, e este filme ajudou também a definir a imagem que temos de Batman até aos dias de hoje.

Para interpretar o papel do homem-morcego, foi escolhido Michael Keaton que já tinha trabalhado com Tim Burton anteriormente em Bettlejuice. A escolha do actor foi algo controversa na altura, já que muitos o viam como um actor de comédia e duvidavam que era capaz de lidar com um papel mais sério. Hm… tudo isto parece estranhamente familiar…

Contudo, Michael Keaton provou estar a altura do desafio e fez um óptimo trabalho, não só no papel de Batman como também de Bruce Wayne. No entanto, é Jack Nicholson que acaba por roubar todas as atenções no papel de Joker. A sua prestação como o príncipe do crime consegue cativar sempre que está em cena e demonstra o nível de insanidade esperado na sua personagem.

No entanto, a maneira como está feito o sorriso do Joker faz parecer que o Nicholson anda com dois hambúrgueres dentro da boca.

Visualmente, o filme corresponde ao registo de fantasia gótica e negra característico de Tim Burton, e juntando isso à banda sonora de Danny Elfman, é apresentada uma cidade de Gotham com um ar sinistro e distinto.

Alguns fãs não ficaram muito contentes com algumas mudanças feitas, como os responsáveis pela morte dos pais de Bruce Wayne, e se calhar o filme seria mais interessante sem um interesse romântico no meio de Batman e Joker, mas isto já era um pouco esperado de um filme dos anos 80.

De qualquer forma, não há que negar como este filme teve o seu impacto em estabelecer Batman como o conhecemos hoje e para mim continua a ser um dos melhores filmes realizados por Tim Burton. Amanhã voltamos com Michael Keaton como Batman novamente em Batman Returns.

Share

You may also like...