Magic – Evento 1º aniversário Hobbit’s Land

Magic the Gathering é um jogo que foi feito a pensar na interacção e desafio directo entre jogadores. A não ser que joguem contra o computador, a experiência humana é sempre necessária, seja frente-a-frente ou através do online.

Em Portugal, o Magic The Gathering surge por vezes com eventos que promovem a solidariedade ou os grandes confrontos com apuramento para campeonatos internacionais. Apenas com um ano de existência, a loja Hobbit’s Land em Cascais conseguiu fazer tudo num só dia, em vários eventos profissionais e solidários.

Para quem acompanha a nossa zona de Magic, sabe que esta loja é um dos locais de eleição dos redactores para competir e interagir com a comunidade de Magic, mas passado um ano, a Hobbit’s Land cresceu para um patamar de destaque.

O aniversário foi celebrado no fim-de-semana passado (dia 5) com a realização de 1 GPT a apurar para o torneio de Antuérpia com mais de 120 jogadores, 1 GPT de modelo Standard com 20 jogadores,  1 GPT Modern com 14 e dois Drafts de Theros a 8 jogadores cada .

Embora os números sejam impressionantes, as fotos deste artigo falam por si. Vários jogadores de norte a sul do país (entre eles portugueses com várias internacionalizações), marcaram presença neste dia para competir pelo grande prémio no valor de 1200 euros, participar nos qualificadores, fazer drafts da nova expansão de Theros, e até conviver entre si, trocando cartas ou realizando jogos amigáveis.

O Magic está cada vez mais longe de ser uma coisa apenas jogada por alguns e o sucesso deste primeiro aniversário foi em parte explicado por Paulo Ricardo, dono da Hobbit’s Land, ao PróximoNível.

“Superámos todas as expectativas que tínhamos para o primeiro ano. Este primeiro ano tentámos cimentar o jogo, criar um grupo de pessoas que se mantivesse na loja e o segundo passo seria aumentar o espaço da mesma e fazer torneios de grande formato, algo que aconteceu já no primeiro ano.”

De facto, para alojar tamanhos torneios, a loja teve de expandir e adicionar toda uma nova zona para conseguir ter mais de 120 jogadores sentados ao mesmo tempo.

“A loja cresceu de um esforço feito pela equipa e todos aqueles que apoiam a Hobbit’s Land. E o objectivo é vir a ter um GPT próprio.”

Apesar de mobilizar várias pessoas de norte a sul e até estrangeiros, infelizmente eventos deste género ainda não são vistos como um acontecimento importante por parte das câmaras como acontece com outros eventos.

“Não tivemos o apoio de qualquer identidade. Não sei se existe interesse por parte de câmaras municipais para incentivar um jogo, por isso fica assim um bocado à margem. Se conseguirmos fazer um campeonato nacional, aí sim isso poderia vir a acontecer.”

Mas não será preciso esperar um ano pelo próximo grande evento. Ainda este ano a Hobbit’s Land vai organizar o evento da Batalha Centenária, um Premier Event criado na loja que foi aprovado oficialmente pela Wizards of the Coast.

Este dia de aniversário da Hobbit’s Land é apenas um dos grandes exemplos de como o TCG e especialmente o Magic estão bem vivos também em Portugal.

A quantidade de pessoas envolvidas, jogadores presentes, prémios dados e a criação de eventos para a caridade são a maior prova disso mesmo. A Hobbit’s Land e o Magic estão realmente de parabéns.

 

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.